Mais um importante software aderiu por padrão o servidor gráfico Wayland. O Mozilla Firefox 121 tornou secundária a opção de trabalhar com o Xwayland, tendo como opção primária o Wayland, permitindo utilizar gestos de touchpad e telas sensíveis ao toque com mais naturalidade.
Mas a novidade traz um porém, o modo Picture-in-Picture, onde vídeos se destacam da página e podem sobrepor qualquer janela, demanda uma interação a mais do usuário, toda vez precisa permitir a sobreposição. Como tudo no mundo da tecnologia, já há como contornar a situação, no GNOME, basta instalar a extensão Pip on top, no KDE Plasma, são necessárias algumas configurações.
O navegador ainda ganhou suporte ao modo de forçar o sublinhado em links, ajudando a destacá-los num site. Mais sites devem ser e exibidos corretamente no navegador, graças ao suporte a funções, como text-wrap: balance, :has, hanging e each-line.
Aqui no full Wayland está muito bom! Inclusive houve algumas melhoras em fluidez ao tocar vídeo em mais alta resolução. Menos consumo de recursos do sistema.
Agora, importante salientar que a versão com wayland, por padrão na família Ubuntu, por exemplo só está ativo no 23.10 o último interim. Para poder ativar e usar normalmente no Ubuntu LTS 22.04 já no imediato é preciso dar um refresh no canal do snap para ele pegar a build wayland.
Para quem quiser (e utiliza o Firefox nativo do Ubuntu) pode usar:
Sim sim. Nas notas do Firefox fala que ainda não está habilitado para o pacote snap do Firefox, mas que já estão verificando isso. Vou apenas ficar usando no xWayland que já funciona plenamente pra mim e aguardar o update.
– ATUALIZAÇÃO –
Navegando hj com o Firefox em Snap notei ligeiramente um aumento na suavidade de uso, desconfiado fui verificar novamente a pagina de informações técnicas e então vi que o Wayland foi habilitado automaticamente no Firefox Snap. Desconfio que foi uma atualização que ocorreu ontem no Firefox. Não estava lembrado. Mas enfim o Firefox Snap no Ubuntu 22.04 LTS já está usando o Wayland por padrão.
Parece sintomático, já experimentei softwares rodando em X11 e em Wayland, e uma das coisas que eu mais senti diferença foi a suavidade no scroll. Me senti como quando mudei para um smartphone com tela de 120Hz.
Estou usando o navegador Vivaldi (Wayland) aqui no Arch.
Ele por padrão roda em X11, mas é só entrar no campo de endereço com um chrome://flags e depois na opção Preferred Ozone, selecionar o Wayland.