Formatei meu PC que estava com Windows e instalei o Linux Mint, fiz todo o processo que o DIO havia explicado nos vídeos dele. Fiz as repartições corretamente, mas após a reinicialização o sistema instalado não inicia de jeito nenhum. Já desliguei e já reiniciei várias outras vezes.
Até fiz a mesma instalação novamente, e instalei um drive (que pesquisei no sistema) com o Linux em live e segui a formatação e instalação de novo.
Já tentei entrar no “MODO DE SEGURANÇA”, mas as opções que o DIO mostra não aparece para mim.
Gente, o que pode ser?! Tenho que estudar e trabalhar!
Agora as 3 e 4 eu nao entendi as perguntas, então resolvi procurar e tirar fotografias da BIOS.
E assim, quando vou reinstalar o Linux, o Linux Live funciona de boa. Ahhhh e outra coisa, conectei na Smartv aqui e nela aparece o símbolo do Linux num formato de uma bola pequena e depois aparece como se nada tivesse conectado à TV. Tipo, como se o cabo ou o sistema não tivesse conectado à TV. Mas os cabos já verifiquei várias vezes.
Outra coisa, como tenho só um PC, pensei em baixar outro S.O, mas se eu tirar o cartão SD, sai do formato live do Linux, né?
Então cara, no meu monitor ele ficar congelado no Asus e coloquei na minha Smartv, ele aparece o símbolo do Linux (não sei se é um círculo pequeno mesmo) é depois disso aparece aquela mensagem na TV como se não tivesse nada conectado.
Por isso falei que não inicia de fato o Linux, mas no Live ele funciona de boa.
Comprei essa máquina pensando na economia e nesta questão mesmo. Porque são quase a mesma coisa deste que ele citou acima. Na época rolou muitaaaa pesquisa. Hahaha
E lá na Boot (F8) tem 3 opções para formatar. Agorinha cliquei na opção Generic SDXC… Aí consegui ter acesso a umas outras páginas para talvez descobrir o que pode ter acontecido.
O que acha?
Quando iniciava o processo de instalar novamente, eu clicava sempre nos UEFI Generic.
Quando estou no Linux Live e vou em pesquisar drives no sistema, ele sempre me recomenda este. Diz que a máquina está com um drive alternativo, mas quando inicio o processo de formatação
e instalação de novo do Linux, acontece a mesma coisa que já expliquei no tópico que postei aqui. E o drive que havia baixado e clicado em APLICAR (para instalar né?) ele volta a dizer que está com um drive alternativo.
Será que isso tudo é drive, como saber? Tenho somente um PC, mas tenho HD externo cheio de arquivos do Backup, da Lara fazer boot nele cheio de arquivos?
Mano, enviei muitas dúvidas porque achei que são importantes.
Aparentemente a ordem de boot está ok. O problema mesmo é o secure boot que está ativado. Desative-o e instale o Mint novamente. Certeza que dará certo. Outra coisa, o fast boot está ativo também. Desliga ele…
Ele está sugerindo o driver proprietário da Nvidia, pois o “alternativo” é o nouveau, que é o open source para placas gráficas da Nvidia, que são o oposto da Radeon. No âmbito verde da força, o adequado é instalar o driver proprietário mesmo.
Bom… neste caso, recomendo testar o Pop!_OS, pois o mesmo tem uma ISO com o driver de vídeo proprietário da Nvidia, ou seja, menos uma etapa.
Mas tem mais alguma sugestão como posso criar um cartão ou pen drive bootável sendo que o meu único PC aqui em casa estamos tentando solucionar esse congelamento? Hahaha É para criar um cartão, pen drive ou HD bootável precisa de um PC, né?
Rapaz… se o seu pendrive ainda estiver com o Mint, é só espetar ele e “mandar brasa”. A zebra mesmo é arrumar uma forma de desativar o secure boot. Dá uma olhada na internet a respeito da sua placa mãe e boa sorte
Vai por mim, o openSUSE Tumbleweed é uma distribuição para quem tem mais paciência. Novatos, tanto na computação quanto no Linux em si, acho mais interessante o Pop!_OS, Zorin OS, Mint ou Manjaro.
Nem ideia se o openSUSE Tumbleweed funciona com o secure boot ativado. Minha recomendação continua de pé, vulgo procure como desativar o Secure Boot na sua placa mãe e, ai sim, instale o Mint, ou alguma outra que te desperte o interesse.
Esses dias mesmos eu estava com uma placa mâe/bios igual se não parecida à essa para “concerto”! Infelizmente eu não prestei muita atenção pois o problema era só uma limpeza no sistema e interna. Mas você poderia tirar uma foto do modo advanced? Pode ser que acha um bloqueio com o secure boot envolvido. Outra coisa, o modo de inicialização/instalação é EFI ou LEGACY? ja ouvi falar que só é possivel desabilitar o secure boot mudando isso ( para asus em especifico ).