Fedora timeshift /btrfs?

Olá, usando o timeshift no fedora é bloqueado o btrfs sendo apenas possivel o rsync, porém o sistema é em btrfs mas aparentemente ele precisa ser em @btrfs, e por padrão o Fedora colo /btrfs como faz pra conseguir conserta isso se for um bug ou error ?

Tem alguma forma de conseguir usar o timeshift com btrfs ?

Pra usar o timeshift, não apenas a instalação precisa estar em um volume com sistema de arquivos btrfs, mas também com subvolumes apropriados. Eu sei que o linux Mint fazia essa separação toda quando se escolhia a instalação em btrfs, mas outros sistemas operacionais não tinham esse cuidado. Acaba complicando demais ter que criar os subvolumes manualmente durante a instalação do sistema.

Então a pergunta é: Quais são os subvolumes da sua instalação e quais os pontos de montagem deles?

Btrfs com subvolumes é ótima tecnologia, mas adiciona uma camada de complexidade pro usuário.

1 curtida

Então é muito complicado e não vale a pena tentar conseguir fazer o processo, certo ?

A questão é simples o Fedora usando btrfs disponibiliza a opção Rsync apenas ?

Como faz pra usar o snapshots btrfs ?, isso é algum erro ou bug ?, sou cobsideravelmente novo no linux apenas alguns meses, e os tutorial que achei foi apenas em ingles e tudo bem que com calma e lendo manual de pra emtender porém como nenhum canal brasileiro tem explicando isso ?

Alguem da equipe aqui do forum sabe resolver isso ?, aparentemente o @raulcraveiro utiliza Fedora, ele não tem nenhum video sobre o assunto ?, acompanho ele mas não achei especificamente sobre esse assunto do btrfs no timeshift, principalmente que comecei a gostar do Fedora em parte por causa dele tem uma explicação incrivel sobre o assunto.

Olá @JSO. Para que a opção Btrfs esteja disponível no Timeshift, é necessário que o sistema de arquivos raiz esteja montado em um subvolume chamado @, exatamente assim, doutra forma não funciona. Porém o Fedora, na instalação padrão com Btrfs cria subvolumes diferentes do que o Timeshift requer para funcionar.

Nesse caso, você tem duas opções:

  1. Reinstalar o Fedora, utilizando o particionamento manual, criando o subvolume @ e atribuindo-o como ponto de montagem para a raiz /.
  2. Com sua instalação atual, criar um subvolume @, e mover a raiz do sistema de arquivos para lá.

Se quiser, posso mostrar como você pode criar esse subvolume e mover sua raiz para lá. Para isso é necessário verificar quais partições, pontos de montagem e subvolumes seu sistema tem.

Mostre aqui a saída dos comandos abaixo.

  • lsblk
  • findmnt
  • btrfs sub list /
1 curtida

Poderíamos automatizar esse processo manual utilizando uma solução como esta.

Então, o problema é que o estilo de subvolume vai depender do gerenciador de snapshots, então além de escolher que será feito em btrfs com subvolumes, deve-se escolher também se vai usar timeshift ou snapper. Daí além do instalador já preparar os subvolumes, deve também configurar o respectivo programa.

Pessoalmente sou contra ser tão automático. Meu primeiro contato com btrfs e subvolumes foi com o OpenSUSE, que já configurou tudo certinho e com snapper. Só que no primeiro problema que eu tive, perdi a instalação porque não sabia nada sobre subvolumes e acabei ferrando com tudo ao invés de consertar, sendo que era só fazer rollback…

É um pouco complicado porque tem alguns conceitos novos que precisam ser entendidos, como um subvolume que não é igual uma pasta, embora pareça ser. Porém vale muito a pena fazer o processo porque, dependendo de como vc configure os snapshots, consegue ‘recuperar’ arquivos modificados dentro de alguns dias.

Recomendo meu próprio tutorial para você entender como os subvolumes funcionam:

Depois que entender, tem um para entender os snapshots:

A partir daí você já deve conseguir passar boas informações pro @Thiago12 , entendendo o que está fazendo.

1 curtida