Fedora 34 lançado, confira as novidades!

Fedora 34 lançado, confira as novidades! - Diolinux

O Fedora 34 acabou de ser lançado e além do novo GNOME 40, temos várias melhorias no “motor” do sistema, confira algumas delas!

10 curtidas

Hora de dar fim em minha instalação do 33. Fedora mais uma vez chegando com os dois pés na porta.

no fedora, quando nao está tocando nenhum som eu ouço um “flickering” nos fones de ouvido, é chato kk

Estou com vontade de usar o Fedora 34. Vai ter um tutorial: o que fazer depois de instalar o Fedora 34?

2 curtidas

Para quem não conhece a versão emergente no Fedora, o Silverblue (meu sistema de uso diário)

7 curtidas

Venho acompanhando o desenvolvimento do Fedora 34 com os betas em VM e gostei muito do Gnome 40, a DE aparenta estar mais otimizado e leve além de bem mais pratico de usar.

Algo curioso aconteceu comigo, ao utilizar o Fedora com Gnome 40 e não senti falta do Dash to Dock e passei a usar mais o menu atividades, voltando para o Gnome 3 já estava achando estranho a Dash to Dock fixa então eu o desativei no Ubuntu usando o gnome padrão.

Eu ainda não pretendo migrar, uma pena não ter chegado ao Debian 11.

2 curtidas

Acho que dá pra colocar na lista…

2 curtidas

Instalei agora pouco! Ativei o RPM Fusion para instalar o Nvidia-Legacy para a minha Fermi. E rapaz está top demais, os unicos problemas foram q recebi uma mensagem de erro do Gnome Weader no App de Report, e o gnome-shell morreu, mas passa bem, ele subiu novamente depois de travar…
Troquei o Ubuntu 21.04 por ele na minha maquina secundária, vamos ver se a minha familia vai ter problemas querendo instalar .deb em terras de .rpm kkk.

3 curtidas

Acabei de instalar o Fedora 34 no meu pc, ainda não presenciei nenhum bug ou crash

1 curtida

O Fedora 34 com KDE está bom?

Na prática, essas implementações do melhor gerenciamento de memória e o Pipewire, ajudam em que?

"Pipewire

O PipeWire foi projetado para ser compatível com o PulseAudio e o Jack, portanto, os aplicativos geralmente devem funcionar como antes. Também trabalhamos com o Firefox e o Chrome para garantir que funcionem bem com o PipeWire. O suporte para PipeWire também estará disponível em breve no OBS Studio, então, se você é um podcaster, nós o ajudamos.

O PipeWire teve uma recepção muito positiva da comunidade de áudio profissional. É prudente dizer que pode haver aplicativos de áudio profissional que não funcionarão 100% desde o primeiro dia, mas estamos recebendo um fluxo constante de relatórios de teste e patches, que usaremos para continuar a experiência PipeWire de áudio profissional durante o ciclo de vida da estação de trabalho 34 do Fedora.

Wayland

Espera-se que o suporte para rodar o Wayland em cima do driver proprietário da NVIDIA seja resolvido dentro da vida útil da estação de trabalho 34 do Fedora. Já existe suporte para executar um cliente Wayland puro no driver NVIDIA. No entanto, atualmente falta suporte para a camada de compatibilidade do Xwayland, que é usada por muitos aplicativos. É por isso que o Fedora ainda usa o padrão X.Org quando você instala o driver NVIDIA.

Estamos trabalhando com a NVIDIA para garantir que o Xwayland funcione no Fedora com a aceleração de hardware da NVIDIA.

Btrfs
Com o Fedora 34, novas instalações de estação de trabalho agora usam compactação transparente Btrfs por padrão. Isso economiza espaço em disco significativo em comparação com Btrfs não compactado, geralmente na faixa de 20-40%. Ele também aumenta a vida útil de SSDs e outras mídias flash."

6 curtidas

A mão tá coçando para instalar…

Não acho que irei resistir :joy:

Instalei aqui. Já estava usando o Beta, mas preferi instalar do zero.
A experiência do Gnome 40 com notebooks está fantástica!
Vários gestos no touchpad interagindo com o sistema.
3 dedos para cima e você tem a dock à disposição.
3 dedos para esquerda ou direita para mudar o ambiente de trabalho.
Muito fluido.

3 curtidas

Instalei no meu notebook de testes, é um i5 de 4° geração com 4Gb de RAM ou seja, beemm fraquinho e está rodando 100%, zero travamento.

Só tive um bug muito doido, percebi que estava esquentando de mais o notebook, quando fui ver a temperatura estava batendo absurdos 90°C e reparei que o cooler simplesmente estava desligado, fiquei bastante assustado. Eu reiniciei e voltou ao normal, nunca tinha visto isso na vida.

1 curtida

Um bug irritante aqui, outro ali mas sem dúvida é o MELHOR fedora que eu já usei. Eu to gostando muito do que eu to vendo e da minha experiencia de uso. Vou deixar o ubuntu de lado por enquanto porque o fedora esta muito bom. :ok_hand:

Vai na fé amigo. O negocio ta bom. Pode ir.

1 curtida

Eu já tinha instalado o Fedora no meu PC, mas apenas a título de curiosidade. Meus SOs de trabalho são Manjaro e Windows.

Hoje fiz o upgrade para a versão 34, especialmente para ver como ficou o Gnome 40, já que o Manjaro ainda não está completamente atualizado.

Minha impressão foi positiva mas uma coisa eu não consigo entender: por que não abrir as configurações da dock para pelo menos 3 configurações (posição, tamanho do ícone e visibilidade)? Nem de longe eu curti esse negócio de clicar em atividades para acessar meus aplicativos favoritados na dock. Isso deveria ser configurável.

Agora, o que antes era ansiedade para o Manjaro soltar logo as atualizações finais do Gnome 40, virou preocupação.

Sei que vai ter extensão para configurar estes comportamentos e tals, mas acho que esse tipo de configuração básica deveria ser uma opção nativa.

Na minha opinião, são coisas como essas que acabam afastando usuários leigos de distros Linux. Algo tão básico, o cara vai ter que pesquisar nas internets, instalar extensão, configurar no meio de um monte de opções da extensão. Quando tudo poderia ser resolvido de maneira muito mais simples.

2 curtidas

Mas é assim no gnome 3 também, basta usar a tecla Super que você terá acesso ao menu atividades e o apps favoritados na dock.

Eu sei. Mas estou reclamando exatamente disso. No Manjaro, pelo menos, a extensão Dash to Dock já veio instalada por padrão, o que adianta um passo, embora todas as outras críticas continuem válidas, na minha opinião.

Em outros SOs que não usam o Gnome (lembrando aqui do Elementary, que foi meu SO de trabalho por uns meses), a dock tá ali visível.

Como falei, isso é questão de preferência. E imagino que deve ser tão comum que não custaria nada colocar isso configurável nativamente.

2 curtidas

Eu entendo, mas creio que isso é questão de costume também, eu pelo menos me acostumei com o gnome assim com dock escondida e trabalho mais confortável desta forma.

Dash to Dock deve chegar logo para Gnome 40.

2 curtidas