Amigo, serei sincero contigo, e rápido: existe muita coisa no Linux que no final, é irrelevante se você é um usuário comum, e as pessoas gostam de fixar nesses detalhes quando provavelmente a maioria deles não depende de nada que outros filesystems venham a trazer. É perda de tempo, discussão desnecessária. Falar sobre código, fazer tarefas com o computador e fazer as coisas acontecerem é muito mais interessante do que ficar preocupado em qual o melhor sistema de arquivos. Tipo, pra que raios ter essa preocupação, namoral?
Dito, isso…
Existem diferenças entre eles, mas nem tudo é questão de melhor ou pior. Existem sistemas de arquivos onde o foco dele é fazer o que um sistema de arquivos faz, e nada mais. Outros são pra sistemas onde existem muitos arquivos pequenos sendo transferidos, criados e editados, e é otimizado para isso. Outros são para arquivos muito grandes. A não ser que você faça isso toda hora com sua máquina, em uma escala empresarial ou ao mínimo um robusto homeserver, difícilmente isso vai fazer alguma diferença.
Meu conselho: pode aprender tudo o que quiser, mas não se preocupe. Pra nós usuários comuns, não donos de multi servidores e empresas, o EXT4 atende muito bem. Se quiser uma função de recuperação de sistema como um layer de segurança a mais, pode estudar sobre o BTRFS. O resto, para nós, é resto.
muitolongo;naoli:
1 - No Linux o NTFS não é muito bom, e sempre acaba dando problemas e as razões são n e eu não sei de todas. Só não use;
2 - EXT4 não é ruim. Ele serve pra um uso geral. Não sei quem acha que ele é ruim. Na minha opinião, frescurite aguda;
3 - Deve levar em consideração seu uso, como eu esbocei no restante do post acima. EXT4 serve pra tudo, e BTRFS é só no caso de quiser algo de segurança a mais caso mexa em muitos arquivos do sistema o tempo todo. Novamente, depende do uso. Alguém que toda hora faz upgrade e downgrade de vários pacotes específicos pode precisar disso aqui.