O cliente de E-mail é uma aplicação que ainda é utilizada por vários usuários. As alternativas mais conhecidas no mercado são o Microsoft Outlook e o Mozilla Thunderbird, porém vários ambientes gráficos possuem seus clientes de e-mail, esse é o caso do Geary.
Recentemente foi lançado o GNOME 3.38 e juntamente com ele os GNOME Apps foram atualizados. A versão 3.38 do cliente de e-mail Geary chega com vários recursos e um aumento na compatibilidade do servidor.
Suporte a plug-ins no Geary
Uma das principais adições dessa versão será o suporte a plugins, permitindo aos usuários adicionarem mais funcionalidades no cliente. Os plugins poderão ser ativados a partir das preferências do aplicativo, na aba plugins.
Os desenvolvedores que quiserem criar plug-ins para o Geary podem utilizar a linguagem Vala e propor a inclusão no aplicativo. As próximas versões devem adicionar suporte a Python, permitindo a instalação de plug-ins através da pasta home do usuário.
Alguns dos plugins incluídos nessa versão são:
Tocar um som quando o e-mail for enviado
Criação de templates
Envio de “mala direta” com arquivos .csv
Outras mudanças no Geary
Esta versão do Geary pode mostrar as fotos de contato a partir do GNOME Contacts, contanto que a aplicação identifique que há uma foto no contato criado a partir do e-mail, além de poder baixar e excluir e-mails por conta, de forma mais “inteligente”.
Outras mudanças na aplicação são:
Redução no número de barras de informação no relatório de erro
Ordenação aprimorada das pastas no aplicativo
Melhoria de compatibilidade com os servidores de e-mail
A pasta “Spam” foi renomeada para “Junk”
Baixe o Geary 3.38
A versão 3.38 do Geary pode ser baixada para qualquer distribuição a partir do Flathub. Para isso, basta a distribuição ter suporte a flatpak. Caso você esteja utilizando o Ubuntu 20.10 basta instalar a partir dos repositórios.
Você utiliza um cliente de e-mail? O que acha do Geary? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!
Cara, eu realmente gosto de usar clientes de e-mail no desktop ao invés de acessar diretamente o webmail. E devo dizer que está cada dia mais difícil achar um cliente de e-mail bacana e funcional.
Fico contente de ver que o projeto está ativo e recebendo melhorias, já tentei utilizar o Geary algumas vezes e sua pegada “minimalista” sempre acaba me parecendo exagerada e acabo voltando para o Evolution.
Vou separar um tempo para testar essa nova versão.
Gosto do Geary, mas não poder colocar uma assinatura mais elaborada me afastou dele.
Para quem gosta de usar clientes de e-mail, o Mailbird (Windows) e o Mailspring (Linux) são muito bons também. Valem um teste.
O Thunderbird pode ser colocado como algo para “hard-email-user”, várias opções e confs disponíveis. O Geary é o oposto, algo mais simples e prático.
Meu problema com o thunderbird é o excesso de informações e o visual bem antiquado. Tanto é que a primeira coisa que faço é remover vários do botões que tem no aplicativo (essa possibilidade é um bom ponto positivo).
Até que é bom, uso o Apple Mail e gosto muito, o Geary chega perto, mas sinto falta do suporte a POP. O Evolution ainda tem a pegada do groupware e a interface datada do outlook 2007, KMail é chato de configurar, Thunderbird idem e a interface nunca me agradou, em resumo ou tem de mais ou tem de menos
Comigo também acontece a mesma coisa. Eu ainda insisto um pouco com ele pois o grupamento das mensagens é algo que facilita muito, mas funcionar, nunca funciona direito. Sempre dá problema.
Agora mesmo. Faz 10 min que uma mensagem enviada ainda está na caixa de saída. Coisas desse tipo não aconteciam no Thunderbird.
Consumo de memória do Geary nesse exato momento: 1,3 GB.
Acabei de abrir o Thunderbird e adivinha? Tem um e-mail das 17:06 recebido que o Geary ainda não notificou.
Ok. Desisto do Geary. ahhahahaha
Quem sabe um dia eles não resolvam esses problemas e eu volte para ele.
Eu sempre usei o Thunderbird, mesmo quando eu ainda usava Windows. Pra mim o Geary nunca funcionou corretamente, ele trava ou não carrega as contas (Gmail, Outlook, iCloud).