Google Stadia e o futuro dos games com Linux e Vulkan

video-game
linux
#1

A Google anunciou hoje um projeto que pode revolucionar o mundo dos games baseado em Linux e em mais tecnologias de código aberto, saiba mais no artigo do blog: https://www.diolinux.com.br/2019/03/google-stadia-gaming-plataform-linux-vulkan.html

3 Likes

Linux é realmente o futuro dos Games?
#2

Se isso funcionar como promete… Stream, Lutris já podem começar a cavar suas covas!

1 Like

#3

Essa é uma discussão que abre margem pra múltiplas possibilidades.

  1. Considerando que o negócio deslanche e dê certo no futuro, literalmente qualquer coisa que tiver um microprocessador/microcontrolador com uma GPU básica e um Chrome, com boa conexão à Internet vai rodar tudo (que for possível);
  2. Pro caso dos gamers, isso vai reduzir a zero a importância do S.O. empregado no uso, abrirá um novo mundo de possibilidades pros sistemas operacionais de código aberto, em especial o Linux, e a necessidade de um Windows pra jogar simplesmente se reduzirá a zero.
  3. Mesmo que o Stadia não consiga o seu sucesso profundo por falta de infraestrutura externa e de envolvimento de desenvolvedores/comunidades no projeto, em um tempo próximo, sabemos que computação em nuvem é o futuro. Qualquer grande gigante de tecnologia que domine esse ramo atualmente poderá reinvestir e reinventar nessa ideia nos seus moldes ao se adaptar a eventuais erros que a Google possa ter cometido no emprego e aplicação dessa sua tecnologia no mercado.
  4. Com os ramos de Cloud Computing se desenvolvendo a cada ano, é questão de tempo em que tudo tende a se tornar serviço, com um cliente “magro” e um servidor “gordo”, e os games não estão exclusos disso. Tudo, nesse caso, é apenas uma questão de tempo.
1 Like

#4

Levando em conta fatores como latência até o servidor, input lag da TV/monitor e input lag do controle, se torna inviável jogar qualquer jogo de ritmo rápido.

As conexões à internet da maior parte do mundo não tem a infra-estrutura necessária para proporcionar uma boa experiência, seriam necessárias conexões de fibra ótica de ponta a ponta e 0% de perda de pacotes para uma experiência minimamente aceitável. Streaming de jogos é utopia.

1 Like

#5

Não digo que é utopia, mas que poucas pessoas no momento vão aproveitar. A Google deve ter testado na sua ultrarapida internet de GBps e acha que é a realidade do mundo kkkk

0 Likes

#6

Já joguei jogos competitivos com o Nvidia Geforce Now, e tens um jogabilidade boa, com o stadia será ainda melhor. Melhor hardware, servidores melhores, jogos feitos à medida, Linux em vez do Windows.

1 Like

#7

Isto com certeza vai abrir ainda mais portas para o Linux no mundo Gaming, provavelmente será um ano ainda mais promissor que o de 2018.
Dito isto fica aqui algumas ideias para o que pode acontecer este ano:

  • Melhores drivers para a AMD.
  • Maior suporte ao Vulkan por parte das empresas
  • Mais portes para o Penguin, visto que os jogos no stadia terao que ser desenvolvidos para Debian e Vulkan.
  • Mais desenvolvimento no Wine, decerteza que vao haver empresas que quererão trazer os seus jogos para o Stadia e como foi falado na transmissao o Stadia nao terá limitações de hardware que limitará os criadores de jogos, ou seja otimo para correr jogos em Wine.
  • Porte de várias engines para o Linux e Vulkan.
  • Nvidia deixar de ser a Nvidia?? Visto que tem perdido muito terreno para a AMD, como nos Mac’s e a Intel estar prestes a lançar uma GPU, será que vamos ver a Nvidia comecar a apoiar projectos open como o Wayland, Mesa e OpenCl, assim como a concorrencia.
  • Haver menos alergia ao Linux.
2 Likes

#8

Ia comentar isso, com a Google apostando no Linux e Vulkan, dona Valve pega o embalo com mais portes nativos para Linux, sem precisar do já bom Proton.

3 Likes

#9

2 Likes

#10

Para quem tiver interesse

0 Likes

#11

Acho que no momento que isso vinge, os dev vão fazer o possível para otimizar, é como o netflix já está bem otimizado.

0 Likes

#12

Latência é algo completamente irrelevante para o Netflix, você pode desconectar a internet que o vídeo continuará sendo reproduzido por 2 ou 3 minutos, devido ao cache, isso não é algo que possa ser feito em jogos.

0 Likes