Fiz besteira ao excluir o dual boot?

Galera a uns tempos atrás tinha instalado o manjaro p tentar começar a usar Linux, não deu muito certo pq instalei p 64 bits e na época só tinha 2 GB de RAM. Coloquei mais 2 GB esses dias e fui lá tentar usar o manjaro. Mas aí tentando instalar o finale nele, eu fiz caquinha e quebrei o sistema kkkkkkk aí já tava querendo mudar para experimentar o Zorin Os que tinham me falado que ia ser maís fácil para mim, resolvi tirar o manjaro. Fui lá, exclui a partição como tinham me dito, tentei usar um app para apagar o “boot” do manjaro, não apareceu nada, então deixei para lá. Após desligar o PC e ligar novamente, “Uknown file system”; “Grub rescue”
Sai procurando vídeos para corrigir esse erro e nada.
Tentei a parada lá do “ls” aí vai para as opções do HD, mas tudo só dá “Uknown file system” eu só quero iniciar meu windows de boas para colocar “com cuidado” o Zorin Os e começar a usar Linux e ser feliz

Obs: Finale é um app de editoração de partituras musicais, preciso usar ele . Meu Pc não é pra jogar nem nada disso, É para mídia, estudo, libbre office, Finale e apps de produção musical.

Se vc excluiu apenas a partição do boot …
1-Vc pode dar boot c/ um livecd, criar a partição, fazer um chroot e instalar o grub novamente.
Ou
2-No instalador da distro, calamares ou sei lá qual … na hora de escolher os discos p/ formatar, crie a partição boot e coloca p/ formatar e montar ela, a partição raiz vc apenas monta, sem formatar.

Acho que da certo.

Então, provelmente não havia uma partição específica para o GRUB e seu computador está usando o modo arcaico de inicialização MBR. Quando vc apagou a partição do manjaro, a parte inicial do GRUB tenta carregar o resto dele (que estava na partição apagada) e dá essa mensagem.

Sendo assim, pode proceder como o nobre usuário mencionou para reinstalar o grub.

Porém minha recomendação é sempre usar o modo UEFI+gpt de boot, quando há suporte do hardware (acho que todos nos últimos 10 anos). Caso tenha que reinstalar os sistemas, prefira aprender um pouco mais sobre esse modo de inicialização que parece difícil mas facilita muito o dual boot.

Não entendi muito o que fazer, se de repente tivesse um tutorial seria legal.
Eu só quero conseguir acessar meu windows, que ele inicie no windows e aí Simm eu vou instalar o Zorin Os.

Tem 3 opções para resolver seu problema:

  1. Restaurar o boot pelo Windows
  2. Restaurar o grub por um livecd
  3. Instalar o Zorion que ele vai escrever um novo grub

Qual você vai querer?

Tem links de todas as formas ?
Pq aí eu vou tentando, doidera é conseguir um pen drive bootavel, se não consigo iniciar o sistema. Mas vou ver no Pc de um amigo

  1. https://www.youtube.com/watch?v=MLRZLxi-IMY
  2. Como recuperar o GRUB do Ubuntu com 3 comandos - Diolinux
  3. De boot no Zorion e siga com a instalação.

PS: Tenha sempre um pen drive de boot para eventuais situações como esta

Cara com o pen drive com windows. Não deu certo de jeito nenhum. Tentei de todas as formas, na melhor das hipóteses ficava só um tracinho branco piscando no canto esquerdo da tela.
Vou tentar da segunda forma, usando o Ubuntu. Espero que dê certo

Pelo Ubuntu também não estou conseguindo. Vi vários vídeos. É como se não estivesse em nenhuma partição. Testei várias combinações dos “/sdx”

Vou gravar um vídeo

Eu agora fiz caquinha maior… Pensei que instalando o Ubuntu ia… Não foi !

1 parte

Parte 2

Detalhe. Ao tentar instalar o Ubuntu, deu um erro e a instalação não foi concluída.

Você esta tentando na sorte indo em sdX aleatório, vai acabar apagando partição que não deve.

Vou fazer uma breve explicação:

lsblk --output NAME,FSTYPE,SIZE,MOUNTPOINTS

image

Na imagina acima vemos 3 dispositivos:
sda = HD 1
sdb = HD 2
sdc = Pen drive

No Linux não é como o Windows em que o HD ou partição é nomeado por letras, no Linux é exibido como:
s = SSD (pode ser outra letra como v= virtual, h= HDD)
d = disk
a = posição do dispositivo (a = 1, b =2 e por ai vai)
1 = posição da partição

Quando você referir-se a /dev/sda , você esta se referindo ao HD todo do sda, porém quando se refere ao /dev/sda1, por exemplo, esta tratando apenas da partição 1 do hd sda.

FSTYPE:
Ntfs = partição padrão do Windows, pode ser a do Sistema Operacional ou outra partição.
Ext4 = partição Linux, muito comum, porém existem outros formatos de partição que também são utilizados pelo Linux
Swap = autoexplicativo, partição da swap.
Vfat = aqui é normalmente colocado os arquivos de boot.

No cfdisk ou fdisk, o tipo de particionamento ficaria assim
NTFS
ext4 = Linux
swap = Linux Swap
Vfat (boot) = EFI ou outro nome que não me recordo agora

No meu caso, caso eu tivesse com problema de boot, teria que configurar o /dev/sda5 que é onde esta montado o /boot.

PS: De preferência ao cfdisk ao invés do fdisk, ele é mais fácil de se usar para usuários iniciantes

Certo, entendi.
Segundo isso o meu está em /dev/sda1

É onde está o boot

Porém, quando tento montar aparece o seguinte erro:

wrong fs type, bad option, bad superblock on /dev/sda1, missing codepage or helper programa, or other erro

in some cases useful info is found in syslog - try dmesg | tail or so.

Atualizando: pelo que entendi da sua resposta, tentei os comandos trocando o “ext4” por “ntfs” e conseguir concluir as etapas do tutorial 2 “Como resolver problemas do Grub com 3 comandos” entretanto, agora o erro que aparece é:

Erro: filé ‘/boto/Grub/i386-pc/normal.mod’ not found

Se você não consegue montar a partição do Windows por dentro do Linux, eu presumo que você acabou corrompendo o sistema de arquivos NTFS nessas tentativas de ficar rodando comandos aleatórios sem ter certeza do que está fazendo. Recomendo tu fazer uma instalação do Windows To Go ou outro modo de ter o Windows rodando de forma portátil em um pendrive e então ver se o próprio Windows consegue montar/recuperar a partição e se conseguir então faça backup de todos seus arquivos importantes. Como disseram antes, instalações de sistemas em um sistema Legacy BIOS são mais complicadas do que em sistemas UEFI. Recomendo tu olhar nas configurações da sua BIOS se existe suporte a UEFI, e se sim, trocar de Legacy BIOS pra UEFI, desativar o suporte CSM e desativar o Secure Boot. Depois com um pendrive bootável utilizando o Ventoy formata todo seu disco e começa a fazer a instalação dos sistemas do zero,

Eu não entendi muito. Você pode me ajudar ? Posso passar alguma forma de contato

Se o seu pc não for muito antigo (faz muito tempo ja que tem esta opção), vai ter a opção de você escolher qual o modo de boot escolher.

Legacy Bios: modo antigo
UEFI: modo mais novo, atual (se for instalar do zero, sempre use este)

É só digitar no google: bios secure boot e ir nas imagens que você vai ver exemplos
bios secure boot


uefi secure boot

bios csm support

PS: Lembrando que alterando estas configs na BIOS, pode ser que os sistemas instalados no seu sistema deixe de funcionar, fazendo que você tenha que reinstalar do zero ele.

Tem um “porém” que acredito muito que deva estar acontecendo.

A grosso modo, o Windows tem o coração do Linux (kernel), portanto segue algumas estruturas semelhantes.

Vou explicar na imagem do meu sistema que tenho 100% de certeza, e você veja se é o seu caso.
image
Instalei o Windows primeiro que o Linux, portanto as partições:
sda1
sda2
sda3
Foram criadas pelo Windows, e na sda1 esta o boot do Windows, o chamado Windows Boot Manager.

Quando instalei o Arch Linux, crie as seguintes partições:
sda5
sda6
sda7
Sendo a sda5 para o boot. Portanto o meu HD tem 2 partições para boot, porém de sistemas diferentes e importante para que ambos os sistemas sejam iniciados. Tendo o Grub como o gerenciador padrão para fazer o apontamento para o boot do Linux ou Windows (Windows boot Manager)

O boot do Windows tem que existir apenas para ele, já no Linux, se eu instalar 10 sistemas, posso utilizar a mesma partição de boot, tendo apenas que fazer o apontamento no grub para os outros sistemas.

Como vai ter 2 boot no mesmo HD, tem que ser configurado a ordem de boot na Bios para que seja carregado o boot correto, porque ele carregar de acordo com a lista de prioridades.

Ex:

É cara, tá rolando não.
Minha bios não tem esse lance de escolher por onde vai dar boot.
Só se tipo, se vai dar boot primeiro pelo HD ou pelo Pendrive
Esse lance de Legacy e UEFI até tem, mas é diferente