Fedora timeshift /btrfs?

Então, o problema é que o estilo de subvolume vai depender do gerenciador de snapshots, então além de escolher que será feito em btrfs com subvolumes, deve-se escolher também se vai usar timeshift ou snapper. Daí além do instalador já preparar os subvolumes, deve também configurar o respectivo programa.

Pessoalmente sou contra ser tão automático. Meu primeiro contato com btrfs e subvolumes foi com o OpenSUSE, que já configurou tudo certinho e com snapper. Só que no primeiro problema que eu tive, perdi a instalação porque não sabia nada sobre subvolumes e acabei ferrando com tudo ao invés de consertar, sendo que era só fazer rollback…

É um pouco complicado porque tem alguns conceitos novos que precisam ser entendidos, como um subvolume que não é igual uma pasta, embora pareça ser. Porém vale muito a pena fazer o processo porque, dependendo de como vc configure os snapshots, consegue ‘recuperar’ arquivos modificados dentro de alguns dias.

Recomendo meu próprio tutorial para você entender como os subvolumes funcionam:

Depois que entender, tem um para entender os snapshots:

A partir daí você já deve conseguir passar boas informações pro @Thiago12 , entendendo o que está fazendo.

1 curtida