Transformar o KDE Plasma no Unity

Mesmo após alguns anos desde o fim do Unity, os recursos que o ambiente trazia permitiam uma excelente economia de espaço, além de um visual coeso e agradável. Por isso, venho procurado algumas DEs que consigam, da melhor forma possível, recriar a experiência que o Unity proporcionava.

O Ubuntu MATE possui um layout ‘Mutiny’ que consegue replicar com certa fidelidade a finada DE, porém não é a experiência mais estável, podendo frequentemente apresentar bugs em alguns aplicativos. Não é surpresa que o Martin Wimpress já expressou a intenção de descontinuar o layout, por fim retirando muitos dos recursos do Mutiny no Ubuntu MATE 21.04.

Como o KDE Plasma é bastante customizável, decidi tentar ele mesmo.
Os widgets e programas de terceiros usados foram:

  • Active Window Control pode ser baixado diretamente do Plasma ao adicionar novos widgets
  • Latte Dock disponível no repositório da maioria das distros
  • Plasma Hud deve ser instalado manualmente seguindo as instruções no Github

Todos os outros widgets já estão presentes no KDE para serem usados, como o Global Menu, Lock/Logout, Application Dashboard etc.

Algumas prints do resultado:

Se você utiliza alguma dessas aplicações (em especial o Plasma Hud) seria legal saber a sua experiência.
Caso tenha feito algo similar, posta aí!

12 curtidas

Aproveitando que o tópico é sobre recriar Unity no KDE, gostaria reproduzir essa dica que deixei num tópico que foi deletado.

Usando os applets do Psifodotos (alternativas aos menu global + active window control) é possível fazer o menu só aparecr quando você passa o mouse em cima (mais ou menos como no Unity):


Tenho só essa dica a adicionar ao tópico, porque eu literalmente uso esse mesmo setup (menos os applets do Psifodotos e o fato de eu deixar a barra à esquerda com aparência de dock).

10 curtidas

@jamespll, a custom ficou maneiríssima. Aqui, eu queria reproduzi-la e criar um tutorial pro Manjariando (as ferramentas estão todas nos repos e no AUR), iria te dar os créditos pela ideia. Pode ser? Aí coloco o link aqui neste tópico, pra ajudar quem usa Manjaro e demais distros Arch com Plasma… que tal?

6 curtidas

Claro, @Rodrigo_Chile! :smiley:

2 curtidas

Vou te mandar PM, aí vc me dá uma ajuda nos principais passos de como vc fez, pra eu poder reproduzir aqui e ter as bases pra escrever, ok?

2 curtidas