Firefox e Chrome travando e congelando

Alguém está tendo problemas de travamento e congelamento dos navegadores? Aqui, usando o Pop!_OS, os navegadores estão fechando do nada e não abrindo mais. Só voltam a abrir reiniciando a máquina. Estou querendo achar que o problema é no meu SO, mas perguntei aqui pra ver se alguém está enfrentando o mesmo problema.

Tente abri-los diretamente pelo terminal, para podermos identificar de acordo com a saída o que está a ocorrer.

Agora nenhum programa abre mais.
Algumas semanas atrás testei o Ubuntu e ele também congelava.
Será que desconfio do hardware?

Faz um teste

Cria um usuário novo e veja se o problema persiste.

E eja se o sistema está atualizado.

1 curtida

Provavelmente algum problema de hardware ou alguma alteração grande que vc fez no sistema sem perceber. Uma dica adicional: Para melhor estabilidade e uso em produção prefira distros LTS.

2 curtidas

Sim. O sistema está atualizado. Faz apenas alguns dias que formatei o PC e instalei o Pop do zero.

Tô desconfiando do meu SSD. Essas coisas não aconteciam antes de instalar ele. Quando estava utilizando o Windows também dava tela azul seguidamente e depois voltava a funcionar. Então, resolvi instalar o Ubuntu e aconteciam os congelamentos. No Pop!_OS começou ontem.

Sempre uso as LTS.

1 curtida

Olá!

Mudou algo no hardware recentemente?
Chegou a ver aquela questão o rapid storage?

Faz um pendrive bootavel de memtest86+ travamentos assim podem ser problema em memória ao endereçar certas coisas num ponto onde o uso esta ficando mais intenso.

Qual filesystem esta usuando? Quando saiu do Win você fez todo novo esquema de instalação manual ou automático?

Qual é o SSD mesmo?

Se a questão for SSD tem como fazer testes. Abra o Gnome Disks, tem ferramentas simples lá para olhar status do disco. Senão veja sobre usar uma tool pra testar e verificar se o smart retorna algum problema.

smartmontools é uma delas.

1 curtida

Instalei um pente de memória e um SSD.

Cara, não achei na BIOS…

ext4

Fiz todas as partições manualmente. EFI e / no SSD. /home no HD.

WD Green M.2 2280

Valeu pelas dicas!!

Você está usando todo espaço do ssd?

É recomendado deixar no mínimo 25% de espaço livre.

Acho que nem 10%.
Não estou na minha máquina agora, mas à noite eu consigo ver. Mas deve ter entre 85%-90% livres.

1 curtida

Ok.

Faça um teste com gnome-disk-utility no ssd, e veja se está esta bom.

Farei! Valeu!!
Eu lembro que testei os discos e memórias quando estava usando Windows e estava tudo certo.
Mas agora, pensando, esses problemas passaram a ocorrer só depois que eu instalei esses hardwares.
Pode ser coincidência.

Ok.

Faça o teste longo. É mais confiável.

Demora um pouco.

1 curtida

Estou com o mesmo problema, isso é uma tortura nenhum navegador funciona. Além do Chrome e Firefox tentei Brave e MS Edge e Tor todos travam, congelam e apresentam mensagem de Crash de memória. Eu tenho um notebook Dell Vosto 3460 i73632QM, 8GB de RAM, NVidia Geforce GT 630M, 1 SSD sata de 120GB, mSata de 32GB e um HD de 700GB 7200 RPM, com Pop OS 22. As minhas partições estão organizadas da seguinte forma no mSata partição de recovery e swap, no SSD ufiboot e / no HD /home. Até o momento percebi que quando executo algum navegador dois processo zumbi é iniciado, de resto acredito que é a herança que Pop OS carrega do Ubuntu 20.04 onde acontecia o mesmo, mas com menor frequência.

Veja se é o swap que está atrapalhando.
Recomendo deixar o swap no ssd.

Não reservei espaço para o swap.

Tô quase voltando pro Windows 11, hehehe. Mas antes vou testar o hardware.

Se windows está legal, então melhor usar ele.

Quanto tem de memória?
Já tentou usar manjaro?

16GB.
Engraçado que esses problemas aconteceram com o Ubuntu, também.
Mas eu desconfio do hardware pq, no Windows, andavam acontecendo umas telas azuis estranhas, de vez em quando.
Não tentei o Manjaro.