Alguém que adquiriu o Samsung Galaxy Book 4 Ultra tentou instalar o Linux nele? Estou interessado nesse notebook porém não ouvi bons relatos em questões de compatibilidade. No Brasil ta difícil achar um notebook premium e portátil com uma placa de vídeo decente como esse, mas que tenha bons relatos em relação ao uso com Linux. Caso alguém tenha testado gostaria de saber como foi a experiência.
Dei uma olhadinha no youtube e no reddit e no geral ele tem algumas incompatibilidades a se citar:
Webcam;
Auto falantes / microfone;
Congelamentos aleatórios;
Aparentemente usar versões linux com kernel mais recentes deve melhorar o problema, como os drivers da samsung em geral são proprietários é mais difícil de conseguir uma boa compatibilidade.
Fique esperto para laptops que tem nas opções de compra vir com linux, tendem a ser melhores.
Por via das dúvidas, pegue um modelo do ano passado já testado.
Se ainda não comprou, dá uma pesquisada no linux abaixo. acho que tem uns modelos com compatibilidade mais garantida , Só que filtrando por Linux e CPUs ULTRA, não apareceu nenhum modelo.:
Cara, o meu chegou ontem e já instalei minha distro por aqui, olha que coincidência!
A única incompatibilidade para mim, no momento são os alto-falantes do notebook.
A Webcam já está funcionando há uns meses nesses laptops e aqui não apresentou problemas quando testei. Ressalto que, por utilizar Arch, é uma versão muito recente do Kernel, o que pode ser problema em outras distribuições com Kernels mais antigos e ainda pode ser incompatível.
Quanto aos alto-falantes, recomendo acompanhar por aqui, caso tenha interesse:
Opa, tudo bom?
Não tenho tanta experiência com essa questão em notebooks, eu uso mais no computador, então sobre a placa de vídeo o que eu recomendaria (recomendação de alguém com pouca experiência) seria procurar por GPU switching.
E em relação ao notebook, eu acredito que a asus, lenovo e dell vão ser melhores para o uso com linux do que o notebook samsung ( isso se você já não comprou ele ).
Ótima notícia mano. @ian Algumas dúvidas, no linux como está a questão da placa de vídeo? Estais usando ela em algum modo híbrido no qual é possível deixar desativada quando não está uso? E como está o tempo da bateria no linux?
Então, relendo seu post, confundi um pouco os modelos: a minha versão do Galaxy Book 4 não é a Ultra, é uma bem mais humilde, rs
É um i3-1315U, com GPU integrada e 8GB de RAM, o que já é bastante suficiente pro meu fluxo.
Dito isso, não posso te ajudar em relação à placa dedicada mas, aparentemente, os problemas de webcam e alto-falante são constantes em todos os modelos da linha Galaxy Book 4.
A bateria, utilizando tlp e após umas calibrações feitas com powertop (powertop --auto-tune e powertop --calibrate) tem se mostrado bastante satisfatória.
Espero que ajude, abraço.
Edit:
Após instalar o pacote sof-firmware, os speakers estão funcionando, felizmente!
Acabei de instalar Fedora 40 em um Galaxy Book 4 (não ultra) NP750XGL-XG2BR.
Aqui, felizmente praticamente tudo funcionado “out-of-the-box”, incluindo Wi-Fi, touchpad, alto-falantes, microfone, webcam, controles de brilho, volume e iluminação de teclado (estes últimos usando as teclas Fn). O que não funcionou foi apenas o sensor de impressão digital do botão ligar, e as teclas Fn para desativar o touchpad e outras que nem sei para que serve (Fn das teclas F10, F11 e F12), que p/ mim pelo menos nenhuma delas faz falta (sensor de digital seria legal, mas não faz falta). Não cheguei a testar a tecla p/ trocar de monitor (Fn do F4), pois não estou c/ monitor extra no momento, nem testei vídeo nas saídas USB-C.
Confesso que estava apreensivo, já tive um laptop Samsung anos atrás e foi um parto p/ fazer funcionar o Wi-Fi e o touchpad no Ubuntu à época, e teria falhado miseravelmente não fosse a existência de um repositório PPA na Launchpad chamado “Linux on My Samsung”, que aparentemente já não é atualizado há alguns anos.
Enfim, àqueles que pensam em adquirir um Galaxy Book 4 "não-ultra nem “edge” nem “360” e outras variantes, podem ir em frente sem medo, vai dar tudo certo.
Complementação importante: A GPU Nvidia MX570 aparentemente não foi detectada, isso ocorreu também no meu antigo Acer Aspire 5 que tinha uma MX350, no caso tive que adicionar um repositório da NVIDIA do Fedora p/ baixar os drivers, vou tentar fazer isso e depois atualizo aqui.
Se o “Secure Boot” estiver desabilitado na BIOS, deve funcionar após um reboot.
Caso o Secure Boot estiver habilitado, aí vai ter que realizar esse procedimento aqui https://rpmfusion.org/Howto/Secure%20Boot.
Isso não é só c/ Samsung, serve (e é necessário) p/ habilitar os drivers Nvidia (e outros de terceiros) no Fedora.
Eu adiquiri um Galaxy Book 4 a versão com i5 e placa de vídeo Mx570 e teclado retroiluminado.
Já baixei o Linux Mint (sistema que uso como principal desde 2019), particionei e fiz o Dual-Boot, e pelo menos aqui no Mint 22 está TUDO, repito TUDO funcionando perfeitamente. O teclado retroiluminado e as variações de intencidade da iluminação, a webcam, som, a priori tudo normal.
As únicas diferenças em relação ao Windows, seria por exemplo, quando vc fica uns minutinhos sem mexer, o teclado apaga a iluminação, aqui no Mint não. Mas isso é pequeno detalhe. De resto, aqui tudo ok.
Eu não sei se essa informação será útil neste tópico, mas compartilharei minha experiência. Tenho um notebook Samsung pré-série Book: o Samsung Expert com placa Nvidia MX110 de 2019 (seria o mesmo que um Book Ultra hoje). É um excelente notebook que funciona bem até hoje. A única coisa que estava dando problema no Ubuntu era a placa de video, pois o driver proprietário Nvidia não funcionava bem. Troquei para o X.Org. Depois disso, tudo passou a funcionar perfeitamente!! Então se você tiver problemas com a sua placa como travamentos, lentidões e aquecimento do notebook, considere mudar para uma versão do driver open source como o X.Org e não se arrependerá (inclusive, reparei que ele mantém a placa sobre melhor controle, diminuindo bem a temperatura do note e o uso da GPU em momentos desnecessários)! De resto, acho que não encontrará problemas.
OBS: Em modelos samsung com Linux, Já ouvi alguns relatos de vários modelos que possuem problemas para manter a conexão wi fi em distancias maiores. Lembre-se disso, e, caso fique longe do seu modem, considere um repetidor de sinal.
Sou apenas um iniciante e espero que minha opinião ajude. Acredito que o Book Ultra é a melhor opção para que quer um Notebook premium com placa de vídeo dedicada e será minha próxima aquisição também . Não tenha medo.