Gnome 40 Alpha liberado para testes

O desenvolver Jordan Petridis divulgou na lista de desenvolvedores do Gnome que a versão Alpha do Gnome 40 está finalmente disponível.

Esta é a primeira versão a adotar o novo esquema de numeração de versões que foi apresentado no ano passado. O novo padrão seguirá o seguinte formato:

• 40.alpha
  • 40.beta
  • 40.rc

Tão logo seja lançada a primeira versão estável, toda próxima versão será identificada com o incremento de ‘1’: 40.1, 40.2, 40.3, etc.

Algumas novidades que fazem parte dessa versão Alpha são:

• GTK 4.0.2 agora está incluído no GNOME.

• GNOME Shell 40 Alpha usa renderização de GPU para a maioria das sombras, melhorias de gestos, mudanças de estilo da barra superior e uma variedade de outras mudança.

• Mutter, traz melhorias para o XWayland, correções de travamentos, melhorias de renderização e outras correções relacionadas ao Wayland.

• O gerenciador de arquivos Nautilus agora oferece suporte para mostrar uma data de criação com sistemas de arquivos / kernels compatíveis.

Além disso, você pode conferir todos os detalhes sobre os pacotes que foram alterados neste link.

Se você quiser testar o Gnome 40 agora, você pode baixar o Gnome OS Nightly via Gnome Boxes.

Estou bastante ansioso para poder testar o Gnome 40 e ver como as mudanças se encaixam no meu fluxo de trabalho.

E você? Está acompanhando o desenvolvimento ou vai esperar ficar pronto para ver o resultado?

Vamos conversar sobre isso nos comentários.

Fonte Phoronix

8 Curtidas

Particularmente, não gosto do novo design. A minha expectativa era só que fosse implementado o GTK 4, e que a shell recebesse atualizações de performance, mas nada que viesse a mudar o visual (ou a funcionalidade). Porém, conversando sobre aqui no fórum e também em PM, fiquei convencido a testar a interface e sua performance e deixar meu veredicto para quando sair o release candidate. Até lá muita coisa pode e irá mudar, então temos de esperar.

Enquanto isso tenho me interessado novamente no Cinnamon. Seria muito bom ver mudanças nele, de forma a dar um ar de novidade. Eu aceito isso lá pois ele sairia do jeito Windows da coisa, enquanto o Gnome voltaria pra um jeito Win ou se tornaria menos do que já é. Opiniões, claro. Tem quem achou uma maravilha aquela interface. Sinceramente, eu posso até fazer workarounds usando hotkeys aqui e lá, mas workaround é evitar e não utilizar a interface do jeito que ela é.

5 Curtidas

Então era boa ideia dares uma boa olhada no kde plasma
Está cada vez mais parecido com o Windows 10 e desta vez não foi a Microsoft que copiou o kde plasma, mas sim o inverso
Hahahaha

3 Curtidas

KDE para mim funciona, mas não me agrada 100%. Gosto mais do cinnamon, que ainda me lembra da primeira distro que usei que foi o Mint. Estou no LM Debian Edition, inclusive.

1 Curtida

Hoje fui ver o video do Diolinux https://youtu.be/noaSZNRmvvQ
e realmente não gostei do visual, alguém gostou deixa ai seus pro e contas.

1 Curtida

Eu particularmente não gosto nem um pouco. Preferi ir para o Cinnamon, onde as coisas ficam mais agradáveis para mim, até por que funciona muito bem com meu hardware.

1 Curtida

A versão que o Dio usou é um pouco antiga, ela já mudou um pouco, conforme postado em outro tópico. Essa semana ocorrerá o congelamento da interface, então teremos a versão final que vai estar no Gnome 40 no lançamento.

3 Curtidas

Realmente é complicado ter que arrumar alguns detalhes utilizando o VS Code, o que para a maioria dos membros daqui não teriam problemas pra fazer.

Não consigo ter uma opinião forte, quero testar quando sair.

É. Gnome vai mudar de cara mesmo. E vai ser esse horizontal workspaces que temos visto nos alphas.

Medo tenho das futuras versões do POP!_OS e do Ubuntu, vulgo as próximas LTS’s. Não sei como a Canonical e a System76 reagirão/implementarão a “nova” DE no workflow pensado para as respectivas distros…

Eu não vejo muita vantagem em ficar arrastando e soltando coisas na área de trabalho virtual me parece que se perde um tempo considerável/produtividade fazendo isso do que abrir uma nova área de trabalho e já fazer as coisas nelas, Mate trata isso de forma mais elegante.

Ué, então só mude de área de trabalho. Poder fazer uma coisa não anula a outra no GNOME 40.

1 Curtida

Tbm estou para ver se o que zorin os vai fazer

O Zorin tem a “UI deles” por isso acho que não vai ser muito diferente…

(que por se basear em extensões pode ser mantida mesmo com estas mudanças)

Não sei como está para vocês, mas aqui no meu PC fazem uns 13 dias que não consigo atualizar o GNOME OS. Partiu Manjaro Next para poder acompanhar a evolução do GNOME 40.

:vulcan_salute:

Não, é o gnome com extensões, no caso do lite é o xfce

1 Curtida

Não vai sofrer muito na mesma

System76 está trabalhando em um design alternativo ao GNOME 40

2 Curtidas

Se for do jeito que eu imagino, tomara que eu não esteja sonhando.