Divulguei aqui no forum, sobre a proposta (que foi recusada) de habilitar o Flathub completo nos repositórios de terceiros no Fedora. A proposta foi recusada, mas continua vivo o objetivo de promover Flatpak’s no Fedora, seja do repo Flathub ou do próprio Fedora, o que gera mais desafios de UX / legais para o projeto.
Hoje Christian Schaller diretor de desktop pela RedHat e envolvido com vários projetos como: GNOME, Gstreamer, Pipewire e Fedora. Publicou em seu blog, uma atualização geral sobre o Fedora Workstation.
Ele fala sobre os desafios dos devs da RedHat e outros projetos em modernizar e aprimorar o Linux desktop com novas (algumas nem tanto) tecnologias como: pipewire, flatpak, HDR entre outros.
Embora hajam algumas ressalvas quanto à curadoria dos softwares, eu acredito que o Flathub já esteja em um patamar onde isso não é mais uma real preocupação. Há tempos não vejo um flatpak de lá mal feito ou causando problemas. Além disso, formatos universais de empacotamento são sempre bem-vindos. Talvez, quem sabe, algumas das desenvolvedoras que não portam versões de suas ferramentas para Linux por causa da fragmentação tenham uma alternativa para resolver o problema.
Tomara que não faça como o Ubuntu e snap, que te obriga a utilizar arquivos snap ao ponto de criar um pacote fake no apt para impedir a instalação do pacote por leigo.
Ex:
Firefox, para usar a versão .deb:
remover a versão snap
remover a versão fake no apt
adicionar o repositório da mozzila
criar um fix ppa priority para impedir que o arquivo fake volte
Duvido muito que façam isso… acho mais provável eles deixarem de empacotar alguns apps em .rpm no futuro, aqueles app’s que não tem mais cabimento manterem, exemplo: GIMP. Que é mantido pelo upstream via Flatpak (eu seria a favor disso). Mesmo assim, ainda é difícil disso acontecer, a comunidade Fedora é mais conservadora do que parece…