Formatei meu PC, mas quando está p/ iniciar o Linux a tela congela

Olá, povo!

Formatei meu PC que estava com Windows e instalei o Linux Mint, fiz todo o processo que o DIO havia explicado nos vídeos dele. Fiz as repartições corretamente, mas após a reinicialização o sistema instalado não inicia de jeito nenhum. Já desliguei e já reiniciei várias outras vezes.

Até fiz a mesma instalação novamente, e instalei um drive (que pesquisei no sistema) com o Linux em live e segui a formatação e instalação de novo.

Já tentei entrar no “MODO DE SEGURANÇA”, mas as opções que o DIO mostra não aparece para mim.

Gente, o que pode ser?! Tenho que estudar e trabalhar!

Obrigado desde já! :blush::seedling:

Olá e boas vindas ao fórum :wave:

1. Qual vídeo em questão você seguiu?
  2. Qual software para criar pendrive de boot foi utilizado?
  3. Você desativou o secure boot na BIOS?
  4. O Mint aparece na ordem de boot dos discos após a instalação? Se sim, coloque-o em primeiro lugar.
3 curtidas

Fazem Pentium pra DDR4? Tá aí uma novidade…

[…] mas após a reinicialização o sistema instalado não inicia de jeito nenhum

Como assim? O que acontece? Ele fica na tela da segunda foto, isso?

ou a iso corrompeu ou seu pc é alérgico a linux
tente reinstalar, usar outro sistema ou fica no windows mesmo.

1 curtida

o G4560 é praticamente um i3 7100 mais barato… Intel Pentium Processor G4560 3M Cache 3.50 GHz Product Specifications

1 curtida

Ola, JG22. Obrigado! =)

1. Foram dois vídeos e um é complemento do outro, já que tenho um SSD.
    Como INSTALAR LINUX com /HOME SEPARADA - YouTube
    VOCÊ CONSEGUE USAR LINUX? TUTORIAL DE FORMATAÇÃO! 🐧 - YouTube

2. Utilizei o BalenaEtcher.

Agora as 3 e 4 eu nao entendi as perguntas, então resolvi procurar e tirar fotografias da BIOS.

E assim, quando vou reinstalar o Linux, o Linux Live funciona de boa. Ahhhh e outra coisa, conectei na Smartv aqui e nela aparece o símbolo do Linux num formato de uma bola pequena e depois aparece como se nada tivesse conectado à TV. Tipo, como se o cabo ou o sistema não tivesse conectado à TV. Mas os cabos já verifiquei várias vezes. :thinking:

Outra coisa, como tenho só um PC, pensei em baixar outro S.O, mas se eu tirar o cartão SD, sai do formato live do Linux, né?

Então cara, no meu monitor ele ficar congelado no Asus e coloquei na minha Smartv, ele aparece o símbolo do Linux (não sei se é um círculo pequeno mesmo) é depois disso aparece aquela mensagem na TV como se não tivesse nada conectado.

Por isso falei que não inicia de fato o Linux, mas no Live ele funciona de boa.

Comprei essa máquina pensando na economia e nesta questão mesmo. Porque são quase a mesma coisa deste que ele citou acima. Na época rolou muitaaaa pesquisa. Hahaha

E lá na Boot (F8) tem 3 opções para formatar. Agorinha cliquei na opção Generic SDXC… Aí consegui ter acesso a umas outras páginas para talvez descobrir o que pode ter acontecido.

O que acha?

Quando iniciava o processo de instalar novamente, eu clicava sempre nos UEFI Generic.

Outra coisa, cara.

Quando estou no Linux Live e vou em pesquisar drives no sistema, ele sempre me recomenda este. Diz que a máquina está com um drive alternativo, mas quando inicio o processo de formatação
e instalação de novo do Linux, acontece a mesma coisa que já expliquei no tópico que postei aqui. E o drive que havia baixado e clicado em APLICAR (para instalar né?) ele volta a dizer que está com um drive alternativo.

Será que isso tudo é drive, como saber? Tenho somente um PC, mas tenho HD externo cheio de arquivos do Backup, da Lara fazer boot nele cheio de arquivos? :thinking:

Mano, enviei muitas dúvidas porque achei que são importantes.

Feliz dia das crianças :blush:

1 curtida

Vamos lá… Você está com o secure boot ativado, já é um problema. Olhe nesta foto no canto superior direito:

Aparentemente a ordem de boot está ok. O problema mesmo é o secure boot que está ativado. Desative-o e instale o Mint novamente. Certeza que dará certo. Outra coisa, o fast boot está ativo também. Desliga ele…

Ele está sugerindo o driver proprietário da Nvidia, pois o “alternativo” é o nouveau, que é o open source para placas gráficas da Nvidia, que são o oposto da Radeon. No âmbito verde da força, o adequado é instalar o driver proprietário mesmo.

Bom… neste caso, recomendo testar o Pop!_OS, pois o mesmo tem uma ISO com o driver de vídeo proprietário da Nvidia, ou seja, menos uma etapa.

Massa mano, tô ficando mais animado agora!!!

Eu entrei na BIOS agora só que a opção do Secure Boot não está clicável para desabilitar, não estou conseguindo mudar. Mas o Fast Boot eu desabilitei.

Porque pediu para desabilitar? O que imagina que seja?

Mesmo só desabilitando somente o FAST BOOT eu formato e instalo o Linux de novo?

Estou enviando outras fotos da parte dentro do Secure Boot na opção Key Management. :thinking:

Mas tem mais alguma sugestão como posso criar um cartão ou pen drive bootável sendo que o meu único PC aqui em casa estamos tentando solucionar esse congelamento? Hahaha É para criar um cartão, pen drive ou HD bootável precisa de um PC, né?

Ou para fazer pelo Celular?

Não, pois o Mint tem problemas para trabalhar com o secure boot.

Rapaz… se o seu pendrive ainda estiver com o Mint, é só espetar ele e “mandar brasa”. A zebra mesmo é arrumar uma forma de desativar o secure boot. Dá uma olhada na internet a respeito da sua placa mãe e boa sorte :+1:

1 curtida

Como faz então para desabilitar ele? Para tornar clicável lá para mudar? É COMO ISSO ACONTECEU MANO? DE NÃO PODER MUDAR? :fearful::cold_sweat::scream:

Vou tentar mais uma vez. Se não, vou instalar outro Sistema Operacional. O seu que você usa ele parece bem legal, pesquisei aqui.

É uma boa opção instalar esse com a BIOS assim?

Obrigado, pesquisei aqui já. Vou encontrar uma solução.

Mas cara, muuuuito obrigado! Já me deu um caminho para eu solucionar aqui!!!

Obrigado!

1 curtida

Respira, no drama

Vai por mim, o openSUSE Tumbleweed é uma distribuição para quem tem mais paciência. Novatos, tanto na computação quanto no Linux em si, acho mais interessante o Pop!_OS, Zorin OS, Mint ou Manjaro.

Nem ideia se o openSUSE Tumbleweed funciona com o secure boot ativado. Minha recomendação continua de pé, vulgo procure como desativar o Secure Boot na sua placa mãe e, ai sim, instale o Mint, ou alguma outra que te desperte o interesse.

1 curtida

Olá! Bem vindo ao fórum!

Esses dias mesmos eu estava com uma placa mâe/bios igual se não parecida à essa para “concerto”! Infelizmente eu não prestei muita atenção pois o problema era só uma limpeza no sistema e interna. Mas você poderia tirar uma foto do modo advanced? Pode ser que acha um bloqueio com o secure boot envolvido. Outra coisa, o modo de inicialização/instalação é EFI ou LEGACY? ja ouvi falar que só é possivel desabilitar o secure boot mudando isso ( para asus em especifico ).

1 curtida