Acho que a distribuição mais leve sempre vai ser a que você “monta na unha”. Grande exemplo disso é uma instalação mínima do Debian ou até mesmo do Arch, ocupam um espaço mínimo em disco e dependendo do DE, menos de 250 MB de RAM.
Como se faz isso?
Todas nessa lista são adequadas a computadores com Celeron e 4 Gb de RAM. Indico também: Mabox e EndeavourOS, só para ficar nas mais amigáveis entre as derivações do Arch.
Para máquinas com Atom e/ou RAM EM 2 Gb eu indicaria: AntiX; Q4OS com Trinity de ambiente gráfico; LXLE; e MX Linux na versão com Fluxbox.
O Q4OS Trinity e o LXLE são sensacionais. Desta minha segunda lista, são os sistemas mais amigáveis.
Há outras distros de fácil utilização e que foram pensadas para máquinas antigas e/ou modestas: WattOS; BesGNULinux; e Loc-OS, por exemplo.
O Absolute, infelizmente, não conheço. Porteus e Puppy são distros pensadas para uso direto de unidade USB. Outro sistema nessa linha, leve e prático, é o Slax.
Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.