O GeckoLinux é uma distribuição baseada no OpenSUSE com um foco em usabilidade pelo usuário. Trazendo uma interface polida, o GeckoLinux conta com duas edições sendo “Static” uma versão baseada no OpenSUSE Leap (atualmente na versão 15.2) e a “Rolling” baseada na versão Tumbleweed do OpenSUSE.
Dois meses após a atualização de suas versões, a distribuição apresentou duas novas interfaces nas versões Rolling e NEXT(versão static com os repositórios OBS), sendo o Budgie do projeto Solus, e Pantheon Desktop do Elementary OS.
GeckoLinux Pantheon
GeckoLinux Budgie
As distribuições são construídas a partir do repositório OBS, porém, a edição rolling Budgie utiliza o próprio repositório do Tumbleweed para atualizar os pacotes do Budgie Desktop. Ambas distribuições utilizam o repositório multimídia PackMan.
A equipe do GeckoLinux adicionou suas próprias configurações exclusivas e aplicativos pré-instalados, para oferecer a melhor experiência de usuário possível, em ambas as interfaces.
“O sistema instalado deve ser atualizado diretamente a partir dessas fontes upstream bem mantidas e, portanto, é completamente independente do projeto GeckoLinux, uma vez instalado no disco” disse o desenvolvedor.
Além das versões Pantheon e Budgie, o GeckoLinux conta com edições GNOME, XFCE, Cinnamon, KDE Plasma e várias outras que podem ser baixadas a partir do site oficial do projeto.
Você já conhecia o GeckoLinux? Pretende testar? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!