Eu devo instalar Linux num Positivo?

eu tenho um Positivo Motion Q232A várias pessoas reclamam que não conseguem instalar linux nele por conta de alguns problemas tais como : wi-fi,bluetooth e som não funcionarem eu não sei se estou pronto para perder tempo com possiveis erros, meu objetivo é o mint 19.3

Testa em live usb antes de instalar.

3 curtidas

Até fim do ano eu tinha um Positivo Stilo XC3630. Daqueles que nem HD tem. Realmente no processo de instalação indica a falta de drivers. Porém, usei a ISO com non-free firmware e netinst. Ou seja, na instalação ele até acusa os drivers que faltam, porém basta seguir adiante que ele busca o firmware non-free na própria imagem. Por ser netinstal ele já pega os pacotes atualizados também.

Só usei Gnome, pra esse meu antigo notebook desabilitei as animações no Gnome Tweaks e achei bem honesto.

Depois instalei em mais 2 notebooks da Positivo que eram um pouco melhores e foi lindo. Usei a mesma ISO num pendrive. Também com Gnome.

Na instalação pode trocar a interface.
https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/10.3.0+nonfree/amd64/iso-cd/

Já rolaram outros tópicos sobre modelos semelhantes:

2 curtidas

dizem que o Fedora funciona bem, vou testa-lo em VM e depois na máquina real

Queria um Mint pois não gosto da forma como as coisas funcionam no Debian, mais de qualquer forma, Quem não tem cão, caça com gato

Aguarda alguém que fez o teste no Mint. Sou novato ainda mas o que manda na “usabilidade” é a interface gráfica, não? Basta escolher no momento da instalação. Apenas não terá a personalização visual da interface do Mint imagino. Acaba que Mint tem sua base no Debian… Debian base do Ubuntu que é a base do Mint.

Eu vou testar o Fedora e o Mint pra ver no que dá, não é a interface gráfica e muito menos a personalização, é a usabilidade mesmo e a praticidade do sistema, eu gosto como ele se organiza

image

Fedora vai bem também, o que não gostei é que por ser um notebook fraco os pacotes imensos do Fedora 31 não ajudam, coloquei pra baixar Audacity e sei lá o motivo o treco quis baixar 1,7 gb. Outro problema especificamente no meu Positivo foi a internet lenta, não sei porque a velocidade da conexão no Fedora ficou extremamente lenta, um parto abrir um site, quanto mais instalar programas e atualizar. Como sou meio leigo deixei pra trás o teste.

Aí já não entendo, lido com o sistema via interface, não faço ideia de como se comporta por trás, na minha ignorância se a base do Mint é o próprio Ubunutu/Debian ele deve se comportar igual embaixo do capô. :rofl:

Pra PCs fracos existem o Xubuntu, Lubuntu, Zorin Lite… mas nunca testei. Nem sei como funcionam em questão de instalação.

Ah, mais um detalhe. Primeira interface que tentei no Positivo foi o KDE. Quando a tela apaga ele desliga e não volta mais, com uma lanterna dá pra iluminar a tela e ver que o sistema não está congelado. Só forçando reinício pra resolver. Estava com Debian KDE, testei no OpenSUSE KDE… mesmo defeito. Por isso acabei optando pelo Gnome, ele não faz isso e no fim não é uma tentativa de imitar o Windows. :sweat_smile:

O Fedora vem com Gnome então acho que não terei maiores problemas, eu gostaria do mint pois tenho uma paixão pelo Mint XFCE

1 curtida

Poderia ter baixado via torrent bem mais rápido, normalmente as versões beta e estáveis ficam disponíveis aqui.
https://torrent.fedoraproject.org/

O Fedora tem os menores pacotes entre as distros linux, o pacote do Audacity tem 7MB.
Talvez você tenha selecionado o Flatpak ao invés do RPM.

Bastava baixar um Spin já com o XFCE.
https://spins.fedoraproject.org/pt_BR/

Se precisar de algum auxílio no Fedora é só gritar no Fórum que estamos por aqui.

Eu tenho um q432a, posso dar algumas idéias… Como dito acima pelo @anon21412859 no Debian ou Ubuntu ou mint, se usar os pacotes firmware-linux-nonfree firmware-realtek firmware-intel-sound eu consegui tudo, menos o touch… Aí segui esse tutorial https://techtablets.com/forum/reply/52678/ (pois vi na BIOS que o touch era MSSL) instalando os pacotes linux-headers-$(uname -r) git e consegui configurar com o mouse tweaks e ficou bem legal… O problema é que eu sou maluco, segue :point_down:IMG-20200405-WA0131|690x388

1 curtida

Nem de perto os menores pacotes, me desculpe. Na prática era o informado. O porque ele baixou muito mais imagino ser bug. Já havia adicionado os repositórios RPM. Quem sabe a loja toda bugada.

Fica impraticável, como mencionei, pra piorar a conexão ficou extremamente lenta, imagino que alguma questão de firmware/driver. Tentei encontrar ajuda, inclusive no Telegram da turma do Fedora e nada. Linux é assim mesmo, já aprendi, há um abismo entre o que deveria ser e o que de fato ocorre com o usuário comum. Pra quem manja mais de programação, códigos… sei lá mais o que… pode parecer interessante perder horas tentando fazer algo funcionar.

Não posso precisar exatamente o que acontece, mas com esse tamanho com certeza é um flatpak, e sim os pacotes do Fedora são menores pois são fragmentados e separados por funções, se você não precisa de algo você não instala.
Pode ser um bug na GNOME Software? Sim pode ser, pois a mesma suporta flatpaks.
Mas o pacote RPM do audacity tem 7MB isto é um fato e não especulação da minha parte.

Observando o comportamento da GNOME Software depois de você falar sobre isto, ela somente lista o flatpak. Caso futuramente utilize o Fedora novamente instale pelo dnf, sei que não gosta de ferramentas em modo texto, então pode experimentar o DNFDragora se se sentir mais confortável.

Prefiro pensar que sou usuário comum. :rofl: Com suas limitações, ou seja… conhecimento quase nulo em terminal.
DNFDragora não instala flatpack? Amanhã faço testes sem instalar. Apesar que ainda tem a questão da internet lenta no Fedora.

1 curtida

Talvez por ser versão mais antiga então.

O dnfdragora não instala flatpak, eu “digo eu, euzinho, eu mesmo” não uso o dnfdragora pois não gosto dele kkk, outra coisa tudo que vier de registry.fedora é flatpak, eu ainda sou adepto do rpm e utilizo o dnf pela linha de comando pois acho mais rápido.

E por favor, não tire conclusões sobre os usuários do Fedora por causa de um Grupo no Telegram :wink:

1 curtida

Vou observar na próxima oportunidade. Agradeço o exclarecimento. Poderia vir mais claro como na loja do Debian, seria interessante.

Se souber algo, alguma dica em relação ao problema com a rede lenta, por favor. Ficaria grato uma vez que as vezes faz falta usar algum software mais atualizado. Fedora entendo como sempre mais “atual”.

Nada, foram super atenciosos. Questão que fucei tanta coisa pra tentar resolver que no fim estava piorando e nada de solução.

1 curtida