Recentemente o Dio postou esse vídeo no YouTube:
Achei interessante abrir o tópico aqui pra quem curte trocar algumas ideias a mais sobre o assunto, o que não é possível em comentários de YouTube.
Segue abaixo a minha opinião/experiência com o Manjaro. Comente a sua também!
Muito bom Dio, como sempre!
Concordo totalmente com sua opinião inclusive por experiência própria semelhante.
Usei o Manjaro por 2 anos (até mês passado). Antes disso já usava Linux havia uns 10 anos ou mais (desde o lendário brazuca Kurumin) e já testei e usei diversas distros diferentes.
E como muitos, fiquei confortável por muito tempo no Ubuntuverso, até conhecer o Manjaro e ser atraído pela tentação de uma distro rolling release.
Mas, nos meus 2 anos de experiência com o Manjaro (entre outras variações do Arch), também fiquei muito incomodado com detalhes que me davam a sensação de um certo “amadorismo”. Quando digo isso, estou me referindo principalmente à falta de cuidado a detalhes, porque se repararmos bem, isso é exatamente o ponto que divide a opinião das pessoas sobre o que é amador e o que é profissional.
Esse ponto foi o que não me deixou confortável por eu ser um profissional de desenvolvimento web e pra mim, meu computador + SO são ferramentas de trabalho, nas quais preciso sentir segurança para desenvolver.
Além disso, esses bugs entre atualizações acontecem bastante. Na maioria pequenos como o que você citou, mas alguns chegam a quebrar recursos ou softwares que às vezes você precisa e usa bastante no sistema. Ou até quebram o design do tema do SO e você fica com a sensação de que o sistema “estragou” e não se sente mais seguro para usá-lo.
Infelizmente, os 2 maiores pontos positivos que eu experimentei no Manjaro também me parecem 2 pontos fracos:
-
Tempo de bateria. De todas as distros que já usei, o Manjaro de longe é a que mais prolongou a carga do meu laptop. Porém, tenho um laptop híbrido (Intel/NVIDIA) e sabe-se que o suporte do Manjaro a esse tipo de hardwarer não é dos melhores. É provável que esse “ganho” de bateria significa que o Manjaro na verdade não conseguia explorar o poder da minha placa de vídeo e ficava apenas no básico do processador.
-
AUR e Rolling release. Era ótimo poder instalar qualquer coisa fácil e ter sempre as versões mais recentes de tudo. Mas… ao mesmo tempo era muito mais fácil acontecerem bugs ou receber atualizações que quebravam algo e eu precisava ter que gastar o meu precioso tempo pesquisando por soluções e alternativas em documentações, wikis e fóruns. Além de muitas vezes ter que acabar colando comandos no terminal que eu nem sabia exatamente o que faziam.
Enfim, depois dessa minha jornada de 2 anos no Manjaro, retornei ao Ubuntuverso e atualmente estou no Linux Mint.
Como usuário médio/avançado, eu prefiro hoje um sistema mais estável e eu mesmo gerenciar os recursos que preciso mais atualizados por meios que eu confio mais.
Além disso, atualmente se um software que eu quero não está na loja/repositório oficial da distro, prefiro instalar via Snap ou Flatpack (ou até mesmo baixar o próprio .deb)
e saber que estou recebendo o pacote oficialmente distribuído pelo desenvolvedor original do software, com atualizações seguras.