Gerenciador de Download

Fala pessoal, beleza?

Usava até um tempo atrás o FDM, mas pelo menos na loja de aplicativos do Fedora e mesmo do POP OS!, tem a uma observação que a versão de Linux não recebe atualizações a 2 anos, então decidi testar o Persepolis.

Achei ele muito bom, porém, quando abro ele comenta sobre uma atualização, 5.01 ou alguma coisa assim.

Ao entrar no Github do projeto: GitHub - persepolisdm/persepolis_lib: a command line download utility that written in python

tem essa linha de código: pip install persepolis-lib, ao colar e dar enter no terminal aparece uma observação sobre instalação de pacotes python.
image

Alguém sabe me dizer se os repositórios desse aplicativo são confiáveis?

Obrigado e abraços!

Deixa eu vê se eu entendi, tava funcionando perfeitamente e você decidiu trocar?

Tá mas vamos lá.

O erro que tá dando é por cona que você não tem o pip instalado

No fedora se não me engano é o dnf

sudo dnf install python3-pip

Provavelmente depois de instalar vai dar certo.

O pip é o gerenciador de dependências do python.

1 curtida

Opa @Leonam_Cruz , beleza?

Acho que me expressei errado, tempos atrás, usava o FDM, mas no Fedora ele não roda.
Peguei esse para testar, ele roda bem e por sinal a taxa de Download é bem bacana, mas, sempre aparece a mensagem para atualizar e para isso, tem que colar essa linha de comando.

Como não sou um usuário avançado quando o assunto é pacotes de aplicativos, repositórios e linhas de comando, fico reticente se é confiável inserir qualquer linha no terminal.

Essa que colei aqui no post é do Github deles, mesmo assim fico com o pé atrás.

Chegou a usar esse aplicativo?

Abraço.

1 curtida

Não cheguei a usar o aplicativo, mas, normalmente aplicativos de código aberto são tranquilos para usar. Você mesmo pode conferir o código.

O pip pode instalar tranquilamente, é só o gerenciador de dependências do python, eu tenho instalado aqui já que sou programador.

Bacana, irei inserir aqui, tomara que dê tudo certo.

1 curtida

Opa @Leonam_Cruz , rodei o comando, mas ainda aparece a mensagem para instalar a versão 5.01, acredito ser mais fácil pesquisar com calma outro aplicativo ou esperar uma atualização via loja do Fedora que por sinal é via RPM.

Valeu pelas dicas e abraço.

Mostra o Print do que aparece para você

Opa, @Leonam_Cruz acabei de desinstalar meu caro, não sei se fiz alguma coisa errada, mas não estava mais dando andamento no download.

Verei outro aplicativo, acredito que seja mais fácil.

Obrigado por sua atenção e abraço.

1 curtida

@Leonam_Cruz para encerrar, troquei pelo uget, por enquanto parece que presta. Abraço.

Se fosse usar um gerenciador cli era melhor usar o wget

Opa @ruanelivelton18 , beleza?

Esse eu nunca usei, verei se tem na loja de aplicativos ou mesmo no flathub.

Abraço.

Ja tem no dnf mesmo, praticamente qualquer distro tem
Mas o uGet provavelmente foi descontinuado, ja faz anos que não vejo um update do programa

1 curtida

@ruanelivelton18 , beleza, realmente o uget de início pareceu bom, mas achei a taxa de download baixa e a interface nada intuitiva. Verei um tutorial do wget e ver se me adapto a ele.
Abraço.

1 curtida

Se o comando pip já veio no seu sistema operacional, então ele é seguro sim. Ele só não vai ser seguro se vc tiver substituído o que veio no sistema operacional por um crackeado, porque do contrario o pip é legitimo.

1 curtida

@aguamole , beleza?

Estou usando o Fedora 41, não sei se vem, na verdade conheci esse comando agora que tive esse problema. Mesmo instalando a versão da Loja do Fedora e do site do Persepolis, vem a versão antiga 4.1 se eu não me engano e mesmo instalando o python, ele não atualiza. Vou esperar se eles empacotam a versão mais recente, pois dos gerenciadores que usei, ele é o que mais se aproxima do FDM quando a questão é velocidade de download.

Valeu pela dica e abraço.

Pelo que eu vi, o Persepolis é uma GUI para o Aria2. Por que quebrar tanto a cabeça? É só usar o Aria2 direto. Ele é bem tranquilo de ser usado. :wink:

2 curtidas

@msteles , beleza?

Vou ler com calma e atenção a página, pois não estou habituado a usar esse tipo de aplicativo via linha de comando e darei a real, uso muitas vezes para baixar roms, colo o endereço de link e o aplicativo baixa na pasta que preciso, mas realmente parece um bom aplicativo, usa entre 4 a 9 mb de ram se não li errado, coisa de ninja.

Obrigado e abraço.

1 curtida

Aprendendo a usar direitinho, daqui a pouco você poderá até criar um script para que ele faça exatamente o que você quer, do jeito que você quer.

1 curtida

@msteles
Deixei na lista um tutorial que apareceu no Youtube, preciso entender a lógica de como usar o aplicativo dessa maneira, vi na página dos desenvolvedores exemplos de como colar os links, magnetic links e coisas assim, agora é entender como direcionar para as pastas.

@msteles
Chegou a ver uma velocidade melhor ou mais establidade nos downloads?
Sei que depende muito da banda e coisas do tipo, mas por exemplo, reparo que no Qbittorrent muitas vezes lentidão, coisa que raramente via no FDM ou mesmo no Persepolis.

1 curtida

Isso eu não sei te dizer. Aqui eu baixo tudo muito rápido.

1 curtida