O Debian Stable pode ser um sistema “chato” para resolver algumas coisas, uma vez que algumas configurações já prontas em outras distros precisam ser feitas manualmente nele. E definitivamente não é uma boa opção de distro para novatos. Mas ele é muito bom em fazer o que foi criado para fazer: não quebrar.
O que eu vejo ocorrer algumas vezes é o pessoal ter problema na instalação com algum hardware específico, por conta de um driver específico, e aí sair chamando o Debian Stable de “bugado”… Se fosse bugado, não seria um dos sistemas mais usados em servidores e aplicações que dependem de segurança e estabilidade.
É claro que a experiência de cada pessoa pode variar… O Fedora, por exemplo, foi o sistema mais bugado e problemático que usei, e por uma boa margem. Nem por isso eu diria que é um sistema ruim ou bugado, já que o meu caso não representa o espaço amostral de usuários…
Pode usar a distro que preferir, no final das contas a escolha é pessoal e você alcança o que quiser com quase qualquer distro.
Tenho um guia bem interessante sobre o Debian:
Pessoalmente, recomendo o Debian Testing para uso residencial.