Firefox 121 traz Wayland por padrão

Mais um importante software aderiu por padrão o servidor gráfico Wayland. O Mozilla Firefox 121 tornou secundária a opção de trabalhar com o Xwayland, tendo como opção primária o Wayland, permitindo utilizar gestos de touchpad e telas sensíveis ao toque com mais naturalidade.

Mas a novidade traz um porém, o modo Picture-in-Picture, onde vídeos se destacam da página e podem sobrepor qualquer janela, demanda uma interação a mais do usuário, toda vez precisa permitir a sobreposição. Como tudo no mundo da tecnologia, já há como contornar a situação, no GNOME, basta instalar a extensão Pip on top, no KDE Plasma, são necessárias algumas configurações.

O navegador ainda ganhou suporte ao modo de forçar o sublinhado em links, ajudando a destacá-los num site. Mais sites devem ser e exibidos corretamente no navegador, graças ao suporte a funções, como text-wrap: balance, :has, hanging e each-line.

Confira as notas de lançamento do Firefox 121 e baixe a última edição do navegador.

7 curtidas

Se ele já funcionava bem com xWayland imagine com Wayland nativo.

4 curtidas

Realmente!

Aqui no full Wayland está muito bom! Inclusive houve algumas melhoras em fluidez ao tocar vídeo em mais alta resolução. Menos consumo de recursos do sistema.

Agora, importante salientar que a versão com wayland, por padrão na família Ubuntu, por exemplo só está ativo no 23.10 o último interim. Para poder ativar e usar normalmente no Ubuntu LTS 22.04 já no imediato é preciso dar um refresh no canal do snap para ele pegar a build wayland.

Para quem quiser (e utiliza o Firefox nativo do Ubuntu) pode usar:

sudo snap refresh firefox --channel=stable/ubuntu-23.10

Aqui fiz o refresh ele deu certinho, sem qualquer problema, inclusive mantendo todas configurações e todas abas que já estavam aberta e tal.

4 curtidas

Sim sim. Nas notas do Firefox fala que ainda não está habilitado para o pacote snap do Firefox, mas que já estão verificando isso. Vou apenas ficar usando no xWayland que já funciona plenamente pra mim e aguardar o update.

1 curtida

– ATUALIZAÇÃO –
Navegando hj com o Firefox em Snap notei ligeiramente um aumento na suavidade de uso, desconfiado fui verificar novamente a pagina de informações técnicas e então vi que o Wayland foi habilitado automaticamente no Firefox Snap. Desconfio que foi uma atualização que ocorreu ontem no Firefox. Não estava lembrado. Mas enfim o Firefox Snap no Ubuntu 22.04 LTS já está usando o Wayland por padrão.

4 curtidas

Ano que vem promete! Wayland por padrão, CosmicDE no Pop_OS, LTS do Ubuntu e quem sabe SteamOS para desktops. :crossed_fingers:

2 curtidas

Parece sintomático, já experimentei softwares rodando em X11 e em Wayland, e uma das coisas que eu mais senti diferença foi a suavidade no scroll. Me senti como quando mudei para um smartphone com tela de 120Hz.

Estou usando o navegador Vivaldi (Wayland) aqui no Arch.
Ele por padrão roda em X11, mas é só entrar no campo de endereço com um chrome://flags e depois na opção Preferred Ozone, selecionar o Wayland.

Uma coisa q percebi foi a animação das janelas (abertura e tal) mais suaves. Talvez isso tenha a ver com o conceito do Wayland de “Quadros perfeitos”.

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.