Geary 3.38, confira as novidades

O cliente de E-mail é uma aplicação que ainda é utilizada por vários usuários. As alternativas mais conhecidas no mercado são o Microsoft Outlook e o Mozilla Thunderbird, porém vários ambientes gráficos possuem seus clientes de e-mail, esse é o caso do Geary.

Recentemente foi lançado o GNOME 3.38 e juntamente com ele os GNOME Apps foram atualizados. A versão 3.38 do cliente de e-mail Geary chega com vários recursos e um aumento na compatibilidade do servidor.

Suporte a plug-ins no Geary

Uma das principais adições dessa versão será o suporte a plugins, permitindo aos usuários adicionarem mais funcionalidades no cliente. Os plugins poderão ser ativados a partir das preferências do aplicativo, na aba plugins.

Os desenvolvedores que quiserem criar plug-ins para o Geary podem utilizar a linguagem Vala e propor a inclusão no aplicativo. As próximas versões devem adicionar suporte a Python, permitindo a instalação de plug-ins através da pasta home do usuário.

Alguns dos plugins incluídos nessa versão são:

• Tocar um som quando o e-mail for enviado
  • Criação de templates
  • Envio de “mala direta” com arquivos .csv

Outras mudanças no Geary

Esta versão do Geary pode mostrar as fotos de contato a partir do GNOME Contacts, contanto que a aplicação identifique que há uma foto no contato criado a partir do e-mail, além de poder baixar e excluir e-mails por conta, de forma mais “inteligente”.

Outras mudanças na aplicação são:

• Redução no número de barras de informação no relatório de erro
  • Ordenação aprimorada das pastas no aplicativo
  • Melhoria de compatibilidade com os servidores de e-mail
  • A pasta “Spam” foi renomeada para “Junk”

Baixe o Geary 3.38

A versão 3.38 do Geary pode ser baixada para qualquer distribuição a partir do Flathub. Para isso, basta a distribuição ter suporte a flatpak. Caso você esteja utilizando o Ubuntu 20.10 basta instalar a partir dos repositórios.

Você utiliza um cliente de e-mail? O que acha do Geary? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

3 Curtidas

A ideia do aplicativo até que é legal, mas nunca funcionou comigo.
De vez em quando travava, consumia muita memória,e outros problemas.

No momento uso o thunderbird, já tente usar o evolution, mas não gostei.

1 Curtida

Fala @Herege beleza?

Cara, eu realmente gosto de usar clientes de e-mail no desktop ao invés de acessar diretamente o webmail. E devo dizer que está cada dia mais difícil achar um cliente de e-mail bacana e funcional.

Fico contente de ver que o projeto está ativo e recebendo melhorias, já tentei utilizar o Geary algumas vezes e sua pegada “minimalista” sempre acaba me parecendo exagerada e acabo voltando para o Evolution.

Vou separar um tempo para testar essa nova versão. :slight_smile:

:vulcan_salute:t2:

2 Curtidas

Sempre utilizei o Thunderbird, mas irei dar uma chance para o Geary.

1 Curtida

Gosto do Geary, mas não poder colocar uma assinatura mais elaborada me afastou dele.
Para quem gosta de usar clientes de e-mail, o Mailbird (Windows) e o Mailspring (Linux) são muito bons também. Valem um teste.

1 Curtida

Utilizei o Mailspring por um tempo, ao menos para mim, ele dava uns bugs sinistros e algumas vezes simplesmente congelava.

Apesar de achar a interface muito bonita, eu não recomendaria ele.

:vulcan_salute:t2:

Sinceramente não consigo encontrar opções melhores ou equivalentes ao Thunderbird e olha que já testei vários.

1 Curtida

O Thunderbird pode ser colocado como algo para “hard-email-user”, várias opções e confs disponíveis. O Geary é o oposto, algo mais simples e prático.

Meu problema com o thunderbird é o excesso de informações e o visual bem antiquado. Tanto é que a primeira coisa que faço é remover vários do botões que tem no aplicativo (essa possibilidade é um bom ponto positivo).

2 Curtidas

Até que é bom, uso o Apple Mail e gosto muito, o Geary chega perto, mas sinto falta do suporte a POP. O Evolution ainda tem a pegada do groupware e a interface datada do outlook 2007, KMail é chato de configurar, Thunderbird idem e a interface nunca me agradou, em resumo ou tem de mais ou tem de menos

1 Curtida