Estive por aqui em outro tópico procurando uma solução para o problema a seguir, me recomendaram criar um tópico específico para o meu problema.
O que ocorre é o seguinte: Uso um notebook Asus, com uma entrada híbrida/P3, ou seja, para fone de ouvido e microfone num conector só.
Ao conectar meu fone de ouvido, um bem simples Samsung, tenho que escolher entre fones de ouvido e microfone, mas ao escolher um o outro não funciona. Já instalei o PulseAudio Volume Control (pavucontrol) pra escolher entre todas saídas e entradas disponíveis e não funcionou, já testei utilizar o Alsa Mixer para aumentar o volume de captação e sem sucesso. O fone que utilizo funciona com outros dispositivos normalmente, apenas no notebook tenho esse problema.
Até então nunca precisei usar os dois ao mesmo tempo, pelo menos com essa exigência e o microfone do notebook era satisfatório para meu uso até então, no entanto terei aulas remotamente logo logo, por isso me ocorreu resolver isso certa urgência
Não sei se é um problema de hardware ou software, estou aqui para descobrir e espero que alguém possa me ajudar.
Agradeço desde então e vida longa à comunidade!