Veja bem, eu não estou dizendo que de pra deixar parecido, eu quis dizer que substitua mesmo, ou seja: uma DE ou WM com os recursos do Unity ou equivalentes:
-
Menu global, esse recurso centraliza todos os recursos de um app em um canto fixo da tela, obviamente que em um mundo sem barra de menus (GNOME, elementary, DDE…) isso poderia ser formado por atalhos separados em categorias
-
HUD, com um atalho de teclado se abre uma janela onde é possível pesquisar por atalhos e menus do app focado bastando apenas pressionar Alt
-
Menu de ações rápidas, clicando no ícone do app no dash/painel/dock uma série de ações do aplicativo pode ser iniciado, por exemplo, ao clicar no ícone do Libre Office aparece(ia) opções para criar um novo documento de texto, planilhas, apresentações… ou abrir um arquivo salvo em disco
-
Lentes, no menu de pesquisa é possível escolher uma lente, essa lente permite pesquisar por tipos e em locais específicos, por exemplo você poderia pesquisar na biblioteca de músicas ou no ask Ubuntu, além disso as lentes possuem separadores e uma barra de ações
-
Mesclagem de barras de títulos, apesar de não ser útil em janelas com CSD esse recurso combinado com o menu global ajuda a aproveitar espaço vertical em telas pequenas e/ou com alto DPI
-
Barra de tarefas vertical, os apps desktop tendem a ter as informações vertical mente, isso faz com que qualquer elemento de interface de sistema na horizontal consuma espaço útil, o Unity praticamente não dispõe elementos horizontais focando em overlays e com a barra disposta verticalmente isso torna os elementos sempre acessíveis
Dito isso resta perguntar: existe alguma DE ou WM, que possa realmente substituir o Unity? Não emular a aparência mas realmente substituir