Durante a instalação, não somente do Biglinux como também de outras distros, tais quais Mint, Ubuntu, Zorin, Pop-Os, Fedora, Opensuse… Ao final da instalação me ocorre o erro “Falha na instalação do carregador de inicialização”. Ja tentei particionamento avançado, formatei o SSD para deixar apenas com o linux entre outras coisas e nada resolve.
Você está usando a inicialização em modo UEFI? Se sim:
- Talvez seja um bug na BIOS que impede a criação de uma nova entrada, ou seja, nenhum sistema conseguirá se instalar. Se for o bug do efivars, eu já expliquei aqui.
- Um detalhe interessante é que a instalação já terminou, faltou apenas o inicializador. Durante o boot, selecione a opção “Detect efi bootloaders” e vai aparecer uma lista. Possivelmente vc já consiga iniciar o sistema por ali.
Se vc está usando o modo de boot MBR (acredito que não é o caso), então no particionamento faltou criar uma partição de inicialização BIOS, que é do tipo bios_grub.
Primeiramente muito obrigado pela explanação. Como você disse, o sistema foi instalado e só faltou o inicializador, conseguindo assim acessá-lo pela opção: “Detect efi bootloaders”, no entanto eu gostaria de acessar via grub, pois é um dual boot. Olhei o problema do efivars e não está cheio e tentei reinstalar e adicionar a entrada, mas não consegui.
No sistema, abra uma janela de terminal e atualize o grub com o comando
sudo update-grub
Se não houve erros, então reinicie sem o pendrive e deve estar resolvido.
Se houver erros, mande a saída dos comandos anterior, juntamente com a saída dos comandos:
mount
sudo blkid
Mais uma vez, muito obrigado pelo auxílio.
Desta vez, finalmente consegui que funcionasse da maneira esperada em dual boot o Ubuntu 24.04 lts e W11.
Baixei as imagens do Ubuntu 24.04 lts, W11 e Gparted. Gravei ambos em um pendrive através do Ventoy. Formatei e particionei o SSD através da live cd do Gparted para fazer o dual boot. Instalei o Ubuntu, no entanto deu um erro de grub ao final, abri o Ubuntu em modo live, baixei o boot repair que reparou o boot e grub. Em seguida instalei o W11 e por fim através do Ubuntu fiz o sudo update-grub e tudo ficou nos conformes, aparecendo para escolher qual sistema operacional irei usar ao ligar o notebook.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.