Fones de ouvido com microfone não funciona em notebook com entrada p3 no Pop! OS

Estive por aqui em outro tópico procurando uma solução para o problema a seguir, me recomendaram criar um tópico específico para o meu problema.

O que ocorre é o seguinte: Uso um notebook Asus, com uma entrada híbrida/P3, ou seja, para fone de ouvido e microfone num conector só.

Ao conectar meu fone de ouvido, um bem simples Samsung, tenho que escolher entre fones de ouvido e microfone, mas ao escolher um o outro não funciona. Já instalei o PulseAudio Volume Control (pavucontrol) pra escolher entre todas saídas e entradas disponíveis e não funcionou, já testei utilizar o Alsa Mixer para aumentar o volume de captação e sem sucesso. O fone que utilizo funciona com outros dispositivos normalmente, apenas no notebook tenho esse problema.

Até então nunca precisei usar os dois ao mesmo tempo, pelo menos com essa exigência e o microfone do notebook era satisfatório para meu uso até então, no entanto terei aulas remotamente logo logo, por isso me ocorreu resolver isso certa urgência

Não sei se é um problema de hardware ou software, estou aqui para descobrir e espero que alguém possa me ajudar.

Agradeço desde então e vida longa à comunidade!

3 curtidas

Estou com o mesmo problema, mas no linux mint. 19.3 cinnamon

Quando eu plugo o p3, ele só reconhece o fone de ouvido. Não aparece a opção de microfone.

Estranho, eu usava o mint e funcionava perfeitamente, vc tem certeza q é um p3 mesmo e não algo hibrido, q so usa um ou outro ?

No Gnome este abre uma janela perguntando sobre qual dispositivo foi conectado, testa um liveCD ai com algum gnome, recomendo o ZorinOS, q vem com um gnome mais parecido com o mint

cara, do lado da entrada tem o desenho de um headset (fone e microfone)

entao acredito que seja p3. tem como eu conferir isso pelo sistema?

Eu uso o meu fone de ouvido Samsung (ele veio com meu celular) no meu notebook com entrada híbrida. Ele nem pergunta nada quando eu conecto, simplesmente funciona.

Penso que pode ser algo relativo ao Gnome. A tela que pede para escolher entre fone e microfone não aparece pra mim, eu uso MATE. Além disso posso escolher o microfone nas preferências de som.

image

nossa estou com problema parecido mais no meu caso nem o fone da samsung funciona kkk infelizmente vou voltar para o windows pois ganhei um fone da hyperx e lá abre a janela perguntando se é fone normal ou fone com microfone bem triste dele não funcionar bem no linux mais procurei varias “soluções” e nenhum da certo

Cara no gnome aparece essa tela:

Se não é fã do gnome “padrão” usa o ZorinOS, ele tem a barra e menu igual o windows

Acho q o seu é hibrido no caso. Eu usava um fone p3 da samsung no Ubuntu 18 e 20.04 e nunca vi essa tela. Não precisava selecionar nada.

1 curtida

É um notebook com uma entrada p3, então é “hibrida”, Não lembro se no ubuntu aparecia essa opção quando usei ele por um tempo ano passado, mas no zorin q usava e no PopOs q estou usando aparece, antigamente eu era obrigado a configurar manualmente

infelizmente não aparece já usei pop os, ubuntu, fedora manjaro todos com gnome shell e nada ele usa o fone mais o microfone fica o do meu notebook mais enfim é a vida comprei aqueles adaptador de som pra usb ai ele reconhece vai intender

Estranho mesmo, mas agora fiquei curioso pra entender, qual é o teu Notebook ?

Amigo, como faz isso manualmente?

Nas configurações de som, vc tem o dispositivo de saída(alto-falantes) e o de entrada(microfone), so selecionar o desejado

Ah sim, não dá certo desse jeito, achei que manualmente vc quis dizer com algum script, enfim