O Projeto Fedora anunciou nesta terça-feira (29), a Beta do Fedora 33 e que conta com algumas novidades, que mencionamos neste post de julho deste ano (2020).
Em um postagem no FedoraMaganize, feita pelo Leader Matthew Miller, ele comenta que essa versão Beta é mais um passo para o lançamento marcado para o final de outubro de 2020.
Sobre a maior mudança, que é do EXT4 para o BTRFS, Miller faz o seguinte comentário:
“O BTRFS oferece alguns recursos realmente atraentes para os usuários, incluindo uma compactação “transparente” e cópia na escrita. Para o Fedora 33, estamos padronizando apenas os recursos básicos do BTRFS, mas construiremos o conjunto de recursos padrão para incluir mais novidades em versões futuras.”
Além do BTRF, o Fedora virá com o GNOME 3.38 e o Kernel na versão 5.8, e também virá com um melhor gerenciamento térmico e de desempenho máximo em CPUs Intel, incluindo o thermald na instalação padrão.
Essas novidades estarão presentes em todas as spins oficias, incluindo Fedora Workstation (GNOME), Fedora KDE, Fedora Xfce, Fedora LXQt, Fedora MATE-Compiz, Fedora Cinnamon, Fedora LXDE e Fedora SoaS (Sugar on a Stick).
Outra novidade, é que agora o Fedora IoT é uma edição oficial do projeto, versão essa voltada para “edge devices” e é baseado na tecnologia ostree.
Para conferir o anuncio completo, basta acessá-lo aqui. O download da versão Workstation (GNOME) é através deste link e das Spins através deste outro link.
Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS