Gentoo é tão bom assim?

Firefox: 2h02min47s
Chromium: 5h50m00s
Google-Chrome: 21s (binário)

Com Ryzen 3 1300X.

Eu costumo preparar a atualização, daí deixar atualizando durante a noite, com comando de suspender o computador após terminar a atualização. Isso uma vez por semana. Dependendo dos pacotes eu atualizo durante o dia mesmo. Só uma vez que demorou mais do que o meu sono, quando eu resolvi instalar o chromium + atualizações de sistema, kde plasma, Qt (incluído qtwebkit) e firefox (exagerei mesmo kkk)

2 curtidas

Vixe, melhor eu não usar mesmo não, porque você mesmo disse que tem que ter tempo livre, o que não é meu caso

Restam duas opções: uma distro baseada (Sabayon ou Calculate); voltar pro Arch (ou as facilitadas, como o Calam-Arch, Garuda, Endeavour, Manjaro etc.)
Minha opinião: eu nunca instalaria um treco desses que demora horas pra compilar um navegador, na boa. Eu preciso trabalhar no sistema, não dormir esperando ele ficar pronto… rs

2 curtidas

Verdade, se vc olha só o lado ruim realmente fica difícil usar.

Mas essas são as USE FLAGS que você está perdendo de escolher:
clang dbus debug eme-free geckodriver gmp-autoupdate hardened hwaccel jack lto openh264 pgo pulseaudio screencast selinux system-av1 system-harfbuzz system-icu system-jpeg system-libevent system-libvpx system-webp wayland wifi

:expressionless:

1 curtida

Poxa cara, desculpa se o que eu falei te incomodou, e porque eu ainda sou novo e tipo o gentoo é demorado sabe, não que eu achei ele ruim.

As atualizações nem são o problema pra quem precisa trabalhar no computador, mas sim o processo de instalação que pode demorar vários dias até o sistema estar personalizado. Aliás essa é uma diferença entre o novato de gentoo e o experiente: o novato fica vendo as letrinhas subirem na tela, enquanto o experiente deixa o computador trabalhar enquanto ele não trabalha!

4 curtidas

Eu estou bem de boa! Entendo que tem usuário pra todas as distribuições e gostos. Entendo quem vai na padaria e resolve o problema com 3 minutos, mas eu sou do tipo que começou a fazer pão uma hora e 10 atrás, escolheu os ingredientes um a um, bateu na máquina a massa, colocou no forno 20 minutos atrás e agora enquanto bate papo, dá um pulo pra ver como está o pão, que estará pronto daqui 10 minutos!

2 curtidas

Pois é, e tenho muitas coisas pra fazer no dia-a-dia, por isso não dá tempo, mas nas férias, vou tentar de novo, pois minha cabeça vai estar mais livre pra isso, sabe?

Eu ficava só dando um pulo pra ver se tinha terminado rs

Em 2007 eu usei Gentoo num PowerBook G3. Claro que não era a minha máquina principal, mas fiquei com boas impressões do Gentoo. É uma distribuição bacana e bem documentada — a wiki do Gentoo já foi tão procurada quanto a do Arch, que, aliás, é uma distro mais recente.

Eu concordo com o que foi dito: você pode fazer outras coisas enquanto compila e se planejar para aquelas que são mais demoradas.

Outra coisa é que não se deve negligenciar as flags corretas para o compilador, tanto para ganhar com as otimizações, quanto para compilar tirando proveito das capacidades de múltiplos threads que os processadores de hoje possuem.

2 curtidas

Mas lembrem, nas férias eu vou tentar novamente, pois agora eu tenho q focar mais na escola. .-.

Já ouviu a palavra do Arch hj?

2 curtidas

Qual?

Eu já usei o Sabayon em live-DVD, será que o processo de instalação de atualizações e tão lento quanto do Gentoo?

Olha, eu tenho muita vontade de instalar o gentoo, e desde ontem não consegui tirar isso da minha cabeça. Por isso vi este vídeo aqui:

Capturar

Dei uma olhada e não demorou tanto pra compilar o kernel, por isso vou dar mais uma chance
:slight_smile:

Mas pessoal, principalmente o @Deleterium, eu uso um vídeo como guia pra instalar ou instalo pelo guia de instalação do site mesmo?

Pra primeira instalação recomendo seguir o manual. Não tem jeito, vai ter que ler tudo, e ainda assim tem coisas que talvez seja bom ver na wiki do Arch (ter uma segunda opinião, sabe, também que lá os artigos tem mais informação, embora mais voltados ao systemd.)

1 curtida

Pode ser por causa da leguisse, mas não acho que tenha tanta diferença. Por exemplo, você no Gentoo pode fazer um sistema personalizado pra sua máquina, o que me parece legal, mas dá um trabalhão. Não importa que tenha guide; se demora, pra mim é chato (requer muita paciência e tempo livre, o que não dá em árvore). E o resultado em FPS pra um game não parece ser muito diferente, então prefiro ficar no Ubuntu/Debian, ou se eu quiser um pouco mais de controle, ir o pro Arch.

1 curtida

Estou seguindo o manual do site sem problemas:

Até agr tudo está indo bem, graças à deus