Usuários Windows Insider estão recebendo uma grande atualização para a ferramenta de captura do Windows 11, que em breve, chegará a todos, o suporte a OCR (optical character recognition), permitindo que ele reconheça o texto em capturas de tela.
Segundo Dave Grochocki, líder da gerência de produto da empresa, isso facilitará copiar textos de qualquer imagem para compartilhar ou colar em outro aplicativo.
Imagem: Microsoft
Com esta ferramenta, você ainda consegue esconder textos sensíveis em documentos de forma ainda mais fácil, basta selecioná-lo como um texto qualquer e escolher a opção de esconder no menu de contexto.
Imagem: Microsoft
Para quem conecta seu smartphone ao Windows via Phone Link, também há novidades, a possibilidade de acessar e editar as últimas fotos e capturas de tela pela ferramenta de captura, diretamente pelo computador.
Um recurso muito útil dependendo do seu modo de uso, caso você seja usuário de alguma distro Linux recomendo o Frog, existem outros obviamente, mas creio que vá curtir a simplicidade e praticidade dele.
não era exatamente o que eu buscava, estava atrás de algo parecido com o shottr ou PixelSnap, para não ter de ficar enviando imagens da workstation para o mac quando eu quisesse validar e explicar algum problema de espaçamento em projetos via WhatsApp, mas é um bom quebra galho para testes rápidos, tem algo similar para Linux será?
Esta qualidade de recurso acredito que você não vai encontrar no Windows e muito menos no Linux.
Motivo: público alvo.
OBS: No Windows tem uma ferramenta chamada ShareX que talvez possa ser mais útil para você, nunca utilizei a ferramenta de régua e OCR deles, uso apenas para printscreen desabilitando o upload automático.
Eu não uso esta ferramenta, então não saberia de dizer uma alternativa viável para o Linux.
Pesquisando rapidamente achei o Kruler , não sei como é a interface dele, visto que no site do próprio kde consta apenas uma régua (o marketing no Linux é fascinante).
Eu já conhecia o Kruler antes de conhecer estas ferramentas. É só uma régua, literalmente. É interessante mas infelizmente não resolve mesmo, uma pena.