Ferramenta de Captura do Windows 11 ganha reconhecimento de texto

Usuários Windows Insider estão recebendo uma grande atualização para a ferramenta de captura do Windows 11, que em breve, chegará a todos, o suporte a OCR (optical character recognition), permitindo que ele reconheça o texto em capturas de tela.

Segundo Dave Grochocki, líder da gerência de produto da empresa, isso facilitará copiar textos de qualquer imagem para compartilhar ou colar em outro aplicativo.

Imagem: Microsoft

Com esta ferramenta, você ainda consegue esconder textos sensíveis em documentos de forma ainda mais fácil, basta selecioná-lo como um texto qualquer e escolher a opção de esconder no menu de contexto.

Imagem: Microsoft

Para quem conecta seu smartphone ao Windows via Phone Link, também há novidades, a possibilidade de acessar e editar as últimas fotos e capturas de tela pela ferramenta de captura, diretamente pelo computador.

6 curtidas

Um recurso muito útil dependendo do seu modo de uso, caso você seja usuário de alguma distro Linux recomendo o Frog, existem outros obviamente, mas creio que vá curtir a simplicidade e praticidade dele.

5 curtidas

Esse tipo de ferramenta é muito prático, será que também existe algo que permita medir distância entre elementos na tela ou em uma captura de tela?

Para Windows esta função já existia no “canivete suíço” chamado PowerToys da própria Microsoft.

Também tem a ferramenta Screen Ruler que deve ser o que você esta procurando.

4 curtidas

não era exatamente o que eu buscava, estava atrás de algo parecido com o shottr ou PixelSnap, para não ter de ficar enviando imagens da workstation para o mac quando eu quisesse validar e explicar algum problema de espaçamento em projetos via WhatsApp, mas é um bom quebra galho para testes rápidos, tem algo similar para Linux será?

Esta qualidade de recurso acredito que você não vai encontrar no Windows e muito menos no Linux.

Motivo: público alvo.

OBS: No Windows tem uma ferramenta chamada ShareX que talvez possa ser mais útil para você, nunca utilizei a ferramenta de régua e OCR deles, uso apenas para printscreen desabilitando o upload automático.

Mas e algo parecido com o Screen Ruler do Windows no Linux? Algo assim já ajudaria um pouco.

Eu não uso esta ferramenta, então não saberia de dizer uma alternativa viável para o Linux.

Pesquisando rapidamente achei o Kruler , não sei como é a interface dele, visto que no site do próprio kde consta apenas uma régua (o marketing no Linux é fascinante).

Kruler

1 curtida

Eu já conhecia o Kruler antes de conhecer estas ferramentas. É só uma régua, literalmente. :sweat_smile: É interessante mas infelizmente não resolve mesmo, uma pena.