Formatei meu PC, mas quando está p/ iniciar o Linux a tela congela

Obrigado!

UFI a instalação. Eu tirei umas fotos nas respostas acima, da uma olhada, vê lá. :thinking:

Vou tirar umas fotos da Advanced, estou postando aqui. Me fala o que você acha. Ontem eu dei uma limpeza no gabinete também, internamente.

Da uma olhada nisso: [Notebook] Como corrigir o portátil de não poder inicializar quando a Secure Boot Violation apareceu - Solução de problemas | Suporte Oficial | ASUS Portugal
É dá própria asus, pode solucionar.

2 curtidas

da um clear nas keys do secure boot.

e depois tenta instalar normalmente

1 curtida

só para testar…
vc poderia remover sua placa de vídeo e usar seu vídeo integrado? (pesquisei e vi que seu processador tem vídeo integrado)
suspeito da placa de vídeo por existir listras esquisitas na tela.

1 curtida

O meu segundo computador também começou a apresentar essa “alergia” ao linux, primeiro o áudio parou de sair pelas caixinhas de som, daí depois começou a apresentar problemas ao iniciar, faltando alguma coisa e então a tela congelando dessa mesma forma, imagino que seja bios desatualizada, pois tudo me levou a ela.

1 curtida

PCs “Alérgicos a linux” não existem. Se o live boota e o sistema direto da HD não, então provavelmente é o driver de vídeo. No entanto, atualizar o driver de vídeo numa máquina com Mint e EFI seguro é problema, uma vez que a chave do S.O. é ligada aos drivers instalados no sistema (Assumindo que os drivers são carregados juntos ao boot).
Dá pra instalar o mint e logo depois instalar o driver da Nvidia pra evitar esse problema? Dá.
Mas dá trabalho, é melhor instalar o Pop!OS, que possui uma versão onde o driver proprietário é instalado junto ao sistema.

Antes de tudo, no entanto, limpe todas as chaves de segurança do EFI e desative o secure boot, shim de EFI não vale de nada.

1 curtida

Existem sim. Dê uma pesquisada nos tópicos que você vai topar com vários exemplos. Computadores que têm desempenho pífio mesmo com o Puppy Linux…

Existem sim

Não, não existem. Se o kernel foi compilado para x86_64 e for executado em x86_64, ele vai rodar da forma correta. O que existe é kernel com suporte ruim, driver com suporte ruim, hook mal feito, entre outras milhares de razões pelas quais um sistema pode estar rodando de forma sub-otimizada.

“Desista, instale windows” deve jamais ser uma recomendação pra quem quer iniciar no Linux. - É contra-produtivo, anti-informativo, e o pior de tudo: Preguiçoso.
Esse é o problema dessas distros “just works”: Quando elas não “work”, o usuário (ou quem quer que seja) acha que o problema é inerente à máquina, ao invés de algum pedaço de software que está criando esses problemas.
Se fosse durante os anos 2000, ninguém aqui usava o Linux daí (Quem sabe do sufoco que era configurar o X naquele tempo, sabe) simplesmente porque instalar um sistema e esperar que ele “funcione” assim, não acontece.

De novo: O problema é com o driver de vídeo. O sistema live funciona, mas no HDD não, claramente não é problema de hardware, se não na hora de bootar o sistema do pendrive ele já retornaria erro (Ou daria o mesmo problema). - É algum problema no hook do driver de vídeo.

2 curtidas

Pense como quiser. Só te dei o toque porque esse assunto não é novidade aqui. Não falta quem discorde de você.

Então não falta quem tem uma ideia errada do que o computador devia ser/fazer.

Se esse forum fosse daqueles antigos, com assinatura e tal, essa seria a minha assinatura nesse forum.

1 curtida

Concordo 100% com o @brejela. O maximo que pode acontecer de um computador ser “alergico” é estar usando um kernel antigo (ou novo demais). Hoje em dia, o linux roda até em calculadora (braincadeira, mais é possivel que tenha haha). Nesse asunto de alergico, até quem falava que a nvidia nunca ia ligar pro linux, ta ai, rodando jogos acompanhando se não igual ao windows ( ou em alguns casos especificos , melhor ) .

Falaram isso pra mim quando eu estava começando, foi isso que eu mais me arrependo de ja ter feito no linux, ter parado. So voltei esse ano porque eu resolvi parar de ter medo do sistema. Agora depois de talvez 6/7 meses usando linux sem parar, to eu aqui com instalação de gentoo que é considerado a fronteira poweruser e pretendo até o final do ano fazer uma lfs.

Agora voltando para o assunto , sem me desviar muito. O problema é que ele não está conseguindo desabilitar o secure boot e não tem como fazer outro pendrive, é isso que está complicado. O problema de “listas” na tela é provavelmente o driver errado, no popOS é mais facil ser concertado.

2 curtidas

Você se surpreenderia…

Skyrim roda melhor sob DXVK do que sob DirectX nativo na minha máquina.

O cara foi de novato pra voadora de dois pés no peito, vai vendo huahauhauhauha

2 curtidas

Não me parece que o problema deste tópico seja de hardware “alérgico”.

Vale observar que “alérgico” é uma metáfora um tanto aberta. O dono de um processador que ainda depende de uma nova versão do kernel pode dizer que sua máquina é “alérgica a Linux”. O dono de um computador com placa SiS, que só conseguiu ter esse componente reconhecido em distros “herdeiras” do Mandriva pode dizer o mesmo. Tal como o dono de um Posi que precisa de gambiarras para tirar a trava que impede a instalação de alternativas ao Windows vindo de fábrica.

No mais, o que não falta é tópico sobre computador com desempenho fraco no Linux, qualquer que seja a distro, e que funciona OK com Windows. Não é o mesmo problema que temos neste tópico, mas aponta para um fato. Eu gosto mais de fatos do que de certezas pré-moldadas.

1 curtida

Talvez, há 15 anos atrás.

Uma “trava” contra sistemas operacionais não é uma “alergia”. Eu não consigo enfiar uma caneca de chopp na boca e engolir, isso não me faz “alérgico” à caneca. “Gambiarra” é o que eles fizeram para impedir o PC de instalar outro SO.

“Qualquer que seja a distro” é uma inferência corajosa. Se eu consigo fazer linux rodar em CPUs de 8 bits, dizer que qualquer pedaço de hardware mais novo que 10 anos (e mais velho que… duas semanas?) é “alérgico” à linux é querer solucionar um problema facilmente com um “Não funciona, esqueça.”.
Lembrem-se, crianças: “All software sucks”.

:wave:t2:

Bom :sweat_smile:, este é aquele tipo de “assunto infinito” que desviou do propósito do tópico. Os únicos que ganham $$$ com tópicos e assuntos infinitos são os políticos :joy: Nós aqui só perdemos tempo.

Eu sugiro o mesmo que o pessoal sugeriu, tentar desabilitar o secure boot e instalar a Distro para ver. E bem mesmo provável que seja este o problema de congelamento. :pray:t2:

P.S.: Eu também acredito que devemos desculpas para o autor do tópico e para a comunidade. :innocent:

:vulcan_salute:t2:

3 curtidas

Eu honestamente acho que o objetivo de um fórum (além de dar ajuda àqueles que precisam, claro) é o debate. Se a discussão leva à evitar práticas ruins (“Desista, instale Windows”, por exemplo), então eu realmente acredito que deve ser discutido sim.
Em outro tópico, provavelmente.

É bem a cara do problema mesmo. O secure boot provavelmente tá impedindo o carregamento correto dos drivers de vídeo, e tá dando esse B.O.

A gente postou a provável solução em várias respostas aqui. Mas eu acho que o debate devia ser feito em um tóíco específico, de fato.

2 curtidas

Questão é: o OP está tentando instalar o Mint com o secure boot e o fast boot ativados. Não preciso nem dizer, novamente, que é um “problema” conhecido. Alergico ao Linux só, alguns, chips da qualcomm e uns chipsets “mequetrefe” ^^

3 curtidas

Concordo, para descutir sobre isso, é melhor que crie um tópico so para isso. Como o @RuKsu disse, realmente é uma falta de respeito com o dono do tópico fazer da duvida e problema dele uma discussão antiga de linux. Se você realmente quer continuar isso, crie um tópico para isso, que provavelmente vai vir usuarios para discutir sobre isso.

5 curtidas

De acordo. Nem é preciso criar um tópico, basta a gente dar continuidade a um em que o assunto “alergia” está em evidência.

Deixo meu pedido de desculpas.

2 curtidas

Boa noite. Galera, demorei a voltar aqui porque estava pensando em alternativas enquanto lia as conversas nestes post que ajudou. (E porque tive muitas respostas, o Fórum não deixou)

O que eu fiz. Tirei a Placa De Vídeo, instalei o Linux Mint de novo e nada. Tentei descobrir se era possível instalar o drive com o sistema operacional pela BIOS com o Mint instalado, mas parece que não Hahaha

Enfim, instalei o POP! OS por causa de sugestões acima e por pesquisas que fiz aqui. Já que realmente o POP! OS tem uma opção que já vem com drivers atualizados da NVIDIA.

Eu instalei o POP! OS com o VGA, aí depois coloquei a placa de vídeo e apareceu ESSAS COISAS ESCRITAS que não aparecia antes. É um pouco depois do símbolo da ASUS e um antes de aparecer a tela inicial do Sistema Operacional. :thinking: E depois a tela fica toda escura.

O que eu faço? O que quer dizer essas coisas escritas?

Graças à vocês consegui pensar em algumas coisas criativas e científicas aqui.

Espero que saibam dizer o que significam, se não souberem, vou acreditar que é a Matrix tentando entrar em contato comigo Hahaha