Faz sentido criar partições de boot e swap em máquina virtual?

Olá a todos! Então, para tentar me curar da síndrome dos SDA’s, estou instalando algumas distros em Máquina Virtual (MV) para testar. Queria saber se em MV é interessante/melhor fazer a instalação customizada, definindo as partições ‘bonitinhas’ (swap, /boot, /, /home), ou deixo a cargo do instalador fazer o serviço?

Eu sempre customizo minhas instalações ‘reais’, mas em MV não sei se faz sentido.

Sei que independente da escolha, vai rodar igual, pq já fiz uns testes, mas gostaria de saber se tem alguma diferença de desempenho ao longo do tempo.

PS.: Estou fazendo as MV no Windows, no VMware.

Valeu!

1 curtida

Oi, tudo bem? :slight_smile:

Acho que até nas máquinas reais, a menos que você tenha um motivo, dá para deixar a encargo do instalador, geralmente os desenvolvedores criaram uma forma de fazer as coisas que consideranda eficiente e segura para cada caso, algumas distros te estimulam a fazer diferente, então, depende do caso.

Para uma VM, depende um pouco da finalidade, se você vai virtualizar um sistema para produção, pode tratar ele como se fosse uma sistema normal efetivamente, criando as coisas conforme a necessidade. SWAP mesmo pode ser tratado como partição ou arquivo, e cada qual tem vantagens e desvantagens.

Se a ideia é usar a VM só para testar o sistema, pode deixar tudo no padrão mesmo, já que vai te tomar menos tempo na instalação.

4 curtidas

Shoooww! Valeu pela resposta. Estava lendo e vendo uns vídeos do canal principalmente sobre memória SWAP. Bem, a conclusão é de que não há um consenso, e sim bom senso…kkkk.

Bem, o Linux ultimamente dá mesmo vontade de usar, comparando com os tempos ‘idos’ do início dos anos 2000, quando tive minha primeira experiência.

Minha ideia é ir testando distros até achar a do ‘coração’ !!! É extremamente viciante esse negócio de instalar sistema, mudar configuração e por aí vai. No momento, tenho dois PCs e dois Notes, e estou organizando cada um deles, com diferentes distros:

• PC principal: Windows 10 e Ubuntu
  • PC ressuscitado (doação de um amigo); pretendo colocar duas distros em um SSD de 120Gb (Pop!_OS e alguma distro com KDE)
  • Note principal (Win10 e ElementaryOS)
  • Note dois (herança de uma amiga!): dois HDs pequenos, um com Lubuntu e outro com o Xu’xubuntu, que troco quando me dá na telha.

Outras distros vou testar em máquina virtual.

1 curtida

Eu criei um conteúdo sobre Swap há algum tempo também, se não assistiu ainda, dá uma conferidinha depois :slight_smile:

Pode ajudar a entender ainda mais.

1 curtida

Sim, esse eu assisti hoje pela manhã. Me ajudou muito. Valeu @Dio .

2 curtidas

Como o Dio falou para teste não há necessidade de mudar muito, para produção eu costumo usar o Proxmox para virtualização, e geralmente faço passthrough para um disco/ssd físico do /home ou do /srv.

Exemplo de como fica:

Nesse caso é o TrueNAS na minha rede doméstica, mas é parecido, inclusive com passthrough dá até para fazer RAID.

Valeu pela dica @daniloancilotto. Algumas coisas são meio nebulosas pra mim ainda no Linux, como o conceito de ‘passthrough’, mas é uma ótima oportunidade de aprender. Se puderes me dar alguma dica de site a respeito, te agradeço…

Acho que deveriam criar uma categoria (re)iniciante no Linux, pois estou um pouco desatualizado…mas como a ideia é ir me libertando (aos poucos…e sem trauma!) do Windows, vale ir atrás.

Valeu!

No wiki oficial deles tem explicando como fazer o passthrough dos discos, é bem fácil até, tava pensando em fazer um vídeo tutorial explicando na prática, quando eu fizer te aviso.

https://pve.proxmox.com/wiki/Passthrough_Physical_Disk_to_Virtual_Machine_(VM)

1 curtida

É legal saber sobre isso porque virtualização é o futuro, aqui em casa só tenho uma máquina razoável como servidor e virtualizo todo o resto, até o roteador. Minha REDE DOMÉSTICA com PROXMOX, pfSense, Pi-hole e TrueNAS - YouTube

Muito legal o vídeo @daniloancilotto. Vi que preciso aprender muita coisa nova nesse mundo Linux.

Aproveitando tua boa vontade, o Proxmox abre máquinas do VMWare? Eu tenho algumas que fiz no Windows que gostaria de usar. Se não abre, qual outro programa tu indica?

Já li sobre o VirtualBox, mas parece meio ultrapassado, embora pelo que vi, ele abre arquivos VMware.

Valeu!!

1 curtida

Olha eu nunca fiz isso, mas achei no wiki deles, e parece que tem como converter sim do VMWare. Migration of servers to Proxmox VE - Proxmox VE

Na minha máquina eu costumo usar o VirtualBox mesmo, mas é para coisas simples como testar uma distro nova, não fico muito tempo com ela ligada.

Beleza, eu instalei ontem o VirtualBox e o VMware no meu Ubuntu. O mais incrível é que uma das máquinas que criei no VMWare no Windows, abriu somente no VirtualBox. Eu fiz alguma ‘cáca’ e ela bugou. O VMware não abriu uma máquina criada no próprio VMWare, mas o VitualBox abriu…vai entender…

De qualquer forma, estou testando os dois pra ver qual o melhor desempenho. O gargalo é que meu PC é fraquinho mesmo. Pentium dual core, logo 1 core pra cada…estou com receio de fritar meu processador. Por sorte, abri o gerenciador de desempenho e vi que o Linux fica trocando de processador o tempo todo pra não sobrecarregar um dos núcleos, mas um deles sempre está nos 100%. Enfim, agora é testar…

Valeu pelas dicas mais uma vez.

1 curtida

Opa imagina, fico feliz em poder ajudar, no que precisar estamos aí. Uma coisa que estava esquecendo da para usar o QEMU/KVM e Virt Manager no Linux, é mais performático e da menos problemas, eu pretendo em breve abandonar o VirtualBox e usar apenas o Virt Manager.

Migrei hoje do VirtualBox para o Virt-Manager.

Grande dica @daniloancilotto , já assisti teu vídeo. Muito bom!!!

Como estou em fases de testes, vou instalar o Virt-Manager também.
Acredito que seja possível converter o formato do VMware (vmdk) para qcow2, de boa.
Vou tentar e se não conseguir, vou te incomodar…kkk

Valeu!

1 curtida

Opa que ótimo que gostou, estou usando aqui e achei a performance muito melhor, achei a integração melhor quer o VirtualBox tbm, funcionou certinho arrastar arquivos para dentro da VM.

Da certo converter sim, só mudar onde está -f vdi para -f vmdk. :wink:

1 curtida

Oi meu caro @daniloancilotto , boa noite! Deu tudo certo com a instalação do virt-manager e conversão de vmdk para qcow2. No entanto, estou tendo um problema de acesso ao disco quanto tento criar a máquina virtual. Imagino que seja por conta das permissões de leitura e gravação, pois estou usando HD externo.

Tem um jeito fácil de corrigir isso?
Vc já teve algum problema semelhante?

Valeu!!!

1 curtida

O Linus Torvalds escreveu um email semana passada a respeito de um bug no kernel 5.12-rc1 que afeta os swap files. E ele aproveita e dá uma lição sobre swap. O que ele fala eh que as distros deveriam criar uma partição swap por padrão, pq as partições de swap são mais rápidas que arquivos de swap e seria a forma tradicional de instalar os sistemas operacionais. Não sei se em uma VM uma partição swap seria mais rápida, porém com certeza a menos que tu instale o kernel 5.12-rc1-dontuse pode-se fazer como preferir…

3 curtidas

Desculpa a demora para responder, basicamente precisa dar permissão total ao arquivo, cada DE tem uma maneira para fazer clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo e dando as permissões, porém se quiser pelo terminar o comando é:

sudo chmod 777 /caminho/do/arquivo.qcow2

Note que vai dar permissão total ao arquivo para qualquer pessoa modificar, que acho que é sua intenção, se não for essa a intenção defina o seu usuário como proprietário do arquivo e deixe as permissões mais restritivas.

Se quiser ver fiz outro vídeo adicionando algumas informações que esqueci no anterior.

Uma coisa que eu não gosto no Virt-Manager é o desempenho gráfico que no Vbox é muito superior.

1 curtida