Eu tenho um pc muito antigo que estava com um windows 8.1, as configurações do pc são: AMD C-60 1GHZ + 2 GB RAM + HD DE 500GB
Tentei instalar o linux mint xfce mas ele estava travando na inicialização, quando aparece aqueles códigos e quando iniciou estava beeeeeem mais lento do que o windows 8.1 que estava, aí fica a dúvida, não sei se o processador e a ram são horríveis ou o problema está no HD que deve estar zuado também…
olha, existem distros mais leves, como o proprio debian xfce, talvez funcione bem, ou, se quiser apenas, o MiniOS, que pode instalada no hd, e se quiser, manter no pendrive mesmo
Ja mexi em um notebook com um C-50 e era desesperador de ver como era lento. C-50, C-60 e C-70 eram processadores para serem usados em tablets e PDVs mais algumas empresas tiveram a audácia de colocar isso em um notebooks e PCs para uso diário (Asus, Positivo, LG…).
Esse processador já era lento para época imagina hoje em dia, vai ser muito difícil alguma distro rodar bem com esse hardware, talvez Tiny Core, MX linux, Linux lite.
Pela primeira vez a minha distro entra em cena, ela tem suporte a 32 bits separados dos 64 bits, sem contar também que ela tem suporte a ARM
E funciona bem num Pentium 3/ Duron e Semprom.
Eu estou com um notebook exatamente com esse processador AMD C-50/60.
Nao tem muito o que fazer com ele. Ja testei inumeras distros.
O que eu acho que sempre vai servir, eh usar alguma distro que seja extramamente limitada em recursos, ao ponto Puppy Linux da vida, para ter uma experiencia fluida, em termos de o computador nao travar tanto ou parecer, ao menos, rapido, dentro do que eh possivel para essa configuracao.
No que eu tenho, atualmente, eu coloquei um Artix com runit ou dinit, nao lembro, e KDE. Funciona, mas ele tem mais RAM (6GB) pra usar.
Usei um Lenovo G485 com um C70. E era desesperador. O único navegador que funcionava decentemente no Windows era o Internet Explorer, o Facebook era muito lento e o único Windows que funcionava decentemente era o 8/8.1, por ter o aplicativo do Facebook que não disparava a CPU e deixava ele lento.
O problema é que o uso hoje em dia vai requerer no mínimo ver vídeos nas redes sociais, vídeos que tem um sistema de compressão muito mais moderno do que quando o computador foi fabricado. Os navegadores também são muito mais complexos, cada aba consumindo 500MB de RAM, então fica inviável uma navegação em múltiplas abas. Isso basicamente impede a utilização como computador pessoal. Acaba sendo viável apenas o uso como servidor de arquivos, servidor de impressão, ou como roteador atualizável (caso adicione-se mais placas de rede).
Tenho pra mim que não é possível ter um computador pessoal satisfatório com menos de 8G de ram e processador fabricado há menos de 10 anos, embora seja possível em alguns casos operar com processadores mais potentes fabricados até 15 anos atrás.
Eu ainda tenho uma placa ITX da Gigabyte com o E-350 que comprei par usar como HTPC por ter baixo consumo (35W) e video onboard descente para época, porem, com o passar do tempo ficou lento até para vídeos em HD do youtube.
Depois por muito tempo usei ele como servidor de arquivos com Debian sem interface gráfica com RAID 1 de 2 HDs de 1TB, funcionou muito bem para esse proposito até a placa de rede morrer e passar tudo par um ou PC com Proxmox.
O destino para esses processadores fracos pode ser para uso como servidor de arquivos até mesmo um firewall ou alguma função que não dependa de interface grafica. Essa linha C da AMD tem desempenho pior que os Pentium 4 HT de 2006.
Depende do navegador, o links e o w3m funciona muito bem, só que não da para ver vídeo e nem acessar redes sociais, de resto é funcional.
Existe tmb uma ferramenta que te permite ver imagem da internet via emulador de terminal.