Fazendo Dongle USB Bluetooh funcionar no Linux ou dicas de dispositivos compatíveis

Recentemente comprei um desses adaptadores usb bluetooth, desses barantinhos, pra usar no Linux Mint 19.3, achei que funcionaria sem problemas, mas não consegui fazer funcionar, o sistema aparentemente detecta adaptador, mas quando tento fazer a conexão com algum dispositivo ele só fica procurando e nunca acha nenhum outro dispositivo.

Vocês podem indicar algum modelo que funcione ?

Eu tenho um CSR 4.0 que funciona bem kkk comprado no ML Captura de tela_2020-01-23_16-15-03
Mas acontece alguns bugs(tipo essa procura infinita) caso eu desative as correções da Intel(somente no Ubuntu)

2 Curtidas

O meu é extamente desse. Não sei, mas li que parece que existe uma incompatibilidade com esses adaptadores, o chip é clonado ai não funcionaria devido a uma verificação no número do chip.

3 Curtidas

Como vc resolveu? O meu é esse e está dando exatamente este problema.

Conseguiu resolver?

Não resolvi, até hoje não funciona :sweat_smile:

1 Curtida

Se vc tiver usando o mint e trocar o blueberry pelo blueman, no repositório vc encontra ambos mas o problema tá no mint mesmo… Já no Ubuntu não dá nenhum tipo de problema

1 Curtida

To com esse problema no PC do meu sogro. Acabei de achar um tutorial aqui e vou testar amanhã.

Eu estava com o mint lá. troquei para o Ubuntu e continuou. Amanhã eu volto lá e vou tentar alguma solução.

Como disse, na época pelo que pesquisei era algo relacionado ao próprio kernel Linux que não aceitava alguns desses dongles USB Bluetooth “piratas”, tinha algum tipo de verificação, ou algo que faz com que eles não sejam compativeis com a implementação de Bluetooth do Linux.

Testei várias distros, com diferentes versões de Kernel e com diferentes gereciadores de Bluetooth e não funcionou. Mas se conseguir fazer funcionar poste aqui, vai me ajudar e a outros também.

1 Curtida

Sim. Vou testar amanhã e te falo. Mas hoje vc está usando qual?

Nenhum, no momento não tenho tanta necessidade de usar bluetooth no computador.

1 Curtida

Até hoje não vi um bluetooth que não funfe no linux. antes de concluir que seja problema dele, use uma distro no pendrive usb e faça a conexão. qdo tem esses problemas, é do app que gerencia o pareamento.

Pra quem tiver interesse existem threads no Bugzilla e no Github que acredito que tenha a ver com o problema:


GitHub - Fix for CSR Dongle 0a12:0001 ID 0a12:0001 Cambridge Silicon Radio, Ltd Bluetooth **
**Dongle (HCI mode)

Foi feito um patch no Kernel em que aparentemente funcionava na versão 5.7, o patch foi incorporado ao Kernel a partir da versão 5.8, mas parece que houve alguma regressão e mais uma vez não está funcionando corretamente. Recomendo tentar alguma distro que tenha o Kernel 5.8 em diante para ver se funciona. No Link do github mostram alguns truques que pode fazer com que funcione.

Esse link do askubuntu também tem algumas dicas:

1 Curtida

Amigo. Realmente o problema era esse dongle pirata da china. Comprei um oraco bta-403 original e funcionou de boa.

Estou pensando em comprar um Orico 508 pq tem o bluetooth 5.0, vc acha que vai funcionar no Linux?

Não sei, teria que ver se alguém já testou. O fabricante diz suportar apenas Windows 7/8/10, mas apesar disso, como muitos outros dipositvos pode funcioanar perfeitamente no Linux.

Edit: O chip que ele usa o Realtek RTL8761B tem suporte pra Linux a partir do Kernel 5.8, mas ainda talvez seja necessário testar ou fazer alguns ajustes para funcionar:

https://linuxreviews.org/Realtek_RTL8761B

Depende. Ouvi falar que só em um kernel mais atual. Não lembro qual a versão, mais o Ubuntu 20.04 creio que não.

Comprei um Orico 508 sem pesquisar. Funciona no Windows (que uso pra jogar), mas ainda não consegui fazer funcionar no Linux (que uso pra trabalhar). Foi pesquisando sobre isso que cheguei aqui.

Tenho também o Orico 403 que funciona em ambos os sistemas operacionais.

Update: acabei de atualizar o kernel do meu ubuntu 20.04 de 5.8.0 para 5.11.0 e isso ainda não me permite usar o dongle.

Pelo que tinha pesquisado, uma solução encontrada pra funcionar é baixar o firmware do chip Realtek RTL8761B, tem um link no AUR pra download em Sources:

https://aur.archlinux.org/packages/rtl8761b-fw/

Depois seria necessário copiar o arquivo do firmware para /lib/firmware/rtl_bt para funcionar. Tem esse link com um tutorial:

Você já tentou fazer isso ?