Fazendo Dongle USB Bluetooh funcionar no Linux ou dicas de dispositivos compatíveis

Você que não sabe usar, configurar.
Eu uso esse tal “Cambridge Silicon Radio, Ltd Bluetooth Dongle (HCI mode)” e esta perfeito no Lubuntu 16.04 LTS.
Kernel 4.4.

Talvez n funcione no kernel q ele está usando. Seja mais compreensivo.

Ai seria não esta sabendo configurar, eu já não escreve isso?
Quando eu fui configurar a primeira vez, eu fiquei um tempo lendo, eu não consegue sem ler artigos de como fazer.

O tópico deveria ter cido aberto de, como fazer, configurar.
E não sobre um modelo que funcione.

Por favor, me explique como configurar então, agradeceria muito! Ajudaria a mim e outras pessoas que podem ter essa dificuldade também!

E o Lubuntu pode já ter os firmware já instalado do bluetooth.
A minha home quebro com uma queda de energia agora então eu estou pela LiveDVD.
Eu vou ver se eu lembro como eu fiz habilitando no Lubuntu live.

Abre outro tópico de como configurar o bluetooth.
Basicamente esse tópico é de quais bluetooth USB funciona no Linux.

Então você crio o tópico? eu não estou achando.
Posta o link ai.

Ainda não criei outro tópico. Mas se verificar minha postagem inicial apenas pedi dicas mesmo de algum dongle usb bluetooth que funcionasse no Linux, mas a conversa do tópico foi evoluindo para essa questão de configurações e funcionamento. O tópico já reúne algumas informações que na minha opinião podem ser úteis para outras pessoas, não sei se seria interessante fragmentar isso.

Talvez fosse mais interessante mudar o título do tópico para algo como “Fazendo Dongle USB Bluetooh funcionar no Linux ou dicas de dispositivos compatíveis”. Não tenho, aparentemente, mais o poder de mudar o título do tópico, mas acho que @thespation ou o @Dio podem fazer isso. Será que vocês poderiam mudar o título do tópico por favor ?

Sobre o Dongle que eu tenho aqui, com o lançamento do Gnome 40, fiquei com vontade de testar, então baixei uma ISO do Fedora 34 que vem com o Kernel 5.11, pra minha surpresa o dongle bluetooth funcionou, precisei ligar e desligar o bluetooth pra ele achar outros dispositivos, mas depois disso ele achou e consegui conectar meu celular e um fone de ouvido através dele. Pra ter certeza de que se tratava do Kernel subi uma VM do Ubuntu 20.04 e instalei manualmente o Kernel 5.11 e funcionou também. Diante disso acredito que seja uma questão do Kernel mesmo, dentro de alguns meses a versão LTS do Ubuntu deve receber o Kernel 5.11 ou superior com o lançamento da versão 20.04.3 e finalmente teria suporte para o meu dongle.

Mas @aguamole se você tem alguma dica de como fazer funcionar, por favor, poste aqui, não vejo necessidade da criação de um novo tópico, ainda mais agora que tem um kernel funcionando com o meu dispositivo.

1 curtida

Se a pessoa n tiver comprado um dongle muito exótico a maioria deve funcionar plug and play (pelo menos no Ubuntu).

Eu já expliquei que não é o kernel é o firmware.
É só plugar instalar o firmware e usar.
No Lubuntu já vem instalado, eu não posso sair testando distro por distro para fazer uma listinha de quais vem com o firmware instalado.
Só se o seu é diferente do meu.

Ai usa o Blueman-manager para manipular.

Indique o nome do firmware para que eu posso procurar então, por favor. Não precisa testar nada nem fazer listinha, não te pedi isso.

Até baixei o Lubuntu 16.04 pra testar, mas não funcionou. Baixei o Ubuntu 16.04 também e também não funcionou.

Então o seu deve ser diferente do meu, precisei fazer nada.
O meu é assim:

              *-usb:1
                   descrição: Interface sem fio bluetooth
                   produto: Bluetooth Dongle (HCI mode)
                   fabricante: Cambridge Silicon Radio, Ltd
                   ID físico: 8
                   informações do barramento: usb@1:8
                   versão: 31.64
                   capacidades: bluetooth usb-2.00
                   configuração: driver=btusb speed=12Mbit/s

O driver é “btusb” eu não sei como checar de que pacote esse driver pertence.
Então fui no manual do APT e procurei o comando a usar para saber de que pacote esse driver pertence.
E ai deu que é o pacote: linux-modules-extra
Então para saber de que pacote o btusb pertence no meu sistema eu usei o DPKG e deu:

$ dpkg -L linux-modules-extra-4.4.0-206-generic | grep btusb
/lib/modules/4.4.0-206-generic/kernel/drivers/bluetooth/btusb.ko

Muito obrigado! Vou verificar aqui, talvez tenha como fazer funcionar até o kernel 5.11 chegar oficialmente no Ubuntu 20.04. Poderia instalar manualmente, mas preciso de um sistema estável não da pra correr riscos.

Boa tarde qual marca vc comprou ?

Estou acompanhando este tópico faz tempo, estou querendo comprar um com blutooth 5.0, afinal quais funcionam no kernel 5.11 +.

Ja vou avisar nao compre mais baratos porque existe modelo chip pirata chines sistema nao reconhece corretamente unico alternativa encontrei ate agora foi um patch porem passo a passo nao funcionou outro kernel diferente do 5.4. Se ler este tropico unico modelo alguem confirmou e o orico bta-403 ate estou pesquisando.

https://www.reddit.com/r/AnnePro/comments/e76ij8/csr_40_bluetooth_dongle_on_linux/

O meu também é o “Cambridge Silicon Radio, Ltd Bluetooth Dongle (HCI mode)”. O Ubuntu 20.04.2 reconheceu de primeira. Estou usando para conectar o teclado e o mouse.
No Manjaro também estava funcionando perfeitamente.
Quando comprei lembro que era um dos modelos mais vendidos no Mercadolivre. Isso deve fazer uns dois anos.

Se ajudar, aqui está a embalagem dele:
Seleção_001

Agora estou com o oraco bta-403. Mas comprei o original mesmo. Funciona de boa.

Comprei um Orico BTA-508 e conseguir encontrar como fazê-lo funcionar no Linux. Aproveitei para criar este mini-review com as dicas para instalação.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Depois de não conseguir instalar esse adaptador falsificado da Cambridge Silicon Radio que só funciona no Windows , comprei esse Orico BTA-508 , consegui instalar no Xubuntu seguindo as instruções que foram aqui postadas .
Porém estou com uma dúvida , estou achando que o sinal está muito fraco , segundo o Blueman applet 2.0.2 a conexão bluetooth conectado está mostrando :

Connected

39% sub sinal (sub optimal )

link quality 10%

transmit power level 50% (optimal)

Dúvidas :

1 - É assim mesmo ? Sou leigo no assunto . E acho que o sinal está fraco pois tem vezes que eu me afasto uns 2 metros e já começa a “picotar” o som .

2 - Outra dúvida , se o Dongle Cambridge funciona no Windows , teoricamente já não seria meio caminho andado para um driver ou firmware linux ? Pesquisei em outros fóruns e não tem uma solução definitiva . Parece que vai demorar ou até mesmo vão ignorar isso .

Também reparei nessas estatísticas, mas percebi que elas não mudam nunca aqui para mim. Então, não tenho certeza se influencia em algo.

O desempenho do adaptador em um sistema não serve de parâmetro para o outro, tem muitas variáveis diferentes entre os dois ambientes.

:vulcan_salute: