Fiz besteira ao excluir o dual boot?

Seria melhor você fotografar a sua Bios para que o pessoal possa te ajudar, visto que dependendo do fabricante, o nome altera um pouco, porém é o mesmo.

PS: Lembrando que se você deletou o formatou as partições que esta o boot, não será exibido na BIOS.

Pio, posso entrar em contato diretamente com você ? Acho que seria mais interessante



O UEFI já esta ativado.

Sobre o boot priority, pode estar acontecendo alguma das opções abaixo:

  • Não está aparecendo na lista, escolha uma entrada na lista, aperta enter para ver as opções disponíveis.
  • A Bios não esteja carregando ou ser antiga a ponto de não ter esta opção
  • O boot desapareceu (corrompeu, deletou, formatou ou algo do tipo)

Acredito que a BIOS seja antiga. É um PC de 2011…

Só quero iniciar meu windows :cry:

Só relembrando o erro atual:

Erro: file ‘/boot/Grub/i386-pc/normal.mod’ not found.

Você tem o backup dos seus arquivos importantes? Te causaria prejuízos formatar completamente seu PC? Ao trabalhar com instalação de sistemas operacionais é sempre bom ter uma cópia dos seus dados importantes para o caso de algum problema como o que está acontecendo agora.

A solução mais fácil seria inserir um pendrive com o instalador do Windows, formatar a sua máquina e instalar o sistema do zero, depois disso, instalar o Linux que você quer em dual-boot, da mesma forma como você já tinha feito com o Manjaro. Eu precisei formatar meu SSD algumas vezes até chegar a uma configuração de particionamento entre o Linux e o Windows que eu ficasse satisfeito e ainda não ficou perfeito.

Só um adendo se for seguir o que o Ariel falou, concordo com ele e recomendo ainda.

  1. Instale o Windows formatando o HD todo
  2. Ainda no Windows, crie a partição que você vai utilizar no Linux (O Windows é chato, você pode causar algum problema fazendo isso pelo Linux)
  3. Siga com a instalação normal no Linux

Gente, não posso apagar meu windows, tem arquivos importantes lá. Inclusive, se colocasse ele em alguma nuvem ou sei lá o que, eu só colocaria Linux na máquina. Estava me organizando p isso, mas lbrem… Tudo começou após eu quebrar meu Linux

Se seus dados são importantes, faça a cópia para outro disco o quanto antes. Não é seguro vc tentar consertar o computador sem outro computador próximo. Primeiro salve seus dados em local seguro, depois faça o recomendado com a instalação limpa primeiro do Windows e depois do Linux.

Se vc não tem acesso a outro computador, será necessário falar com amigos/parentes ou mesmo algum técnico de informática para salvar uma cópia dos dados do seu disco.

Uma vez que vc esteja com seus arquivos seguros, daí poderá tentar alguma recuperação maluca do sistema, mas certamente o jeito mais rápido é a reinstalação total.

Mas se eu não estou conseguindo acessar o windows ! Como que vou recuperar os dados ???

Idealmente retire o HD do computador e use um adaptador USB ou mesmo conecte em outro computador para fazer a cópia dos dados. Por isso que será necessário outro computador para a operação, bem como outro HD para deixar o backup salvo. Se vc já possuísse um disco sobressalente com os arquivos copiados regularmente (ou backup no jargão da informática), seria somente arranjar uma mídia de instalação.

Claro, isso se a partição com a instalação do windows não estiver corrompida ou criptografada, o que pode dificultar ou até mesmo impossibilitar a recuperação dos arquivos.

O jeito “fácil” seria usar o instalador do Ubuntu (ou qualquer outro linux que tenha modo live) para montar tanto o disco interno do computador quanto um disco externo de backup para salvar seus arquivos. Depois seria somente reinstalar tudo enquanto o disco externo está seguro com seus arquivos.

Caraca… Pois vou atrás de um adaptador e vou tentar passar as coisas do HD para formatar logo tudo

Deve ser que é tarde para ajudá-lo. Porém, pode ser um aprendizado pra uma próxima vez. Eu também exclui as partições do Linux e quando fui tentar bootar pro Windows não consegui.

Usei o seguinte tutorial para conseguir acessar novamente o Windows e “consertar” o boot.