Como usar um fone de ouvido com microfone no linux mint?

Bom dia galera , uso o linux mint 19.3 em um notebook com uma entrada para fone de ouvido e outra para microfone. Estou tendo aulas online e gostaria de usar um fone comum de celular com microfone para poder assistir as aulas , o problema é que quando conecto o fone na entrada para saída de áudio , o linux continua usando o microfone nativo do notebook , e quando uso a entrada para o microfone, o áudio não sai e nem o microfone funciona . Enfim , como faço para usar a um fone de ouvido com microfone sem nenhum problema , e com o microfone do fone funcionando?

Ai é não “problema” do Mint, mas sim da conexão, a única opção é comprar um adaptador, ele divide teu fone para uma saída de microfone e uma de fone, assim você poderá usar os dois,
Se você tiver outro fone, q esteja até estragado um lado, pode usar ele como microfone, e o outro fone como fone mesmo

1 curtida

Não existe nenhum programa que faça o linux reconhecer um fone de ouvido com microfone somente por uma entrada?

Ficou um pouco confuso pra mim.

O seu notebook tem apenas uma unica conexão tanto para microfone como para fone de ouvido, que compartilha o mesmo jack/plug?

Se for isso realmente, aí é uma questão física de hardware, o notebook usaria jack/plug p3 e vc estaria usando plug p2, por isso não funcionaria
http://blog.lojaedifier.com.br/diferenca-plug-p2-para-p3/

Se for isso vc precisaria de um adaptador p2/p3,
https://www.google.com.br/search?q=adaptador+p2/p3&hl=pt-BR&sxsrf=ALeKk00BkTo04GPdWPqqWegU6PtrYRQ0CQ:1598283068714&source=lnms&tbm=shop&sa=X&ved=2ahUKEwiel760lLTrAhUOSK0KHS8-AQUQ_AUoAXoECA4QAw&biw=1366&bih=644

ou usar uma placa de audio usb

https://www.google.com.br/search?q=placa+de+audio+usb&source=lmns&tbm=shop&bih=644&biw=1366&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwivlsrwk7TrAhXWMLkGHXPVCFQQ_AUoAXoECAEQAQ

Não, o problema é a conexão, não tem como um software mudar alguma coisa física no seu notebook.
O @mrkalvin mostrou alguns produtos, porém ele inverteu os papeis, procure um conector p3 para p2, tipo terá uma entrada de fone, e duas saídas, uma pro microfone e outra para o fone, ele é baratinho e essas lojas de eletrônicos deve ter, uns 10 a 15 reais
Ele também citou uma placa de áudio usb, mas não é tão necessário essa, procure apenas um adaptador p3 para p2,

Na verdade , ele tem duas entradas , uma pra fone e outra pra microfone.

Você não quis dizer que devo procurar um adaptador que tenha uma única saída? Para que eu possa usar um fone que possui um microfone?

Contrario, vc tem um fone que tem microfone, certo ?

A conexão dele é P3, ou seja, uma mesma conexão pra fone e pro microfone , mas seu notebook tem duas P2, uma para fone e outra para microfone:

o que se deve fazer é comprar um adaptador pra transformar esse único conector do seu fone em dois, assim poderá usar o microfone e o fone ao mesmo tempo
Aqui achei um link do adaptador que você precisa (mas acho q você acha um destes nesta lojas de eletrônicos) :

2 curtidas

De fato. Seria questão de software se o notebook tivesse uma entrada só pra fone e microfone. Não é o caso. Se tem o jack do fone e o jack do microfone vai precisar do adaptador. São sinais completamente separados. O adaptador vai dividir o sinal do seu fone/microfone e tornar compatível com as 2 entradas do seu notebook.

1 curtida

Então vc precisa comprar um adaptador 1x P3 Fêmea para 2x P2 Macho (Fone E Microfone)
como esse aqui

https://www.submarino.com.br/produto/1793297536/cabo-adaptador-p3-femea-x-2-p2-macho-fone-e-microfone?WT.srch=1&aid=5f3941eaf53afe001697bd71&chave=vnzpla_5f3941eaf53afe001697bd71_19339557000180_1793297536&epar=bp_pl_00_go_pla_b2wads&gclid=Cj0KCQjw7ZL6BRCmARIsAH6XFDL00sF_Jk9eLu1ww5vMCgkwYRr9e1-gwKjk4gvN8gQXoWiRRfBc_Z0aAnN3EALw_wcB&opn=XMLGOOGLE&pid=1793297536&sellerid=19339557000180&sid=19339557000180

1 curtida

Amigo lendo aqui as replys, esse seu apontamento creio ser o meu caso, um notebook asus com conector p3 ou seja, saída de áudio entrada de microfone num jack só, certo? O problema é que quando conecto o meu fone (um samsung simples que vem com junto com telefone) aparece que tipo de conexão eu quero usar, seleciono fone de ouvido, e o fone funciona. Mas vou testar o microfone e não funciona, até troco a entrada selecionando outra ,e mesmo assim não funciona.

Ah sim, estou usando o Pop! Os, na sua última versão, nunca tinha necessitado dessa função antes por isso não me importava, mas vou voltar a ter aulas em formato remoto e isso se tornou urgente agora.

Não sei bem como procurar solução pra isso, por isso vim aqui neste tópico, será que você ou alguém que ver aqui poderia me dar alguma dica, nem que seja de por onde começar a procurar uma solução, grato desde já

Não , amigo. O notebook que uso tem duas entradas , uma para fone e outra para microfone. Um dos usuários me indicou um adaptador para poder ter acesso aos dois recursos ( microfone e fone ) ao mesmo tempo. No seu caso , o problema pode ser de software. Meu pai usa o Windows 10 e às vezes , quando ele pluga o fone genérico da Samsung aparece uma interface perguntando como ele quer utilizar o fone e outras vezes , o notebook não reconhece o fone. Talvez o seu seja um problema semelhante. Sugiro que crie um tópico a respeito de seu problema.

1 curtida

Uma solução é encontrar um headset com dois plugues, eu tenho um da Philips que é assim - um tanto antigo, ganhei de presente, o mic está estragado. Mas talvez de segunda mão vc consiga achar. Outra opção é usar do jeito que uso: tanto no Ubuntu quanto no Manjaro ele reconhece o headfone mas não o mic (já que o plug que coloco é P2 e não P3), aí o mic é o embutido no laptop…

1 curtida

Está bem, achei que era o mesmo problema, vou fazer o que vc indica, abrir outro tópico mesmo.

Puts, acabei de comprar um com plug p3, imaginando ser um problema de software facilzinho de resolver, e ainda tem a possibilidade de ser um problema de hardware, né?

Se o seu lap tem duas entradas, aí o P3 não resolve… mas segue a sugestão acima, um adaptador p3-p2 duplo…

Não amigo, ele tem apenas uma entrada p3, hibrida, não sei como chama exatamente, e um fone samsung simples que uso não funciona, comprei outro com mesmo conector e acho que não vai funcionar também, pode ser hardware ou software, vou abrir essa questão noutro tópico com mais detalhes.

Acesse o tópico que criei para o problema que descrevi brevemente aqui neste tópico.

1 curtida

Agora entendi… bom, realmente não sei o que pode ser. Em tese, o sistema devia entender que quando vc coloca um fone com mic p3, ele devia selecionar a entrada e a saida do fone e te permitir escolher qual delas vc quer usar. A configuração do Gnome teria que te permitir escolher - se não faz, nem imagino pq. Ainda mais pq, creio, pavucontrol ou a config do Gnome são interfaces gráficas do Alsamixer, que faz esse controle…

1 curtida

Olá, tenho sua solução. Ná dúvida me chama no discord Guilherme Santana#8670

Considerando que você esta com seu outro microfone conectado na maquina. você vai abrir seu terminal e digitar o comando:

sudo alsamixer

Nele vai aparecer uma interface onde você vai deixar em 0 o .

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.