Experiência (sincera) com o Manjaro

arch linux é vc que monta o sistema, as DEs que vc vai utlizar vem puras! o funcionamento nao é igual do manjaro!

Já se vão 5 anos no Manjaro, tirando os meses que testei ele em VM para fazer tudo que tinha direito, claro que nesses meses eu quebrei o meu sistema algumas vezes, mas como disse “eu” quebrei o meu sistema, não tive problemas que não pude resolver com facilidade. As que demorei mais tempo para resolver, foi mais por conta de não pesquisar sobre o assunto ou não ler a wiki.

Essas questões de se adaptar é comum, na época que utilizava base deb, não conseguia utilizar o Ubuntu, só o Mint. A culpa não era do Ubuntu, era eu por eu não me adaptar muito bem com o Unity, e meu hardware também não gostava muito dele.

@alexbruno, eu não tenho esse parada de se achar um hacker, só me identifiquei mais com o Manjaro, assim como você com a base deb. Bugs todo sistema tem, nós só achamos que o sistema que gostamos tenha menos que os outros, pela maior empatia com o mesmo.

Saudações.

2 curtidas

Obrigado pela dica, @anon8037863. Já li sobre isto e penso que no próprio site diz que o Fedora Rawhide é para testers, o que não é o meu caso, visto que procuro uma distro com alguma estabilidade.

1 curtida

Acabou de quebrar o sistema, aparentemente erro no Kernel KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Não tô afim de tentar arrumar, mas alguém pode me dar uma luz quanto a isso? Servirá para problemas futuros.
Vou instalar o Ubuntu kkkkkkkkkkkkkkk

Geralmente ao iniciar aparece uma aba opções avançadas, ali você entra na versão anterior do Kernel e desinstala o que está dando problemas.

1 curtida

Cara, eu gostei demais do Manjaro, tanto que o usei por 2 anos.
E ainda gosto muito dele, larguei dele muito contra minha vontade.
Masss… veja o que você mesmo disse:

não tive problemas que não pude resolver com facilidade. As que demorei mais tempo para resolver, foi mais por conta de não pesquisar sobre o assunto ou não ler a wiki.

Eu já tenho muito assunto, documentação e wiki pra ler das linguagens de programação e tecnologias que uso na minha profissão.

Se eu tiver ainda que ficar pesquisando e lendo wikis para resolver problemas do sistema operacional, perco muito tempo precioso do meu trabalho e da minha vida.

Esse pra mim é um dos pontos que mais pega com a base Arch.

Sobre ser hacker, não disse especificamente ou indiretamente pra você. Mas ao longo de 2 anos em contato com a comunidade Arch/Manjaro eu percebi que tem muita vaidade na cabeça dos caras que acham que todo mundo tem que saber hackear o SO no terminal.

Pra começar a comunidade Arch odeia o Manjaro porque eles acham que todo mundo tem que instalar um SO do zero, acoplando cada componente que o constrói.

Na boa!

A comunidade Manjaro já é um pouco mais “simpática” e user friendly, mas também traz como herança inevitável do Arch um pouco desse pensamento de hackear o SO.

Eles acham que todo usuário de Linux tem que saber o suficiente pra se virar no SO apenas vendo algumas dicas resumidas em wikis e fóruns.

Muitos problemas que resolvi não foram graças apenas a essas dicas, mas tive que colocar em prática também um pouco da minha experiência com Linux. Nem sempre o que eles dizem na wiki que funciona realmente funciona pra todo mundo.

Muita coisa depende de como está o SO de cada um, o que tem instalado nele ou não, etc…

E, cá entre nós, problemas como esse não acontecem no mundo Debian/Ubuntu. Pelo menos nunca comigo.

Outra coisa que tenho pensado muito ultimamente, os Linux religiosos que me amaldiçoem, mas não existem fóruns e wikis como as que estamos falando aqui para Windows. Ainda assim, ele é sem dúvida o SO mais usado do mundo, mais amigável ao usuário mesmo leigo e provavelmente o que menos quebra.

(Antes que alguém diga, já usei Mac pra comparar e ele não é tudo isso que dizem não. É só mais um SO. A diferença é a venda casada, o preço da marca e o status social.)

1 curtida

Isso foi no inicio meu caro, eu li a maioria das coisas relacionadas ao meu hardware, hoje sei o hardware que tenho assim como o sistema, mas como você pegou apenas a parte que sustenta o seu argumento.

O problemas de vocês é sair colando qualquer coisa no terminal, ou desinstalar algo só porque alguém “famoso” falou, eu prefiro ler a documentação, mas tranquilo, espero que a distro que você utiliza hoje lhe atenda, isso que importa.

Saudações.

1 curtida

Vou tecer comentários apenas sobre alguns pontos.

As fontes de aprendizagem sobre Linux são maioritariamente sobre Ubuntu especificamente. Tens razão neste aspeto.

Também tens razão que para a obtenção de certificações as distros usadas nos testes são Debian e Fedora ou CentOS.

Arch Linux usa principalmente os source-code, visto que não há pacotes .pac ou .arch ou .qualquercoisa em Arch Linux como há .deb e .rpm. Aliás, basta-se ir ao site do Arch para se ler isto lá.
https://wiki.archlinux.org/index.php/Arch_Build_System_(Português)

Aliás, cometeste uma blasfêmia, pagão. Antes que existissem snaps e flatpaks, o Deus AUR já existia. ;D Se não fossem os snaps e flatpak, para instalar um etcher, woeusb, etc… nos sistemas Debian-based, tinha-se de fazer bruxaria para dar certo.

Adaptação é questão pessoal, pois uns procuram similaridades com o seu sistema operativo (SO) anterior, Windows, para aplicar de imediato os conhecimentos adquiridos naquele ambiente no novo SO, outros, por outro lado, procuram dificuldades para desbravar.
E não tem nada a ver com hackers.

E por último, se o fator Quantidade-De-Usuários fossem medida de Perfeição, o Windows seria o melhor SO deste nosso pequeno planeta.

Não havia versão anterior, apenas 5.3 mesmo

Uso o Arch há 6 anos e meu sistema nunca quebrou, já cheguei a usar o Manjaro no meu laptop para teste e o sistema não se comportou muito bem assim como o Ubuntu, forçando-me a ter que corrigir vários problemas que no arch por eu ter configurado desde o início não possuía.

Não possuo nenhum problema de estabilidade no arch, não saio instalando qualquer pacote do AUR pois o mesmo dependendo do pacote não é seguro, prefiro compilar meus próprios pacotes que é o caso do warsaw etc. Muitos usuários que possuem problemas geralmente são usuários “leigos” que instalaram o sistema de qualquer “jeito” sem configurar vários parâmetros e acabam “taxando” o sistema de instável por não terem conhecimento suficiente e preguiça de ler a wiki que por sinal é muito bem documentada. É difícil de acontecer mas todo sistema está sujeito a falhas independente de ser uma distro rolling-release ou não, o usuário tem pelo menos de ter o minímo de cuidado e não sair atualizando o sistema toda hora se realmente não for nescessário.

Se for utilizar um sistema, matenha o backup do mesmo antes de atualizar e preste atenção nas atualizações pois caso alguma coisa esteja corrompido é facilmente identificável e contornável de maneira simples. Já utilizei por muito tempo o Debian que é uma distro extremamente sólida, após o Debian testei o Ubuntu e foi uma das distros que mais tive problemas, depois passei para o Gentoo que é a distro que uso em meu desktop para trabalhar e o Arch que uso para games, filmes etc.
Não vá pela cabeça dos outros, teste as distros em uma máquina real pois há bastante diferença em testar uma distro em uma VM e tire suas próprias conclusões.

2 curtidas

Usei o Manjaro durante algum tempo, de longe foi a distro Linux que eu mais gostei, amo a facilidade que o pamac me dá, um software parrudo e vem feito. A performance do sistema é boa, contudo o que mais gostei foi a praticidade e agilidade de tudo ali.

Claro que tem seus problemas, como esse detalhe nas atualizações que acabam bugando coisinhas pequenas no sistema, mas com o tempo eu me acostumei, até porque sempre no próximo dia eles já corrigiam.

Hoje uso o Mint, deixei o Manjaro de lado porque o Arch parece ser incompatível com minha placa de Wi-fi, internet ficava caindo muito, logo depois de muito tentar e não conseguir solução eu resolvi deixar de lado…

É a primeira vez que estou usando Mint na minha máquina pessoal, antes só tinha usado na faculdade. É uma experiência boa, só sinto falta da facilidade do Manjaro, nele para instalar ou configurar qualquer coisa era só pesquisar no pamac e pronto. No Mint todos GUI de instalação são lentos, fora que sempre tenho que ficar adicionando ppa, é a parte ruim, mas pelo menos meu wi-fi não cai.

1 curtida

Independente da distribuição que você utilizar, sempre é bom manter dois kernels, e de preferência ao menos que um seja LTS.

Saudações.

1 curtida

Seguirei essa dica, como posso instalar outro Kernel no Ubuntu?

Vou ficar devendo, já tem 5 anos que não utilizo base deb, e não me recordo o procedimento correto que se tem que fazer.

1 curtida

Segue dica:

2 curtidas

Voltei pro arch.
Tive alguns problemas no manjarocomo simplesmente apagar minha pasta do kernel no lib. Claro que é um problema com solução, mas considero crítico.
Isso tudo por causa de um serviço que inicia junto com o sistema, mas como falei este foi um de alguns problemas que encontrei.
O visual também não me agradou. Mas com alguns cliques rapidamente é modificado.
O pamac é bom, facilita bastante, mas tem que ser mais trabalhado, tem algumas funcionalidades que não são bem entregues e não funcionam direito dependendo da instalação.

Usar uma distro “fixed” não é nem de longe garantia de que o sistema não irá quebrar, até orque mesmo as distros “fixadas” precisam de atualizações periódicas (mesmo que a conta gotas e em ritmo mais lento), algumas inclusive de segurança, em linhas gerais a única diferença em termos de estabilidade é que tais atualizações acabam sendo testadas com mais exaustão, mas, até isso é meio relativo já que a única “fixed” que leva isso à última consequência é o Debian. Assim como certas distros apesar de serem rolling release vem de uma base bem estável como OpenSuse. Definitivamente por si só ser “fixed” não é sinônimo de estabilidade, nem ser “rolling release” é sinônimo de instabilidade, isso tem muito mais relação com a política de desenvolvimento e testes do que com qualquer coisa.

Concordo plenamente !! Não quis dizer que uma distro “Rolling Release” seja ruim, apenas não tive uma boa experiência com o Manjaro a ponto de ter ele em uma máquina de trabalho importante. Não tenho tempo pra bancar o Sherlock e tentar desvendar o motivo do crash e nem quero ter que aprender física quântica (como em algumas distros) pra formatar um pendrive… pra mim facilidade / praticidade é tudo

E pra não dizer que é a única distro, tb posso citar o Deepin (que apesar de curtir muito o visual), acabou quebrando umas 3 ou 4 vezes em atualizações, enquanto o Ubuntu nunca quebrou nas mais atualizações adversas, como de Point Release p/ Point Release e até mesmo de LTS p/ Point Release. Mas o fato é que me acostumei ao ecossistema Ubuntu e seus comandos que fica difícil não associar “Pacman” como o joguinho da pizza faltando um pedaço… e RPM a uma banda dos anos 80… (embora tenha um grande respeito pelo Fedora)

2 curtidas

Amigos, tenho usando o Manjaro praticamente desde o início do ano e até hoje não tive qualquer tipo de problema, tanto no Notebook quanto no PC.

Instalei no notebook da minha mãe também e ela só atualiza e usa. De boa também.

Já no Linux Mint tive problemas.

1 curtida

Bom, não cheguei a usar o Manjaro por um longo período de tempo, mas baseando-me no seu relato e de algumas outras pessoas nesse mesmo tópico, concluo que o Manjaro está longe de poder ser comparado ao Arch então. Uso o Arch há 5 anos e nunca tive nenhum problema com bug entre atualizações e nenhum outro tipo de problema, muito pelo contrário. Sempre senti uma maior estabilidade no Arch, que é Rolling release, do que em distros LTS que testei.

Enfim, isso mostra o quanto a subjetividade domina o universo do pinguim, pq eu sempre tenho problemas com o Ubuntuverso, ao contrário de você hsuahsaa.

2 curtidas