EXT4 e NTFS são tão ruins assim?

Observei no fórum que há uma discussão bem calorosa sobre sistemas de arquivos e tenho algumas dúvidas honestas em relação a isso.

Dúvida 1: Se NTFS é tão ruim, qual o porquê de ser padrão no Windows?
Dúvida 2: Se EXT4 é tão ruim, qual o porquê de ser padrão na hora de instalar sistemas baseados em Linux?
Dúvida 3: O que devo levar em consideração ao escolher um sistema de arquivos?

Grato.

1 curtida

certamente já ouviu aquele ditado de que “gosto e buzanfa cada um tem a sua”? bem, sem entrar em tecnicismos inúteis, escolha tanto o ext4, quanto btrfs. se você usa um computador normalmente, como 99,999% dos mortais, não há diferença.

eu prefiro o btrfs por causa do timeshift e seus pontos de restauração. mas o ext4 já me serviu por muito tempo.

pode ser que para “esse” ou “aquele” servidor possa ser mais adequado um que outro. mas pra você os dois são bons e vão lhe atender do mesmo jeito.

5 curtidas

Amigo, serei sincero contigo, e rápido: existe muita coisa no Linux que no final, é irrelevante se você é um usuário comum, e as pessoas gostam de fixar nesses detalhes quando provavelmente a maioria deles não depende de nada que outros filesystems venham a trazer. É perda de tempo, discussão desnecessária. Falar sobre código, fazer tarefas com o computador e fazer as coisas acontecerem é muito mais interessante do que ficar preocupado em qual o melhor sistema de arquivos. Tipo, pra que raios ter essa preocupação, namoral?

Dito, isso…

Existem diferenças entre eles, mas nem tudo é questão de melhor ou pior. Existem sistemas de arquivos onde o foco dele é fazer o que um sistema de arquivos faz, e nada mais. Outros são pra sistemas onde existem muitos arquivos pequenos sendo transferidos, criados e editados, e é otimizado para isso. Outros são para arquivos muito grandes. A não ser que você faça isso toda hora com sua máquina, em uma escala empresarial ou ao mínimo um robusto homeserver, difícilmente isso vai fazer alguma diferença.

Meu conselho: pode aprender tudo o que quiser, mas não se preocupe. Pra nós usuários comuns, não donos de multi servidores e empresas, o EXT4 atende muito bem. Se quiser uma função de recuperação de sistema como um layer de segurança a mais, pode estudar sobre o BTRFS. O resto, para nós, é resto.

muitolongo;naoli:

1 - No Linux o NTFS não é muito bom, e sempre acaba dando problemas e as razões são n e eu não sei de todas. Só não use;

2 - EXT4 não é ruim. Ele serve pra um uso geral. Não sei quem acha que ele é ruim. Na minha opinião, frescurite aguda;

3 - Deve levar em consideração seu uso, como eu esbocei no restante do post acima. EXT4 serve pra tudo, e BTRFS é só no caso de quiser algo de segurança a mais caso mexa em muitos arquivos do sistema o tempo todo. Novamente, depende do uso. Alguém que toda hora faz upgrade e downgrade de vários pacotes específicos pode precisar disso aqui.

7 curtidas

Pois é, vi várias criticas ao ext4, nunca tive problemas nem no desktop nem em servidor.

3 curtidas

Sistemas de arquivos tá parecendo time de futebol, pessoal defendendo com unhas e dentes, sendo que basta funcionar sem tantos problemas.

3 curtidas

É igual rinha, mas no final não tem melhor.

É tipo duas marcas boas de carro, potentes e fazem tudo o que o outro faz, mas aí o cara fica tipo “ah, mas isso e aquilo”, querendo contar vantagem. Yuck.

3 curtidas

A vantagem do NTFS é a interoperabilidade com o Windows. Em meu computador tenho dualboot e múltiplos HDs para armazenar arquivos. Um desses HDs secundários utilizo NTFS justamente para poder acessar os arquivos em ambos os sistemas.

6 curtidas

Uso ext4 a dezenas de anos, sempre me atendeu e continua atendendo. Se não prestasse, não seria, como você mesmo disse, padrão em quase todas as distros.
Por enquanto continuarei usando ele. :wink: :sunglasses:

4 curtidas

Tenho usado Ext4 há mais de 10 anos, em dezenas de instalações de 25 a 30 distros Linux, e nunca tive motivo para reclamar. – É um sistema de arquivos testado e aprovado há muito tempo.

Dizem que BtrFS ainda não estaria 100% “pronto” – seja lá o que queiram dizer com isso – mas vai fazer 8 anos que uso BtrFS no openSUSE, e nunca tive problemas.

Talvez, porque o instalador do openSUSE (YaST2) faça tudo tão bem feito, que no final dá tudo certo. – Eu não me aventuraria a instalar uma distro em BtrFS, se o instalador não cuidasse de tudo, para mim! – Existe no BtrFS certa complexidade, que não tenho motivos para tentar por minha conta e risco.

Mas, para quem gosta de enfrentar desafios e aprender, talvez seja uma boa experiência.

5 curtidas

eu já experimentei muitas configurações no linux, nesses anos todos que fuço nele. e te digo que 99% não fez a menor diferença. aprendi muita coisa, é verdade, mas pouco adiantou em termos de “melhorar o sistema”. por isso digo pra você sem nenhuma dúvida no coração: não procure soluções para problemas que você não tem. deixe seu pinguim sempre o mais simples possível. fuçe à vontade para aprender e nunca deixe de fazer o santo becape de cada dia. :stuck_out_tongue_winking_eye:

6 curtidas

Essa discussão me traz à cabeça aquela cena do filme Matrix onde o ator diz: “A ignorancia é uma benção”. Os linuxers discutem sistemas de arquivos e aí você repara que usuários “comuns” do Windows isso nem passa pela cabeça deles e eles seguem felizes em suas vidas.

4 curtidas

Não são sistemas de arquivos ruins, na verdade estão ai à décadas sendo atualizados e recebendo recursos assim como qualquer outro sistema de arquivos ativo atualmente.

EXT4 é estável, funcional e padrão da maioria da distros atualmente.

NTFS é um bom sistema de arquivos para Windows e não para o Linux, apesar da compatibilidade, se começar a gravar muitos danos nele a fragmentação será grande e haverá perda de performance já que as distros não lidam muito bem com NTFS o que não acontece com exFAT.

Se está com duvida, utilizem o padrão da distro e ponto final. Ou você pode estudar mais a fundo sobre sistemas de arquivos e ver suas vantagens e desvantagens e assim escolher o que é bom para vc.

7 curtidas

Opinião lúcida.

Coloco um chapéu de alumínio

Mas @acvsilva, você não entende!!! O BcacheFS é o futuro! Vai trazer pro seu sistema 0.000000000000001% a mais de velocidade e estabilidade! Muito melhor que esse LIXO de EXT4!!11

2 curtidas

rsrsrsrs percebi

3 curtidas

É tão bizarro isso de deixar de ser técnico, alguém compra carro sem antes verifica tecnicamente a qualidade e o estado do carro como por exemplo o motor vazando óleo?
Alguém compra casa que foi construida em cima de um aterramento sem ter sido aterrado adequadamente.
Primeira vez que vejo alguém dizer para fazer decisões não técnicas.
Se eu vou comprar algumas coisas eu quero um produto tecnicamente de qualidade.

É uns dos motivos de que as pessoas ainda usam filesystem ruins, não é por decisão técnica, é decisão não técnicas mesmo.

Cada um sabe da sua vida, se querem escolher um produto sem ser técnico e sim porque gosta daquilo mesmo que ele apenas ofereça desvantagem técnica, está certinho, eu não posso saber por cada um do planeta o que cada um deve fazer de suas vidas.
Mas que tecnicamente estes filesystens são tecnicamente obsoletos isso é verdade, o Linux quase morreu porque não tinha um filesystem desdente e o Linuz Torvalds recusar a implementar o ZFS, foi o BTRFS que salvo o Linux em servidores.

Mesma coisa quem usa Windows em servidor, a pessoa não está sendo técnica, mas isso é problema delas.

Linux “quase morreu” por causa do EXT4???
Hummmmmm…
:face_with_monocle:

1 curtida

É porque o ZFS se destaco no mercado, ai como o Linuz não quis implementar o ZFS devido a licença e o Linux passou por um período em que não se sabia qual seria o seu destino, foi esse o proposto do OpenZFS, resolver o problema de licenças de sistemas operacionais, mas mesmo assim o Linuz nada, mas o OpenZFS está ai para quem quiser usar e usa o BTRFS para o sistema operacional.

1 curtida

Eu vejo a Canonical como um exemplo de demanda de um filesystem desdente, apesar do BTRFS ser um filesystem legal, ele ainda não supero o ZFS. Mesmo com a polêmica de licença do ZFS e Linux não sendo recomendável pelo Linuz por motivo de licença, a Canonical se arrisca distribuindo o ZFS em seu sistema operacional em servidores(ou ela já abandono a ideia?).

1 curtida

Por falar nisso, eu estava pensando esses dias o porque eu ainda não abandonei o kernel generic pelo low-latence, eu não vejo sentido eu usar generic na minha maquina.
Vou esperar mais algum tempo antes de tomar decisão precipitada.