Gerenciador de Boot para POP!_OS e Windows 10

É possível instalar um gerenciador de boot para um PC em dual boot com POP!_OS e Windows 10 ? Se não for possível, há como configurar para o PC iniciar automaticamente pelo Windows ?! Pois eu sou o único usuário linux nessa máquina, assim eu acessaria a configuração do BOOT via MENU DA BIOS quando fosse necessário.

Atualmente possuo Windows 10 e Ubuntu 19.10 nessa máquina, mas, antes de instalar o POP!, quero tirar essas dúvidas.

1 curtida

Olá, use o GRUB Customizer, em breve deve sair um vídeo no canal sobre ele, mas com ele você pode escolher facilmente qual sistema operacional você quer que inicie primeiro, o software está na loja de apps do Pop e do Ubuntu.

2 curtidas

Show! Mas mesmo assim eu terei que usar o menu da BIOS para inicializar o S.O, né isso !? Tipo, não vai aparecer automaticamente uma tela semelhante ao GRUB, né!?

Sim, a ideia é que apareça automaticamente, e no GRUB você escolha qual sistema quer, deixando, no caso, o Windows para iniciar por primeiro :slight_smile:
Não precisa entrar na BIOS toda vez se configurar certinho.

2 curtidas

Entendi. Farei isso então. Eu tinha ligo aqui no fórum informando quero POP! Não utiliza o GRUB e por isso o dual boot teria que ser selecionado via menu da bios.

Ficou claro agora pra mim. Obrigado a todos pela atenção.

1 curtida

Eu instalei o POP! e em seguida instalei o Grub-Customizer, porém na tela inicial do GRUB me deparei com estas observações: o primeiro campo é PARTIÇÃO, devo manter o software na partição atual ? Em alguns campos está aparecendo um símbolo vermelho.

Eu deixei a configuração do jeito que tava, daí apareceu a seguinte tela:

Devo fazer alguma correção ou posso prosseguir mesmo com esse aviso ?

Creio que você não está com o GRUB instalado, confere aí.

Realmente, o grub não está instalado. Primeira vez que estou diante dessa situação. Sou um usuário leigo e sempre instalei a distro que já vinha com o grub instalado. Não quero danificar minhas partições, então preciso de uma orientação pra não fazer, besteira. Pode me ajudar, por favor ?

Qual procedimento devo tomar ? Instalo o GRUB a partir do POP! ou preciso rodar um pen drive live ? Em qual partição deve ser instalado o GRUB ?

Roda aí, por sua conta e risco:

sudo apt install -y grub-efi-amd64-signed
sudo grub-install /dev/sda

Pessoal, serei repetitivo no assunto, mas irei acrescentar a este post mais uma informação pra complementar a discussão:

No manual de instalação do POP!_OS consta a informação de que a escolha do S.O, em uma máquina em dual boot, deve ser realizada por meio do MENU da placa-mãe. Em nenhum momento o manual indica o uso do GRUB. Segue imagem abaixo (traduzida pelo Google Crhome):

Nesse caso, o GRUB conseguirá organizar esse DUAL BOOT ?! Algum dos senhores teve essa experiência prática do dual boot do windows com POP!_OS usando o GRUB para gerenciar ?

Fonte: Pop!_OS by System76

Existem várias desvantagens em usar o systemd-boot, assim como poucas vantagens, uma delas é que você não consegue usar um kernel alternativo, só o que é provido pelo próprio sistema…

Instalar o GRUB não vai te trazer perda nenhuma.

1 curtida

Eu tenho o mesmo problema mas eu nem sequer consigo aceder nem ao Windows nem ao Pop. Tenho várias opções na BIOS de Windows Boot Manager mas todas são GRUB’s estragados.

Uma maneira (via linux) de excluir essas entradas de opções na BIOS:

1º Execute o comando sudo efibootmgr

image

2º Preste atenção na numeração das entradas que você pretende remover - Ex.: 0005.

3º Execute este comando para remover a entrada Boot0005 - Exemplo da imagem acima: sudo efibootmgr -b 0005 -B

Pronto, quando você der boot novamente, não aparecerá mais as entradas que você removeu usando o comando acima.

1 curtida

Está assim:

o pior que eu vim ter o mesmo problema… eu to escolhendo em que dar boot pelo F12 da minha bios, como é Dell demora 2 cliques, tudo bem que preferia usar o Grub obviamente no lugar disso…

Boa tarde. Alguém sabe dizer se nessa versão do POP! OS, 20.04 LTS na instalação já foi resolvido o dual boot com o Windows 10? Ou continua a mesma dificuldade?

Olá, tem esse post que ensina a como realizar o dual boot:

Espero que ajude