.exe não abre no Lubuntu

Olá, sou um usuário iniciante de linux e extremamente leigo. Uso um notebook com 1.3GHz e 2GB de RAM, e achei que seria interessante instalar o linux para aprender sobre a tecnologia na prática, usando uma distro leve e simples, que me permitisse utilizar o computador normalmente. Instalei o Lubuntu 20.04, mas estou querendo mudar para o bodhilinux. O problema é que quando vou abrir um executável como o Rufus, por exemplo, o arquivo abre como pasta. Isso tem acontecido com todos os executáveis que tentei baixar desde que mudei para o linux. Espero que possam me ajudar, obrigado por ler até aqui.

Bro, realmente o .exe não abrirá no Lubuntu a não ser que você use alguma camada de compatibilidade para executar estes arquivos.
No GNU/Linux, você pode encontrar o Wine, que é a opção mais conhecida para estes casos.

Se quer criar um pendrive bootavel, dá uma olhada neste vídeo. O ventoy é bastante prático para essas tarefas!

4 curtidas

A lógica de instalação de programas no Linux é diferente que no Windows. De forma geral, no Linux não se “baixa” programas (até dá pra fazer, mas isso é exceção) num site, se usa a loja (creio que é o Discover no Lubuntu) ou se faz pelo terminal por meio do comando sudo apt install programa. Sendo assim, aqueles programas que costumávamos usar no Windows (como o Rufus, para criar pendrives bootáveis) devem ser substituídos por seus equivalentes Linux - no caso, o Etcher.
Sobre baixar, como teu Linux é baseado em Debian, o “equivalente” (guardadas as devidas proporções) são programas .deb. Esses sim se comportam como executáveis, como os .exe e .msi do Windows.
Mas, de forma geral, as melhores soluções são:

  1. Procurar na loja - coloca algo como youtube para catar algum programa que rode Youtube sem ser pelo navegador, ou email para programas de cliente de email, por exemplo;
  2. Procure na internet - por exemplo, “como instalar o Spotify no Lubuntu”