Firefox e Chrome travando e congelando

Recomendo fazer um teste de memória e de disco rígido?

Feito isso, vai eliminando as opções.

1 curtida

Se não me engano, na iso tem a opção de memória.

Ja de disco rígido, faça o teste longo no gnomr-disk-utility

Outra coisa que eu notava no Windows era que o carregamento dos programas, boot, etc. era tudo bem mais rápido.

Valeeeeeu! Assim que chegar em casa faço os testes e dou um feedback aqui.

Olá!

Bastante estranho essa dos navegadores não funcionarem. E se isso sempre foi uma constante pode ser alguma configuração que vem fazendo desde as instalações anteriores. Costuma seguir tutoriais de instalação de pacotes e customizações? Pode haver em alguma etapa algum item que gera instabilidade em certos aplicativos.

Estou usando o Pop!_OS 20.04 aqui há quase 2 anos e uso diariamente 3 navegadores abertos constante Firefox, Chromium e Chrome e as vezes aindałanço o Opera. Não trava, todos rodam e bem. E com tecnologias diferentes de distribuição deb, snap e flatpak.

No caso da sua foto é um navegador snap, você tem a snapcraft instalada? Chegou a olhar como está as configurações de “permissões” No meios dos updates podem todas terem ficado fechadas e, por ventura, nem sua home está acessível ao navegador…

Chegou a testar um pendrive com sistema em live e ver como fica a navegação? Faz ai um boot com o Pop em live e veja se funciona normal, Testa com um live do Fedora, etc.

Assim verificará se é um problema na instalação atual.

Nesse momento: olha os navegadores e as quantidade de abas…

Cada caso é um caso, então é preciso ir investigando.
Depois conta sobre os testes com live iso’s

1 curtida

Então, isso depende como é montado as partições e qual sistema de arquivo utilizado

Tudo certo com o SSD, aparentemente. Enquanto fiz o teste, o Chrome travou e não abriu mais.

Fez o teste longo?

Sim. O teste longo.

Ok.
Descarta ssd.

Caso tenha hdd, fez o teste?

Agora faz o teste de memória também.

Caso os resultados não derem nenhum problema.
Recomendo testar o manjaro ou até o fedora…

O manjaro acho que é mais rápido por não ter tanto serviço iniciando no boot

1 curtida

Testei ele há algumas semanas, quando ainda estava utilizando o Windows. Saúde 100%.

Ok.

Veja a memória?

Baixe uma iso e faça o teste.

Assim descartamos problema de armazenamento e memória

Só ocorre com navegadores?
Yu
Se sim, ativou ou tentou desativar aceleração de hardware dos navegadores?

Você fez alguma modificação na BIOS como overclock na memória RAM ou CPU? Tive problemas como esse quando comecei a usar Linux, restaurar a minha placa mãe ao padrão resolveu meu problema.

1 curtida

Achava que sim, mas agora fui espetar um pendrive e congelou. Mas destravou assim que desconectei.

Não modifiquei nada…

Já tentou desativar todas as extensões?
Faça isso e veja se o erro persiste.

1 curtida

Tá muito doido.
Agora não quer reiniciar nem desligar.
Só no botão, hahaha.

Estou desconfiando que é algo relacionado ao novo pente de memoria a qual você adicionou, talvez somente para testes, recomendaria remove-lo e então verificar se esses erros se perpetuam.