Google reforça o uso de WebP sobre JPEG-XL

image

Em outubro, o Google Chrome para smartphones perdeu o suporte para imagens no formato JPEG-XL e em breve será a vez do Chrome/Chromium para computadores.

Ontem o código que remove o suporte ao formato foi unido aos navegadores para desktop da empresa e os planos é que o público perca esta função a partir da versão 110.

JPEG-XL é uma evolução do JPEG tradicional, capaz de prover imagens com melhor qualidade e resolução, consumindo menos demanda de processamento e espaço na memória. Este formato é bastante recente e só conseguiu ser padronizado e reconhecido amplamente a partir de 2021.

O suporte do navegador ao formato começou na edição 91, mas segundo um engenheiro da empresa, eles irão deixar o JPEG-XL de lado, pois seria algo ainda experimental, com pouco interesse pela comunidade e desenvolvedores da plataforma, oferece poucos benefícios e traz um custo de desenvolvimento desnecessário.

Entretanto alguns usuários e desenvolvedores estão insatisfeitos e tentam convencer a empresa para que não abandone o formato. Segundo críticas, esta atitude seria para favorecer o WebP, que é desenvolvido pela empresa, para ser o padrão da próxima geração. Além disso, isto ocorre justamente em um momento em que os principais aplicativos de edição de imagem estão começando a suportar o formato, algo crucial para a sua popularização.

Referência

3 curtidas