Procurei no fórum e no canal, e achei bastante coisa sobre como deixar o Ubuntu com interface Gnome mais leve; o problema é que não dá pra fazer a mesma coisa do artigo que o Dio recomenda, por exemplo, no Debian.
Há alguma forma de desabilitar alguns processos e aplicativos de inicialização inúteis no Debian de forma simplificada?
Então, tem uma funcionalidade “mão na roda” no Ubuntu que eu não sei como reproduzir no Debian, ainda que de forma alternativa. Seria o desabilitar de apps na inicialização do sistema, tal como o Dio ensina no vídeo:
O que está a desejar é a ferramenta para gerenciar as aplicações que inicializam com o sistema? Se sim, poderá utilizar o gnome-tweak instalando com o comando abaixo…
sudo apt install -y gnome-tweak-tool
Depois de instalado poderá inicia-lo executando gnome-tweak-tool e clicando na aba Aplicativos de inicialização…
A aplicação à qual está referindo para gerenciar é disponibilizado no Ubuntu com o pacote gnome-startup-applications, mas aparentemente não esta presente no Debian…
Caso queira tentar as aplicações que iniciam com o gnome estão em /etc/xdg/autostart, porém já adianto que você deve tomar muito cuidado com o que vai desabilitar muitas aplicações são essenciais ao funcionamento do shell e outras aplicações por este motivo essas aplicações não aparecem mais no gnome-tweaks, faça as alterações e mantenha anotações de quais serviços você desabilitou para que possa restaurar caso encontre algum problema.
O formato do arquivo é bem simples e auto explicativo:
Name=Tracker File System Miner
Comment=Crawls and processes files on the file system
Exec=/usr/libexec/tracker-miner-fs-3
Terminal=false
Type=Application
Categories=Utility;
X-GNOME-Autostart-enabled=true
X-GNOME-HiddenUnderSystemd=true
X-KDE-autostart-after=panel
X-KDE-StartupNotify=false
X-KDE-UniqueApplet=true
NoDisplay=true
OnlyShowIn=GNOME;KDE;XFCE;X-IVI;Unity;
A instalação padrão do Debian com GNOME é muito cheia de bloatware. Sugiro realizar uma instalação limpa sem marcar nenhum ambiente gráfico no momento da instalação. Depois instale o pacote gnome-core, para ter um GNOME um pouco mais “enxuto”. Visto que você está buscando um ambiente gráfico mais leve, acho interessante começar por aí…