Linux é realmente o futuro dos Games?

https://flews.blogspot.com/2019/03/linux-e-realmente-o-futuro-dos-games.html
Já faz dias que estou montando este post e hoje com o anúncio do Google Stadia eu resolvi lançar sem terminar mesmo. Qual a opinião de vocês? lembrando que este post ainda está em desenvolvimento.

2 curtidas

Não acredito que o linux será o futuro dos games
Não acredito que passe um dia de 5% de usuários na steam
Evoluiu? Sim, e foi natural evoluir ao longo do tempo assim como o windows também evoluiu
Existem fatores que até hoje travam e acredito que vão continuar travando o linux de um aumento significativo de usuários, tais como:
1- Legal, temos agora a steam para linux, vulkan e wine/dxvk que nos permite rodar vários jogos windows para linux coisa que antes não existia mas peraí , pare,pense e reflita : Por quê vou rodar um game não nativo em outro sistema com uma perda de performance, não importa se seja de 5,10 ou 15 fps de diferença se posso usufruir de todo o potencial do meu hardware no windows nativamente? Se sua resposta for rodar o game windows no linux porque você é um apaixonado ou fanático por linux então você faz isso
2- O linux para o bem ou para o mal é distribuído por várias distribuições e cada distribuição quer ser diferente uma das outras, algumas muito diferentes, outras nem tanto e outras quase nada de diferença mas vemos que nascem sempre alguma distribuição que promete entregar algo inovador ou ser a “distribuição para leigos do windows” ou ser a “melhor opção para desktop” e isso na minha opinião contribui para a fragmentação do sistema, não há um padrão, um alvo a ser seguido (tem o ubuntu, mas não se pode dizer que ele é soberano, caso fosse teríamos um padrão e veríamos um padrão em desenvolvimento seja de empacotamento, estrutura do sistema, configuração e etc etc)
3- O windows já está consolidado como sistema dominante para desktop, goste ou não ele é fácil, funciona bem (na maioria dos casos) e as pessoas não precisam e não querem mudar para algo novo que possuí uma quantia pífia de mercado e por tal motivo não chama atenção da massa de desenvolvedores para olhar o sistema
4- A maior parcela de consumidores tem suas necessidades satisfeitas com o windows, seja pagando cópias originais de programas e do próprio windows ou utilizando versões piratas
5- Uma porcentagem de pessoas que testam o linux como sistema principal se deparam com algo que não tem, não funciona ou não funciona tão bem como no windows (um jogo, um programa, um hardware) ou também não se adapta ao sistema e retornam depois para o windows novamente (algumas pessoas podem achar alguma solução do tipo usar virtualbox no linux para rodar algo mas aí a pessoa para e pensa: "Putz, tenho que usar virtual machine para ter acesso a algo, ah deixa quieto)
6- Por quê desenvolvedores de programas e jogos vão começar a vir pro linux? Um sistema com sua parcela pífia de usuários , goste ou não, o capitalismo é o que manda…lei da oferta e da procura !!
7- Mesmo quando o windows fracassa em uma determinada versão ele continua soberano, não vemos uma quantidade grande de migração saindo do windows e indo para o linux e a microsoft na próxima versão acerta a mão

O linux é bom? Sim !! Mas vai continuar para um pequeno público de geeks, hackers, usuários avançados e entusiastas

Essa e minha sincera opinião

5 curtidas

Acho que você não leu o post. O Linux será o futuro sim, mas não como é hoje em dia, ele será o futuro poia será a base dos servidores de streaming de jogos.

4 curtidas

Infelizmente não acredito que será pois a microsoft nunca fica atrás, a não ser que ela pare com o windows e adote o linux

1 curtida
1 curtida

Acredito que as empresas, nem a própria Microsoft, iria usar windows como um servidor para streaming de games.
Um Sistema Operacional mais seguro e estável seria muito mais adequado para isso, como as distros linux.

3 curtidas

Eu não li seu post ainda, mas já vou dizer o que penso…
Sim, acredito que o Linux será o futuro dos games, com os servidores.
Ainda acredito que a microsoft vá lançar o GamePass para Linux no futuro, pois ela está percebendo que o futuro dela será com serviços, não com consoles…

A estratégia da google, aposto que é para seus Chromebooks!
só pode xD

4 curtidas

Os jogos no Stadia vao ser construidos em cima do Vulkan e Debian, acho que é só preciso um pouco de vontade das empresas.
Na live é referido que o Doom 2016 que foi feito em Vulkan, mas nunca veio para o Linux, levou apenas algumas semanas para rodar no Stadia.

2 curtidas

Vale a leitura aqui também: Google Stadia e o futuro dos games com Linux e Vulkan

3 curtidas

Não sei dizer se vai ser o futuro dos games,mais com certeza tem futuro nos games :wink:

3 curtidas

É o que eu também acho.

2 curtidas

A única forma do Windows perder o reinado seria a impossibilidade ou pelo menos uma dificuldade muito grande em piratear, sem contar que eu especulo que num futuro não tão distante o windows deixe de ser pago ou que haverá alguma versão gratuita e outra paga(no caso para empresas). Realmente o universo não conspira a favor. O usuário comum que é a grande maioria, pouco se importa com segurança e quaisquer vantagens que eventualmente as distribuições tenham. Concordo com a opinião dada antes que, a lei da oferta e da procura, afinal, tudo tem a ver com dinheiro.

3 curtidas

Como você mesmo disse sua opinião não um fato kkkk

1 curtida

SempreUpdate: Windows 10 em breve terá um kernel Linux real.
Parece que minha teoria está começando a acontecer, provavelmente agora vão começar a compatibilizar o kernel com o sistema.

https://sempreupdate.com.br/windows-10-em-breve-tera-um-kernel-linux-real/

3 curtidas

Eu acho que no caso da Sony eles mantenham a base BSD no ps4 e nos servidores de streaming de jogos

Gamepass não vem para o Linux, o que eu acredito é que em um futuro próximo o Linux e o BSD fiquem em uma briga de dominancia no mercado de servidores.
Enquanto isso o mercado de desktops volta a ser algo de extremo nicho, somente para pessoas que querem ter um PC por querer mesmo…

Mas a dominancia total do Linux no mercado de servidores focados no streaming de jogos, isso eu acho meio utópico…

Na verdade, o linux no desktop provavelmente vai morrer se os “manda-chuva” não pararem de respeitar os devs

1 curtida