Experiência com Linux no Samsung Galaxy Book 4 Ultra

Fala pessoal,

Alguém que adquiriu o Samsung Galaxy Book 4 Ultra tentou instalar o Linux nele? Estou interessado nesse notebook porém não ouvi bons relatos em questões de compatibilidade. No Brasil ta difícil achar um notebook premium e portátil com uma placa de vídeo decente como esse, mas que tenha bons relatos em relação ao uso com Linux. Caso alguém tenha testado gostaria de saber como foi a experiência.

1 curtida

Dei uma olhadinha no youtube e no reddit e no geral ele tem algumas incompatibilidades a se citar:

1. Webcam;
  2. Auto falantes / microfone;
  3. Congelamentos aleatórios;

Aparentemente usar versões linux com kernel mais recentes deve melhorar o problema, como os drivers da samsung em geral são proprietários é mais difícil de conseguir uma boa compatibilidade.

Fique esperto para laptops que tem nas opções de compra vir com linux, tendem a ser melhores.

Por via das dúvidas, pegue um modelo do ano passado já testado.

Sorte aí.

2 curtidas

Se ainda não comprou, dá uma pesquisada no linux abaixo. acho que tem uns modelos com compatibilidade mais garantida , Só que filtrando por Linux e CPUs ULTRA, não apareceu nenhum modelo.:

https://quenotebookcomprar.com.br/?s=Linux

1 curtida

Aproveitando e já postando alguns modelos filtrados como Linux e gamers:

https://quenotebookcomprar.com.br/ofertas/?post_types=notebooks&sort_order=_sfm_price_diff_percent+asc+num&_sfm_spec_laptop_operating_system=FreeDOS-%2B-Linux-%2B-Linux+Debian+10-%2B-Linux+Endless+OS-%2B-Linux+Ubuntu&_sfm_spec_laptop_category=Gamer

1 curtida

Cara, o meu chegou ontem e já instalei minha distro por aqui, olha que coincidência!

A única incompatibilidade para mim, no momento são os alto-falantes do notebook.

A Webcam já está funcionando há uns meses nesses laptops e aqui não apresentou problemas quando testei. Ressalto que, por utilizar Arch, é uma versão muito recente do Kernel, o que pode ser problema em outras distribuições com Kernels mais antigos e ainda pode ser incompatível.

Quanto aos alto-falantes, recomendo acompanhar por aqui, caso tenha interesse:

https://bugzilla.kernel.org/show_bug.cgi?id=218862

Por fim, num geral, a máquina é muito boa e leve e, como o alto-falante não é tão importante para mim, estou gostando bastante do produto.

Espero ter ajudado, abraço!

2 curtidas

Opa, tudo bom?
Não tenho tanta experiência com essa questão em notebooks, eu uso mais no computador, então sobre a placa de vídeo o que eu recomendaria (recomendação de alguém com pouca experiência) seria procurar por GPU switching.
E em relação ao notebook, eu acredito que a asus, lenovo e dell vão ser melhores para o uso com linux do que o notebook samsung ( isso se você já não comprou ele ). :grinning:

1 curtida

Ótima notícia mano. @ian Algumas dúvidas, no linux como está a questão da placa de vídeo? Estais usando ela em algum modo híbrido no qual é possível deixar desativada quando não está uso? E como está o tempo da bateria no linux?

Boa tarde, meu amigo.

Então, relendo seu post, confundi um pouco os modelos: a minha versão do Galaxy Book 4 não é a Ultra, é uma bem mais humilde, rs

É um i3-1315U, com GPU integrada e 8GB de RAM, o que já é bastante suficiente pro meu fluxo.

Dito isso, não posso te ajudar em relação à placa dedicada mas, aparentemente, os problemas de webcam e alto-falante são constantes em todos os modelos da linha Galaxy Book 4.

A bateria, utilizando tlp e após umas calibrações feitas com powertop (powertop --auto-tune e powertop --calibrate) tem se mostrado bastante satisfatória.

Espero que ajude, abraço.

Edit:

Após instalar o pacote sof-firmware, os speakers estão funcionando, felizmente!

1 curtida

Acabei de instalar Fedora 40 em um Galaxy Book 4 (não ultra) NP750XGL-XG2BR.

Aqui, felizmente praticamente tudo funcionado “out-of-the-box”, incluindo Wi-Fi, touchpad, alto-falantes, microfone, webcam, controles de brilho, volume e iluminação de teclado (estes últimos usando as teclas Fn). O que não funcionou foi apenas o sensor de impressão digital do botão ligar, e as teclas Fn para desativar o touchpad e outras que nem sei para que serve (Fn das teclas F10, F11 e F12), que p/ mim pelo menos nenhuma delas faz falta (sensor de digital seria legal, mas não faz falta). Não cheguei a testar a tecla p/ trocar de monitor (Fn do F4), pois não estou c/ monitor extra no momento, nem testei vídeo nas saídas USB-C.

Confesso que estava apreensivo, já tive um laptop Samsung anos atrás e foi um parto p/ fazer funcionar o Wi-Fi e o touchpad no Ubuntu à época, e teria falhado miseravelmente não fosse a existência de um repositório PPA na Launchpad chamado “Linux on My Samsung”, que aparentemente já não é atualizado há alguns anos.

Enfim, àqueles que pensam em adquirir um Galaxy Book 4 "não-ultra nem “edge” nem “360” e outras variantes, podem ir em frente sem medo, vai dar tudo certo. :wink:

1 curtida

Complementação importante: A GPU Nvidia MX570 aparentemente não foi detectada, isso ocorreu também no meu antigo Acer Aspire 5 que tinha uma MX350, no caso tive que adicionar um repositório da NVIDIA do Fedora p/ baixar os drivers, vou tentar fazer isso e depois atualizo aqui.

[Atualização]: RESOLVIDO, Geeforce MX570 reconhecida funcionando!

Tem que instalar os seguintes pacotes via linha de comando no terminal:

sudo dnf install akmod-nvidia
sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia-cuda

Se o “Secure Boot” estiver desabilitado na BIOS, deve funcionar após um reboot.
Caso o Secure Boot estiver habilitado, aí vai ter que realizar esse procedimento aqui https://rpmfusion.org/Howto/Secure%20Boot.

Isso não é só c/ Samsung, serve (e é necessário) p/ habilitar os drivers Nvidia (e outros de terceiros) no Fedora.

É isso aí, espero que isso ajude alguém.

Cara, vai de Fedora ou OpenSuse. Provavelmente as comunidades deles já resolveram a questão de incompatibilidades.

Eu adiquiri um Galaxy Book 4 a versão com i5 e placa de vídeo Mx570 e teclado retroiluminado.

Já baixei o Linux Mint (sistema que uso como principal desde 2019), particionei e fiz o Dual-Boot, e pelo menos aqui no Mint 22 está TUDO, repito TUDO funcionando perfeitamente. O teclado retroiluminado e as variações de intencidade da iluminação, a webcam, som, a priori tudo normal.

As únicas diferenças em relação ao Windows, seria por exemplo, quando vc fica uns minutinhos sem mexer, o teclado apaga a iluminação, aqui no Mint não. Mas isso é pequeno detalhe. De resto, aqui tudo ok.

Eu não sei se essa informação será útil neste tópico, mas compartilharei minha experiência. Tenho um notebook Samsung pré-série Book: o Samsung Expert com placa Nvidia MX110 de 2019 (seria o mesmo que um Book Ultra hoje). É um excelente notebook que funciona bem até hoje. A única coisa que estava dando problema no Ubuntu era a placa de video, pois o driver proprietário Nvidia não funcionava bem. Troquei para o X.Org. Depois disso, tudo passou a funcionar perfeitamente!! Então se você tiver problemas com a sua placa como travamentos, lentidões e aquecimento do notebook, considere mudar para uma versão do driver open source como o X.Org e não se arrependerá (inclusive, reparei que ele mantém a placa sobre melhor controle, diminuindo bem a temperatura do note e o uso da GPU em momentos desnecessários)! De resto, acho que não encontrará problemas.

OBS: Em modelos samsung com Linux, Já ouvi alguns relatos de vários modelos que possuem problemas para manter a conexão wi fi em distancias maiores. Lembre-se disso, e, caso fique longe do seu modem, considere um repetidor de sinal.

Sou apenas um iniciante e espero que minha opinião ajude. Acredito que o Book Ultra é a melhor opção para que quer um Notebook premium com placa de vídeo dedicada e será minha próxima aquisição também :slight_smile: . Não tenha medo.