Tô querendo instalar o POP OS na minha máquina mas não sei qual opção escolher pra formatar, dizem que o exFAT é uma das melhores, mas quem diz isso normalmente é usuário de Windows, e pelo que vi EXT4 foi feito pro Linux, só que como eu não vi muita coisa sobre esse sistema de arquivos, eu queria saber a opinião de vocês
Olá @Cacau, tudo bem contigo?
O uso de FAT/NTFS ou qualquer variação disso só deve ser usado em partições que serão compartilhadas com o Windows, como um local de download ou uma pasta fotos.
Para partições do sistema Linux, utilize sempre formatos de arquivos como EXT4, BTRFS ou qualquer outro formato nativo que desejar usar.
O motivo para isso é que FAT/NTFS não suportam o esquema de permissões necessários para os sistemas Linux o que pode gerar todo tipo de problema.
Na dúvida, faça o particionamento automático e deixe a distro configurar o formato recomendado pelos desenvolvedores.
Fala de uma partição adicional, ou da partição onde o sistema será instalado (“raiz”, “/”)? Para não ter dores de cabeça, a raiz tem que ser um formato pensado para Linux, pelo motivo que o @eddiecsilva falou.
Pelo contrário, o exFAT não só tem pouquíssimos recursos – é basicamente um FAT32 de pendrive com suporte a arquivos > 4GB – como também não tem mecanismos básicos de robustez (ele é bastante vulnerável a quedas de energia devido a falta de “journaling”, por exemplo) e dá uma tremenda dor de cabeça para ser gerenciado uma vez estando lá – por exemplo, nem Linux nem Windows conseguem redimensionar partições exFAT caso você queira diminuí-la e criá-la outra.
Assino embaixo e digo mais, até para esse caso de compartilhamento entre Linux e Windows no dual boot o NTFS é mais prático porque pelo menos alguns dos recursos mais “diferentes” do Linux conseguem funcionar lá. É possível compartilhar uma biblioteca Steam num drive NTFS sem muitos problemas, já o exFAT…
Eu posso ou não ter uma partição em exFAT sendo uma pedra no meu sapato aqui no HD.
No caso seria onde o sistema seria instalado mesmo, obrigado pelo tempo de vocês
Para Linux desktop é EXT4 ou BTRFS.
Será que vai ter o EXT5?
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.