Executando comandos na inicialização do S.O Linux Mint XFCE 20

Salve galera,

(Sou novato em ambientes Linux/Unix) Estou tentando fazer com que um comando inicialize juntamente ao sistema quando o mesmo ligar, no entanto não consigo identificar o erro para tal.

O b.o é o seguinte:

Tenho um script < confteclas.sh > e ele configura o teclado numérico dentro do WPS Office para que o programa não substitua o Ponto pela Vírgula (que é o que ocorre se não executado este comando).
O arquivo já se encontra configurado e com as permissões setadas com chmod +x e chmod 700 .
Até aí tá tudo tranquilo, mas na configuração para inicialização do mesmo não consigo encontrar algum comando para tal ato.

Comandos testados:

insserv (não existe nessa distro)
chkconfig (não existe nessa distro)
systemctl enable (nada aconteceu)
cron (não consegui entender bem como funciona o mesmo)

S.O: Linux Mint 20.1 Ulyssa | base: Ubuntu 20.04 focal | Xfce 4.14.2
Intel Core i3-3240 bits: 64 type: MT MCP arch: Ivy Bridge

Se alguém puder ajudar quanto à isso ficarei grato.

1 Curtida

A melhor opção é colocar o script como um aplicativo de inicialização no XFCE, ou fazer o arquivo .xprofile “invocar” ele, já que esse script vai afetar uma aplicação gráfica. Tem esse tópico com um problema parecido.

2 Curtidas

Eu tentei inserir somente o comando que preciso como um aplicativo de inicialização e depois de reiniciar não surtiu efeito. Vou dar uma olhada no tópico que mandou.

O script que estou utilizando é o seguinte:

touch /etc/init.d/confteclas.sh && chmod +x /etc/init.d/confteclas.sh &&
echo "

#!/bin/sh
# Script para configurar teclado númerico, corrigindo o problema de troca de teclas "." por ",".
# Requer o pacote xmodmap ou o x11-xserver-utils.
# Para executar na inicialização, coloque no diretório /etc/init.d (Debian, Ubuntu, Mint)
# Mais informações sobre o uso do xmoadmap no endereço
# http://www.x.org/releases/current/doc/man/man1/xmodmap.1.xhtml
#
# Instruções (Debian, Ubuntu, Mint):