Gimp X Photoshop

para mim, o GIMP é além do que o PS, é mais um programa que dá para aproveitar, e aprender, quando você realmente quer ir fundo a algo, o GIMP é um desses programas que fazem você querer ir mais além.

2 curtidas

SHOW… Parabéns, está muito bom o Conteúdo do seu Blog.

1 curtida

Sim , o Krita eu utilizo ele sem problemas.

2 curtidas

tem video sobre ele??? deu um certo interesse.

2 curtidas
3 curtidas

Designer conta como deixou Photoshop e macOS pelo Linux - Diolinux Entrevista Nangil Rodrigues

1 curtida

esse é mais pra desenho, né?

eu pessoalmente achei mais interessante que o gimp, mas olha, eu tenho o gimp como um xodó hahahah

3 curtidas

Eu resolvi estudar o Gimp à fundo quando percebi que utilizar o Photoshop pirata a vida toda era pura perca de tempo. No YouTube encontrei bons canais para aprender os recursos desse manipulador, como o Livre Labs, Nick Saporito, Michael Davies, GIMP Brasil, Gimper Brasil. Ou seja, conteúdo é o que não falta na internet para se aprender Gimp. Então vamos aprender e usufruir de suas funcionalidades e claro, ficar ligado nos tutoriais do Diolinux.

4 curtidas

Sombras, Máscaras, Recortes, seleções são mais intuitivas. Eu to usando o GIMP agora como meu software de edição principal. Por dois motivos, ele é mais leve que o Photoshop e é gratuito. E coisas que eu fazia no photoshop com “dois cliques” no GIMP eu tenho que dar “mil voltas”, isso pra um profissional que já está muito acostumado com o Photoshop e trabalha com prazos muito apertados pode ser um problema. Outro exemplo, na versão 2.10 eles mudaram os icones. E eu fico perdido vendo os tutoriais, pois alguns icones não estão no mesmo lugar de antes, o desenho está diferente. Ele é tão poderoso quanto o photoshop com certeza, mas como já foi dito é bem “burocrático”.

1 curtida

@moabe Você tem certa razão por ter mencionado que o GIMP é um pouco burocrático para edições, de fato alguns efeitos demoram um pouco para se concretizarem numa imagem, fato esse que pode levantar certo desconforto para usuários iniciantes.

Outro exemplo, na versão 2.10 eles mudaram os icones. E eu fico perdido vendo os tutoriais, pois alguns icones não estão no mesmo lugar de antes, o desenho está diferente.

Isso é algo que percebi com a chegada da nova versão 2.10.10, ao acompanhar os tutoriais do Michael Davies notei que alguns icones mudaram, e isso me deixou um pouco confuso, pois eu tinha mais costume com os temas já consolidados antes da versão 2.10.

1 curtida

Acho que uma versão do Photoshop para linux iria colocar o GIMP como maior concorrente. Pois, mesmo sendo gratuito, podemos fazer praticamente tudo o que é feito no photoshop atualmente.
Assim como a 2 ou 3 anos, quando o DaVinci Resolve resolveu incorporar a parte de Edição de maneira mais profissional em sua aplicação. Hoje, muitos estão migrando do Premiere+After para Resolve+Fusion.

Até projetos como o KDEnlive deverão se mexer para não perderem de vez seus utilizadores, visto que o Resolve é uma ferramenta altamente poderosa e vem ganhando cada vez mais espaço.

1 curtida

Já experimentou voltar o tema de ícones para o legacy pelo menos até se adaptar?

1 curtida

Eu instalei o photogimp (o projeto do Dionatam) e tô gostando bastante.

1 curtida

Entendi, neste caso não fica pior para acompanhar os tutoriais, pois a interface fica bem diferente do GIMP tradicional? E atende bem somente quem já estava acostumado com o Photosop, como só faço coisas básicas e não sou profissional de Design o GIMP padrão dá conta, eu nunca utilizei o Photoshop, até tentei o Illustrator uma vez e achei a Interface muito complicada “A tal curva de aprendizado” pois já havia utilizado o Sodipodi/Inkscape e Xara quando existia a versão para Linux http://www.xaraxtreme.org/.

1 curtida

Acho que uma versão do Photoshop para linux iria colocar o GIMP como maior concorrente. Pois, mesmo sendo gratuito, podemos fazer praticamente tudo o que é feito no photoshop atualmente.

@MarotoMT De fato, o Gimp é bem poderoso e já impõe certo medo para o Photoshop. Para mim é o principal concorrente do Photoshop e está se tornando mais profissional na medida que os desenvolvedores melhoram seu código. Gratuito, útil, personalizável… são adjetivos que definem o Gimp, mas a curva de aprendizagem ainda é considerada íngreme, infelizmente.
Mas vamos concordar com um fato: quem é usuário comum (doméstico :grin:) não necessita obrigatoriamente de um Photoshop para se virar no dia a dia, o Gimp já supre diversas demandas nos quesitos edição/manipulação de imagens.

2 curtidas

Sim, @sade, Krita é designado para os desenhistas de banda desenhada/ história em quadrinhos que fazem com as mesas digitalizadoras.

O que gostei mais no Photopea é preservar os nomes dos objectos em SVG, infelizmente não é compatível com o desfoque e com a sombra em SVG.

2 curtidas

A ferramenta que a pessoa comhece sempre será mais fácil e superior do que a que ele não conhece, simples assim

2 curtidas

Instala o AppImage, se pretende usar o patch PhotoGimp

Pode baixar ele já com o patch nesse link:

1 curtida