Gimp X Photoshop

Desde que comecei a utilizar Linux muita gente fala que o Photoshop é superior em relação ao Gimp, entretanto ninguém nunca me deu uma razão boa o suficiente para acreditar nisso, a minha dúvida é: Se o Photoshop é efetivamente superior ao Gimp, e se sim em quais aspectos?

4 curtidas

No gimp tens de fazer muitas coisas na mão
No photoshop tens as coisinhas já preparadas que é só pôr e pronto

No gimp aprendes muito mais coisas como as coisas são feitas
No photoshop não presidas de muito de saber as coisas de como fazer manualmente
(posso ter falado um pouco bosta mas né é o que saio me logo na cabeça)

E o photoshop é o ““padrão de mercado”” e as pessoas preferem mais ele do que outras coisas

2 curtidas

Hm… Ainda está um pouco nebuloso para mim, pode dar exemplos de coisas que têm de ser feitas à mão no GIMP e vêm prontas no Photoshop?

esquece eu propriamente que eu disse (falei bosta)

mas do:

Continua sendo como eu disse

Melhorando o que eu disse:
É que as pessoas aprendem/trabalham com photoshop desde o inicio

E quando vem o gimp (do 2.8 para traz) vem como tudo confuso, tudo separado de uma coisa com a outra e não sabem que onde estão as coisas
dizem que é melhor o photoshop

exemplo:
o photoshop fazes o trabalho A da medeira X
e no gimp fazes o mesmo trabalho só que na maneira Y

2 curtidas

Quanto à ferramenta, cada uma tem suas particularidades, por vezes sob diferentes aspéctos.

Mas, problemas reais começam no setor dos produtos, e com isso quero dizer formatos de arquivo (ex.: em textos de editor do WYSWYG .docx - .odt). O próprio Dionatan já tratou do tema uma vez (não lembro se em vídeo ou em texto). Quando uma universidade exige que documentos importantes como trabalhos acadêmicos ou relatórios científicos sejam entregues em .docx, deixando de lado ferramentas poderosas como o LaTeX, além do formato .odt, aí está um problema real.

Não vou opinar sobre as ferramentas, só faço esse recomendação de cuidado quanto aos formatos de arquivo. Sempre perfira formatos abertos, havendo a possibilidade de usá-los.

2 curtidas

o Photoshop tem algumas funções a mais,realmente,mas essas funções podem não ser necessárias no seu caso,então você estará pagando por funções que outros softwares oferecem de graça e algumas que não usa

2 curtidas

Eu acho que esse é o pensamento ideal quando você precisa escolher uma ferramenta de trabalho.

2 curtidas

O Photoshop tem mais “fama” do que o GIMP, ou melhor, sempre teve no decorrer dos anos. A Adobe investe pesado nesse software com objetivo de torná-lo fácil e acessível para quem gosta de manipulação de imagens.
E como essa empresa vive atualizando esse programa, o Photoshop torna-se mais poderoso (lembre-se de que o GIMP sobrevive por doações de seus entusiastas).
Eu substituí o Photoshop pelo GIMP e posso te assegurar que fiz uma boa escolha, pois me sinto confortável com ele. Quando você começa a estudá-lo percebe que vários recursos são semelhantes aos do Photoshop, porém chegamos neles seguindo outros caminhos não tão difíceis.
Com a nova versão do Gimp, a avançada “2.10”, fiquei surpreso com a gama de possibilidades que o editor nos entrega para executarmos efeitos e edições, claro que o Photoshop é mais poderoso (não sou fanboy), apenas reconheço o poder que esse software ostenta. Afinal, quem nunca usou Photoshop na vida, não é mesmo?! Concluindo, eu uso GIMP e tô de boa.

4 curtidas

Olá pessoal!
Sou usuário novato e entusiasta do Linux. Acabo de instalar o Ubuntu na minha máquina. Estou tentando instalar o Gimp 2.10 nesta máquina, porém só consigo instalar a versão 2.8. Alguém poderia me ajudar?

3 curtidas

@Andrade Veja se este artigo do Diolinux esclarece sua dúvida. Já passei por isso e consegui atualizar a versão do GIMP para a mais moderna.

O Photoshop é efetivamente superior ao Gimp? E se sim quais aspectos?
Não. As duas ferramentas no quesito de manipulação de imagens estão, igualadas. Mais a adobe vem melhorando as ferramentas de vetor do photoshop, esse é o único ponto a onde eu vejo uma leve vantagem ao Gimp.
O que muda muito de uma ferramenta para outra é o workflow( a maneira de se fazer determinada tarefa) esse questão de tal ferramenta ser usada mais no mercado de trabalho na minha opinião não se deve ser levado em conta.
Porquê o que mando mesmo não é a ferramenta em si, mais sim a criatividade do usuário…
A ferramenta e só uma forma de expressar nosso pensamento criativo.
O que faz valer um quadro de um pintor famoso, a sua criatividade ao construir a obra ou o pincel,tinta e a tela que ele usou?

1 curtida

Eu achei mais fácil adaptar ao Krita do que ao Gimp, se tiver oportunidade experimente esse programa também.

4 curtidas

Funciona com as mesas digitalizadoras?

Pelo que vi funciona sim, não sei a qualidade pois não tenho mesa digitalizadora.

1 curtida

No fim e mais gosto e adaptação mesmo pois a função dos dois e a mesma.

1 curtida

Obrigado @bruno! Irei ver. Caso ainda encontre dificuldade pedirei ajuda.

1 curtida

Agora eu vi uma vantagem no krita

O gimp funciona também, um amigo me emprestou uma mesa digitalizadora para um trabalho da escola, e funcionou que foi uma beleza.

1 curtida

“Ainda” não tem Photoshop para linux, mas se tivesse, com exceção do preço, a Adobe tem mercado, mais recursos, suporte direto e a Plugins de terceiros e conteúdo de treinamento no youtube etc…

se fosse uma competição dentro do sistema, o gimp seria apenas uma alternativa grátis, nem todo software Opensource esta em pé de igualdade com software pagos, o contrário também existe, mas continuam alimentado essa briguinha boba.

Salve galera!
Sou novo aqui, editor de imagens a um tempo resolvi abandonar de vez o Photoshop neste ano de 2019
Depois que vi uma live do Dio e o pessoal falando do GIMP resolvi reativar um projeto antigo meu; Estou desenvolvendo um “blog” para facilitar na transição do PS para GIMP.
Se for permitido segue link Gimp para fotógrafos – Dedicado a profissionais da fotografia

7 curtidas