.exe não abre no Lubuntu

Olá, sou um usuário iniciante de linux e extremamente leigo. Uso um notebook com 1.3GHz e 2GB de RAM, e achei que seria interessante instalar o linux para aprender sobre a tecnologia na prática, usando uma distro leve e simples, que me permitisse utilizar o computador normalmente. Instalei o Lubuntu 20.04, mas estou querendo mudar para o bodhilinux. O problema é que quando vou abrir um executável como o Rufus, por exemplo, o arquivo abre como pasta. Isso tem acontecido com todos os executáveis que tentei baixar desde que mudei para o linux. Espero que possam me ajudar, obrigado por ler até aqui.

Bro, realmente o .exe não abrirá no Lubuntu a não ser que você use alguma camada de compatibilidade para executar estes arquivos.
No GNU/Linux, você pode encontrar o Wine, que é a opção mais conhecida para estes casos.

Se quer criar um pendrive bootavel, dá uma olhada neste vídeo. O ventoy é bastante prático para essas tarefas!

4 curtidas

A lógica de instalação de programas no Linux é diferente que no Windows. De forma geral, no Linux não se “baixa” programas (até dá pra fazer, mas isso é exceção) num site, se usa a loja (creio que é o Discover no Lubuntu) ou se faz pelo terminal por meio do comando sudo apt install programa. Sendo assim, aqueles programas que costumávamos usar no Windows (como o Rufus, para criar pendrives bootáveis) devem ser substituídos por seus equivalentes Linux - no caso, o Etcher.
Sobre baixar, como teu Linux é baseado em Debian, o “equivalente” (guardadas as devidas proporções) são programas .deb. Esses sim se comportam como executáveis, como os .exe e .msi do Windows.
Mas, de forma geral, as melhores soluções são:

  1. Procurar na loja - coloca algo como youtube para catar algum programa que rode Youtube sem ser pelo navegador, ou email para programas de cliente de email, por exemplo;
  2. Procure na internet - por exemplo, “como instalar o Spotify no Lubuntu”
  3. Pergunta aqui no Fórum - rapidim aparece alguém pra ajudar, e vc vai aprendendo as manhas

Ninguém aqui nasceu sabendo Linux, todo mundo teve de aprender. Eu mesmo, há um ano, mal sabia fazer as coisas. Hoje aprendi um monte, tô aprendendo, ajudo com o que sei e pergunto o que não sei…

5 curtidas

Direto ao ponto: Linux não é Windows. Os .EXE são específicos do Windows e você vai ter que buscar a seção de downloads para Linux (ou Ubuntu, Mint, etc.) ou mesmo procurar programas diferentes do que você está acostumado. O último é o caso do Rufus (Ventoy, Etcher, dd pelo terminal são alternativas com a mesma função).

Há gambiarras como o Wine se realmente tem aquele programa sem versão para Linux e as alternativas para ele não são viáveis. Mas no geral há limitações (o Rufus, por exemplo, não vai funcionar já que o Wine tem um suporte bem limitado a USB) e exige um pouco de conhecimento técnico, então o melhor é estudar e se adaptar às alternativas.

3 curtidas

Muito obrigado a todos pela ajuda. Acabei usando o terminal pra fazer o procedimento do boot e instalar o bodhi.

1 curtida

Como dito pelos amigos, o mais próximo de um arquivo .exe no seu sistema operacional são arquivos .deb , caso prefira executar um arquivo diretamente e não queira fazer isso através de uma central/loja de aplicativos ou do Console Terminal, além dos pacotes .deb, você pode instalar pacotes AppImage:
https://diolinux.com.br/2016/02/appimage-apps-em-qualquer-linux.html

No futuro quando se sentir mais à vontade pode partir para outras formas de instalação e arquivos conforme for se adaptando ao sistema.

4 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.