Gnome mais pesado que KDE

Então pessoal,
Depois de uns 15 anos ou mais, decidi instalar a KDE no virtualbox para testar e ver como está.
Achei um boa interface, mas tem muita configuração e acho que isso atrapalha um pouco.
Mas o interessante que testei o tempo de inicialização do boot via virtualbox

O XFCE ficou em torno de 29s
O KDE ficou em torno 34s
E Gnome em torno de 38s

Deixei a configuração a mesma para as interfaces

Todas as imagens iso foram do manjaro

Que o Gnome Shell é mais pesado que o Plasma, pra mim não é novidade , o nível de otimização que o Plasma chegou nos últimos tempos é sensacional, a ponto de, ao menos na minha configuração, o Gnome não ser usável e o Plasma com os efeitos de blur, as animações e etc, e estar bem fluido

agora sobre o seu tempo de boot, não é algo que influencie muito, pois depende de máquina pra máquina e de uma distro pra outra, e reparando bem essa diferença de 3 a 5 segundos entre os DE realmente não é muita coisa, ainda mais pra quem usa HD

O que importa mesmo é a performance de cada DE e a relação entre o uso de recursos e as funções que ela oferece. Pensando por esse lado , o Plasma é mais equilibrado

1 curtida

Aqui foi usando o Virtualbox

Independente da máquina que está rodando o Virtualbox.

Pois o resultado foi todo feito numa mesma máquina com imagens de uma só distro.
O Gnome demorou mais.

Achei interessante.

1 curtida

otimizando as duas interfaces o Gnome se saiu melhor…
desabilitei e mascarei serviços que não são utilizados no virtualbox

apesar de não ter tirado todos os efeitos do KDE…

não sei ainda os locais de efeitos no KDE…

no Gnome desabilitei as animações

o Gnome foi para 31 e o KDE 33.

editado…

desabilitei todos os serviços de efeitos na área de trabalho e continuou 33s no kde

Quando comecei no mundo opensource em 2006, época do KDE 3.5.X, fuçava geral. Deixando-o com a cara do XPirata, com maluquices q inventava.
Nessa época o KDE é q era o mais pesado, mas acabou que a situação se inverteu.

Porém, quando saiu a série 4.X, sequer cheguei a fazer mudanças. A série 5, que não cheguei a usar por 2 horas até hj (contando as frações), é q não alterei nada além do wallpaer.

1 curtida

O Plasma tá bem leve, porém, o desempenho do GNOME tem melhorado nas últimas versões.

1 curtida

gnome funciona bem no wayland, se for pelo Xorg ai trava mesmo.

1 curtida

O problema do wayland é que alguns programas não funcionam com ele. Por exemplo o vdpau, já o vaapi funciona a legal

1 curtida

Acho o contrário. Para mim no Xorg o GNOME é muito melhor.