Recentemente comprei um desses adaptadores usb bluetooth, desses barantinhos, pra usar no Linux Mint 19.3, achei que funcionaria sem problemas, mas não consegui fazer funcionar, o sistema aparentemente detecta adaptador, mas quando tento fazer a conexão com algum dispositivo ele só fica procurando e nunca acha nenhum outro dispositivo.
Eu tenho um CSR 4.0 que funciona bem kkk comprado no ML
Mas acontece alguns bugs(tipo essa procura infinita) caso eu desative as correções da Intel(somente no Ubuntu)
O meu é extamente desse. Não sei, mas li que parece que existe uma incompatibilidade com esses adaptadores, o chip é clonado ai não funcionaria devido a uma verificação no número do chip.
Se vc tiver usando o mint e trocar o blueberry pelo blueman, no repositório vc encontra ambos mas o problema tá no mint mesmo… Já no Ubuntu não dá nenhum tipo de problema
Como disse, na época pelo que pesquisei era algo relacionado ao próprio kernel Linux que não aceitava alguns desses dongles USB Bluetooth “piratas”, tinha algum tipo de verificação, ou algo que faz com que eles não sejam compativeis com a implementação de Bluetooth do Linux.
Testei várias distros, com diferentes versões de Kernel e com diferentes gereciadores de Bluetooth e não funcionou. Mas se conseguir fazer funcionar poste aqui, vai me ajudar e a outros também.
Até hoje não vi um bluetooth que não funfe no linux. antes de concluir que seja problema dele, use uma distro no pendrive usb e faça a conexão. qdo tem esses problemas, é do app que gerencia o pareamento.
Foi feito um patch no Kernel em que aparentemente funcionava na versão 5.7, o patch foi incorporado ao Kernel a partir da versão 5.8, mas parece que houve alguma regressão e mais uma vez não está funcionando corretamente. Recomendo tentar alguma distro que tenha o Kernel 5.8 em diante para ver se funciona. No Link do github mostram alguns truques que pode fazer com que funcione.
Não sei, teria que ver se alguém já testou. O fabricante diz suportar apenas Windows 7/8/10, mas apesar disso, como muitos outros dipositvos pode funcioanar perfeitamente no Linux.
Edit: O chip que ele usa o Realtek RTL8761B tem suporte pra Linux a partir do Kernel 5.8, mas ainda talvez seja necessário testar ou fazer alguns ajustes para funcionar:
Comprei um Orico 508 sem pesquisar. Funciona no Windows (que uso pra jogar), mas ainda não consegui fazer funcionar no Linux (que uso pra trabalhar). Foi pesquisando sobre isso que cheguei aqui.
Tenho também o Orico 403 que funciona em ambos os sistemas operacionais.
Update: acabei de atualizar o kernel do meu ubuntu 20.04 de 5.8.0 para 5.11.0 e isso ainda não me permite usar o dongle.
Pelo que tinha pesquisado, uma solução encontrada pra funcionar é baixar o firmware do chip Realtek RTL8761B, tem um link no AUR pra download em Sources: