Sim, em análises feitas no ano passado e neste ano com dezenas de distros com o máximo de ambientes gráficos possíveis o Fedora (ou os seus derivados) foi em 95% a distribuição Linux mais pesada. Criei um tópico para tratar de requisitos das distros e também deu isso. Tecnicamente a distro para propósito geral mais pesada atualmente é o Fedora com Gnome.
Resumindo minha participação no tópico.
Pretende se aprofundar no gerenciamento de pacotes RPM = Fedora, a parte bruta da biblioteca e suas funções são praticamente desenvolidas no fedora, o gerenciador seja zypper, dnf, apt-rpm, urpmi não importa.
Dentre os gerenciadores de pacotes rpm que já utilizei o zypper é o que engloba menos funções da biblioteca rpm (por isso é mais rápido), ele confia bastante na libsolv, mas pelo menos possui o básico da biblioteca rpm, porém não suporta caminho completo, não suporta curingas; pode parecer besteira, mas manter um sistema integro com essas duas funções da librpm é bem simples. Esses recursos fazem parte da biblioteca RPM fazem + ou - 18 anos e acho que deveriam estar disponíveis no zypper.
Um exemplo besta que pode levar um ou outro usuário a reinstalar o sistema, a perda da bibliotecas xyz.so.1, mas você não sabe o nome do bendito do pacote e está em modo texto, o padrão do formato rpm é você consegui utilizar curingas para procurar um pacote que você não sabe o nome ou poder instalar /usr/lib**/xyz.so.1
, essa biblioteca faz parte do pacote vocẽ_não_lembra-xyz, então bastaria instalar *xyz*
, *lembra*
, experimente utilizar esse dois exemplo no zypper e me diga o resultado.
Vai usar como desktop padrão o GNOME = Fedora Workstation ou Silverblue, simplesmente pelo motivo desta distro ter seu desenvolvimento focado no GNOME, sua imagem de instalação apesar do tamanho 2GB + ou - vem com uma seleção de pacotes coerente e enxuta, pronta para usar.
Quanto a alguns comentários sobre consumo de memória, eu já expliquei o que faz o consumo de memória do fedora ser alto no inicio, se você for se aprofundar e utilizar somente o dnf para gerenciamente de pacotes, basta remover a gnome-software e o packagekitd. É recomendado? não.
Não é recomendado pois o packagekit faz parte da infraestrutura das distribuição, ele é o helper que vai se oferecer para instalar pacotes rpm, flatpaks, codecs, plugins que faltam, é ele que vai avisar sobre uma possível atualização para uma versão nova do sistema e por aí vai.
Sem packagekit/gnome-software, isso não é boot frio, isso são após 12 horas ligado, somente fechando as aplicações.
Então é isso, minha opinião.
Boa sorte aí, qualquer coisa só chamar que aqui você vai ter suporte para ambas.
Lembro da primeira vez que vi YasT via terminal em um SUSE Enterprise fiquei maravilhado e ainda mais com da para fazer o mesmo no openSUSE (achava que apenas na versão enterprise era possível), openSUSE esta na minha lista pessoal de distros para servidor (Debian, CentOS, openSUSE).
Uma pergunta, como Wayland consegue ser tão estável no Fedora?
Não creio que seja só no fedora, eu não utilizo Xorg já fazem uns 8 anos, a diferença é que o fedora começou a utilizar wayland em 2013 oficialmente, as outras distribuições como o debian demoraram bastante, e quando começaram falharam miseravelmente pois não estavam preparadas para executar aplicações que precisavam de permissões de super usuário em modo gráfico, isso já foi resolvido, mas a culpa recai no wayland, sendo que o polkit foi criado para resolver isso.
Uso Arch, ouvi dizer q a Nvidia não tem suporte pro Wayland, não sei quanto ao AMD.
Tem um suporte ruinzinho, mas tem sim, creio que isso será resolvido em breve, pelo menos é o que se espera, se não me engano mandaram algumas alterações no driver para análise da NVIDIA, agora é só esperar a boa vontade deles.
https://blogs.gnome.org/uraeus/2019/09/23/fedora-workstation-31-whats-new/
No Fedora Workstation 31, Wayland ainda está desabilitado por padrão se você usar o driver binário da Nvidia. A razão para isso é devido à falta de aceleração no XWayland, o que significa que qualquer aplicativo que dependa do GLX, como muitos jogos, receberá apenas a renderização do software GL com o driver binário NVidia. Isso não é algo que possamos resolver por conta própria, a Nvidia tem que fazer o trabalho desde seu driver de código fechado, mas temos discutido isso regularmente com eles e fomos informados agora que eles estão olhando para o trabalho de Adam Jackson há algum tempo que tinha como objetivo específico ajudá-los a trazer seu driver X.org para o XWayland. Ainda não temos um cronograma, mas ele está sendo analisado ativamente e, esperançosamente, uma data adequada pode ser fornecida em breve. Na verdade, estou executando o Fedora Workstation 31 usando o driver NVidia neste momento neste laptop, e para aqueles interessados em ajudar a dogfood nesta configuração, em preparação para poder habilitar o Wayland em NVidia no Fedora Workstation 32, é uma coisa bastante simples de fazer. Sob
/usr/lib/udev/rules.d/
você encontrar um arquivo chamado61-gdm.rules
, apenas edite esse arquivo e comente (#) a linha que diz ’DRIVER=="nvidia", RUN+="/usr/libexec/gdm-disable-wayland"
’ e você reverterá para uma configuração padrão onde sua sessão padrão é uma sessão de Wayland, mas com uma sessão x.org disponível como um substituto . Quanto mais pessoas executam isso e relatam problemas, melhor, pois isso nos ajuda a tornar essa rocha sólida antes de liberá-la para o mundo.
No Arch a nova atualização do Kernel 5.9 bug meu PC, eles mexeram no nouveau e o PC trava depois de um tempo de uso. Tenho que esperar eles atualizem o nouveau.
Se possível reverta o kernel e espere até meados de novembro, é conhecido problemas da NVIDIA com o kernel 5.9, mas achei que era só o driver binário deles.
Minha placa de vídeo e muito antiga e uma geforce 210.
É, nunca fui usuário de Fedora em uma máquina minha (só testes), mas, os dados não mentem mesmo, Fedora em quase todos os quadros, excetuando-se sistemas operacionais específicos como distros que rodam especialmente em mainframes, é a distro de propósito geral mais pesada.
Não experimento tanta memória ocupada quanto o pessoal fala. Salvo se abrir um monte de coisas, claro.
Tem uma explicação do PandaTitan que vou colar abaixo:
Já que o assunto foi para uso de ram, algumas imagens sequenciais para refletir antes de julgar “peso” apenas com sobre o free -h:
Esquerda Fedora Workstation / direita KDE neon
Conclusão, free -h não necessariamente informa o “peso” sobre a RAM, pois o sistema pode gerenciar com inteligencia e liberar espaço de acordo com que vai precisando.
Sendo um pouco idiota
Fedora silverblue vs microOS
Eu gostaria de mais explicações, especialmente mais detalhes sobre as limitações do zypper e da libsolv.
Eu falei limitações do zypper e não da libsolv (o dnf também utiliza libsolv), a libsolv é otima na resolução de dependência, o caso da limitação do zypper está em sua citação e pelo menos até a última vez que testei o zypper ele ainda não lidava com curingas e caminho completo de arquivo.
Execute estas duas operações simples no zypper.
Legal! Eu faria a primeira usando zypper se --provides --match-exact /caminho/do/arquivo
.
Aqui no meu sistema, o comando retorna:
skywall:~ # zypper se --provides --match-exact /etc/default/grub
Loading repository data...
Reading installed packages...
S | Name | Summary | Type
---+-------+-------------------------------------------------------+--------
i+ | grub2 | Bootloader with support for Linux, Multiboot and more | package
Como podemos ver, ele localizou que o arquivo pertence ao pacote grub2, que está instalado. Eu poderia, então, executar um zypper in
na sequência.
Já para a segunda, é possível utilizar coringas normalmente para pesquisar…
skywall:~ # zypper se fvwm*
S | Name | Summary | Type
---+-------------+------------------------------+--------
| fvwm-themes | FVWM Configuration Framework | package
i+ | fvwm2 | The F Virtual Window Manager | package
…e instalar pacotes:
skywall:~ # zypper in fvwm*
'fvwm2' providing 'fvwm*' is already installed.
No update candidate for 'fvwm2-2.6.7-lp151.3.3.x86_64'. The highest available version is already installed.
Resolving package dependencies...
The following NEW package is going to be installed:
fvwm-themes
1 new package to install.
Overall download size: 835.1 KiB. Already cached: 0 B. After the operation, additional 2.5 MiB will be used.
Continue? [y/n/v/...? shows all options] (y): n
Eu estava olhando aqui e creio que citei um pacote que não estava no repositório como exemplo para o curinga *, “falha da minha parte”, mas quanto ao caminho completo há de concordar que se o formato suporta então o in diretamente teria que instalar o arquivo sem a necessidade de uma busca prévia --provides.
Obrigado por me corrigir, eu fui infeliz na escolha do pacote, logo zypper e dnf estão no mesmo nível, ainda não fiz um teste de transação com o zypper com uma atualização completa do sistema, mas isso só quando sobrar tempo.
Infelizmente aquelas opções para caminhos só funcionam para busca mesmo. Eu olhei a man page e dei uma pesquisada, mas não consegui fazer a operação de instalação diretamente. A página de manual até diz o seguinte:
The NAME component of a capability is not only a package name but any symbol provided by packages: /bin/vi, libcurl.so.3, perl(Time::ParseDate). Just remember to quote to protect the special characters from the shell, for example: zypper>0.8.10 or ‘zypper>0.8.10’.