Gnome mais leve no Debian 11

Boa tarde!

Procurei no fórum e no canal, e achei bastante coisa sobre como deixar o Ubuntu com interface Gnome mais leve; o problema é que não dá pra fazer a mesma coisa do artigo que o Dio recomenda, por exemplo, no Debian.

Há alguma forma de desabilitar alguns processos e aplicativos de inicialização inúteis no Debian de forma simplificada?

Olá @kalil-siqueira, tudo bem contigo?

O que você tentou desabilitar e não conseguiu? O Debian vem com pouquíssimos serviços habilitados e depende muito do que você instalou.

Este artigo tem dicas ótimas focadas no Debian.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Tudo ótimo!

Então, tem uma funcionalidade “mão na roda” no Ubuntu que eu não sei como reproduzir no Debian, ainda que de forma alternativa. Seria o desabilitar de apps na inicialização do sistema, tal como o Dio ensina no vídeo:

O que está a desejar é a ferramenta para gerenciar as aplicações que inicializam com o sistema? Se sim, poderá utilizar o gnome-tweak instalando com o comando abaixo…

sudo apt install -y gnome-tweak-tool

Depois de instalado poderá inicia-lo executando gnome-tweak-tool e clicando na aba Aplicativos de inicialização

A aplicação à qual está referindo para gerenciar é disponibilizado no Ubuntu com o pacote gnome-startup-applications, mas aparentemente não esta presente no Debian…

2 curtidas

Boa noite!

Não sei por qual motivo, mas não aparece nada… será que não vou conseguir mexer?

Tentei instalar esse pacote do Ubuntu também e o APT não reconhece ele. :pensive:

Porque não tem nenhuma aplicação iniciando com o sistema…

Como citado está disponível somente no Ubuntu, poderá tentar adquirir o pacote do Ubuntu e talvez tentar instalar-lo no Debian…

Caso queira tentar as aplicações que iniciam com o gnome estão em /etc/xdg/autostart, porém já adianto que você deve tomar muito cuidado com o que vai desabilitar muitas aplicações são essenciais ao funcionamento do shell e outras aplicações por este motivo essas aplicações não aparecem mais no gnome-tweaks, faça as alterações e mantenha anotações de quais serviços você desabilitou para que possa restaurar caso encontre algum problema.
O formato do arquivo é bem simples e auto explicativo:

Name=Tracker File System Miner
Comment=Crawls and processes files on the file system
Exec=/usr/libexec/tracker-miner-fs-3
Terminal=false
Type=Application
Categories=Utility;
X-GNOME-Autostart-enabled=true
X-GNOME-HiddenUnderSystemd=true
X-KDE-autostart-after=panel
X-KDE-StartupNotify=false
X-KDE-UniqueApplet=true
NoDisplay=true
OnlyShowIn=GNOME;KDE;XFCE;X-IVI;Unity;

3 curtidas

Boa noite!

A instalação padrão do Debian com GNOME é muito cheia de bloatware. Sugiro realizar uma instalação limpa sem marcar nenhum ambiente gráfico no momento da instalação. Depois instale o pacote gnome-core, para ter um GNOME um pouco mais “enxuto”. Visto que você está buscando um ambiente gráfico mais leve, acho interessante começar por aí…

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.