Conheça as principais novidades do Fedora 40 apresentadas em sua primeira beta e saiba se esta será a próxima distro que você estará em seu computador!
Já jogaram os delta rpms no mato?
Bem lembrado! Segundo o ChangeSet, a produção dos Delta RPM foi parada e o suporte desabilitado por padrão nas configurações do DNF / DNF5.
Uma dúvida de iniciante, estou no Fedora 39, quando sair o 40 vou precisar formatar e reinstalar, ou é tudo automático fazendo um dnf update?
E outra dúvida, se eu instalo o beta, quando lançar a versão final ele já atualiza sozinho pra versão “stable”, ou teria que formatar novamente?
O upgrade de versão é diferente das meras atualizações regulares.
Por exemplo, para fazer upgrade do Fedora 31 para 32:
# dnf upgrade --refresh
# dnf install dnf-plugin-system-upgrade
# dnf system-upgrade download --releasever=32
# dnf system-upgrade reboot
O primeiro passo é atualizar sua instalação existente.
No segundo passo, instalar o dnf-plugin-system-upgrade
.
No terceiro passo, fazer o download de todos os pacotes do upgrade. – Observe o parâmetro --releasever=32
– indicando a “versão-release” para a qual você vai fazer upgrade.
Até aí, você pode se distrair navegando, lendo um livro, escrevendo um texto etc.
No quarto passo, você manda reiniciar e aplicar o upgrade de versão do Fedora. – Isso vai ocorrer fora de qualquer DE. – Você vai ver a aplicação do upgrade na “tela preta”. – Só no final, volta a carregar o Fedora com seu DE.
No meu PC atual, fiz esses upgrades do 31 até o 39 – sempre sem qualquer problema.
Fiz um relato aqui. – Ignore a parte final, sobre Chromium e Gimp, que não sei se ainda têm validade nos dias atuais.
Nunca instalei nenhum Beta do Fedora. – Esperemos o que os colegas têm a dizer.
Quando sair o 40, atualize para obter ultimos recursos, melhorias de desempenho e estabilidade!