Gostaria de uma recomendação

Olá, infelizmente meu notebook queimou, e estou somente com um netbook com as seguintes config:

  • Intel Atom CPU N270 1.60GHz
  • 2048MB RAM

Como descrito nas imagens!

Gostaria de saber qual distro vocês recomendam para uso básico de navegação

1 curtida

Ele é 32 Bits… sendo assim, os baseados em Ubuntu estão presos ao 18.04 e perderão suporte em 2023. Sobram as baseadas em Debian (como o Elive), o OpenSUSE TW i686 e o Arch 32 bits

Por mais fanboy de openSUSE que eu seja,TW num Atom machuca (por causa dos constantes updates e o zypper ser bem lentinho) :sweat_smile:

Dá uma olhada no Puppy Linux (BionicPup32 8.0) ou o Peppermint OS. São duas distros bem leves e moles de usar.

1 curtida

Obviamente seria Tumbleweed com XFCE ou ou window manager (acho que até dá pra instalar o Trinity nele). Não sei se fica lerdão, mas uma vez testei um live num Asus desses e até que não ficou ruim - só não instalei, estava com Mint 19.3 e rodando bem

Quanto às distros citadas pelo Juan Gabriel, a questão é ver se tem 32 bits (creio que tem) e se são baseadas em Debian que deve tudo dar certo. O Bodhi e o Bunsenlabs tbm servem, mas me pareceram meio capadas. O Elive rodou no pendrive bem suave por usar WM (o Enlightment) e já vem com bastante coisa pra instalar e usar

Ai me matou de vez kkkkk

O Puppy Linux, até a versão que citei, possui:

PepperMint também:

1 curtida

Instale o próprio Debian x86 com uma interface mais leve (como Xfce). Será funcional para uso básico.

1 curtida

https://loc-os.sourceforge.io/

Loc Os - vai ser o mais leve. (Antix debian modificado)

Porém é base debian, vai ter habilitar os ppa manualmente

Recomendo fortemente trocar o HD por ssd

@Hiago_Rodrigues, você tem alguma experiência em Linux ou pode contar com apoio de alguém com experiência? Caso sim, minha sugestão é o Debian, preferencialmente com ambiente gráfico LXDE (outras opções são o LXQt e o XFCE).

Se quiser uma experiência Debian mais radical, um sistema ultraleve, recomendo o AntiX, ou o Q4OS com ambiente gráfico Trinity, ou o Raspberry Pi Desktop para PC.

Outra opção: Mageia 8 com LXDE. Todos esses sistemas têm opções recentes para máquinas de 32 bits.

1 curtida

Eu uso o Raspbian numa configuração semelhante, fica usavel.

1 curtida

Para quem ainda não sabe: o Raspbian foi rebatizado, e hoje é apresentado por seus desenvolvedores como Raspberry Pi Desktop. Sua versão para PC é um Debian estável com LXDE customizado (e, a meu ver, bonito). Que me conste, só existe em versão 32 bits. Já o testei num netbook com Atom e apenas 1 Gb de RAM, e rodou bem!

2 curtidas

ah… e uso um outro na mesma configuração, com raspbian ou Raspberry Pi Desktop, com o octoprint instalado para controle da 3D.

1 curtida

@Hiago_Rodrigues Caso vá instalar o Debian, recomendo a leitura de meu tutorial: Debian descomplicado: da formatação à produtividade!

2 curtidas

debian com certeza é a melhor opção
mas se vc tiver disposição, eu recomendo vc dar uma olhada no void linux.

Antix

Trata-se de uma remasterização do Debian, então todos os pacotes do Debian estão disponíveis. O Antix usa o IceWM (há outras opções) como interface, o que é muito parecido com o modo Windows de ser e é muito leve.

Em um computador antigo que tenho, o Antix inicia com um consumo de 120 mb de RAM. É claro que só economizar RAM não é suficiente, o ideal é passar a usar programas alternativos que sejam mais leves.

1 curtida