Como instalar linux em Positivo DUO Q432a - A saga!

Estou com um caso onde gostaria de instalar outro sistema operacional para um notebook Positivo duo modelo Q432a duo. Venho percebido a necessidade de troca do sistema operacional que veio de fábrica, o windows 10 por conta que esse modelo tem pouquíssimo espaço de HD (pro ces terem uma ideia, não tem a peça de HD por dentro, nunca havia visto nada igual) e o windows é pesadíssimo e requer constantes atualizações.

Pesquisei em fóruns para buscar experiencias parecidas com a minha, de instalar alguma versão do linux nessa maquina, mas o que me deparei foi muito desanimador. Na minha primeira tentativa de apenas dar start na versão mais recente do Ubuntu nenhum driver foi reconhecido além do bluetooth e touch da tela e touchpad. A tela, entretanto, ficava desligando a cada 15 segundos e a orientação aparecia invertida. A orientação consegui resolver ao trancar em um único modo, mas a tela seguia apagando. Por conta desse erro, desisti prosseguir instalação.

Durante minha pesquisa, encontrei recomendações sobre o Lubuntu, mas com um erro em comum com dezenas de experiencias: o som não funciona. Tem um maluco do youtube que disponibilizou um script pra resolver e fazer o som ser reconhecido, mas só funcionada em fones de ouvido. Também não prossegui com a instalação por não ter encontrado nenhum caso de sucesso nesse erro, e ficar sem som nos alto-falantes não é uma opção.

Por ultimo, vi algumas recomendações do Fedora 30 para esse modelo, mas nenhum outro detalhe sobre a compatibilidade dos drivers, em especial esse de som que parece ser especialmente problemático.

A positivo apenas disponibiliza drivers para esse modelo para versões do win 10.

Alguém tem mais informaçoes sobre o que poderia ser feito nesse caso?? Ou então mais alguem que tenha passado por experiencias parecidas ou se o Fedora 30 realmente funciona de boa pra esse modelo??

1 curtida

Instalei Debian 10 em notebook Positivo, também sem HD… e reconheceu tudo automaticamente. Ficou totalmente utilizável apesar do baixo desempenho do notebook. Talvez seja uma opção.

Na instalação ele indica se falta algum firmware. Se acontecer basta baixá-los pelo celular mesmo e colocar no pendrive.

Não quero te desanimar cara, mas infelizmente esses “notebooks” da Positivo são travados para a instalação de qq outro SO, quiça outra versão do Windows. Tive a mesma dor de cabeça com um “notebook” desses de um amigo, onde tudo se instalou perfeitamente mas somente o driver do Wifi que não, ai que fui descobrir “nas andanças” pela internet, que a Positivo faz esses bloqueios. Pode ser que alguns raros modelos consiga instalar alguma distro Linux, mas é muito na sorte, tipo 1 em 100000 sabe.

2 curtidas

Vc teve uma baita sorte de conseguir instalar viu rsrsrs.

Eita, será? Acabei recomendando pra mais 2 pessoas e instalei pra elas… são 3 Positivos com Debian funcionando. E todos esses pseudo notebooks, lentos, mas que ficam legais com Linux.

Nunca ouvi falar de bloqueio… o que rolou foi trocar na BIOS o UEFI por Legacy pra bootar.

Esse Positivo da foto inclusive era meu notebook até fim de 2019… que tranqueira senhores… hahaha. Só Linux na causa. Chegou num ponto em que simplesmente era impossível atualizar por falta de espaço e não havia NADA instalado, apenas o Windows limpo.

Sim man vc teve muita sorte. Esse bloqueio é muito comum quando se tem acordos de empresas como a POSITIVO. Mas quando vejo um desses “notebooks”, ja falo pra pessoal vender ou algo do tipo, pq é só dor de cabeça, é igual CCE (Começou Comprando Errado) kkkkk

1 curtida

Também tem a variação de CCE= “compra concerta e estraga” kk

2 curtidas

Cara essa parada dos drivers eu ainda não resolvi, mas o problema da tela piscando eu resolvi trocando de distro, ao invés de ubuntu eu coloquei Kubuntu, como o driver de wifi ainda não conseguir instalar eu to com meu celular conectado nele via cabo usb e compartilhando a internet pelo celular, tá acessando a net de boa!

Não conheço essas distros mas o Debian diz na instalação quais os firmwares que faltam, basta então baixar os pacotes direto do Debian Packages (site).

Man, vc pode ate tentar o Debian, como ja recomendaram, mas creio q nao vai mudar muito. Pode dar certo, tem uma pequena chance q sim, mas duvido muito. Voce pode ate tentar um kernel mais novo, mas to crendo que vc pegou um ““notebook”” com a tal trava de driver.

Uma vez tive a “brilhante” ideia de tentar instalar o Mint no notebook Positivo Motion de minha mãe. Entrei em modo live-cd e de repente… Tela branca!
Acredito eu que o hardware não aguentou e um capacitor queimou (segundo eu li nos fóruns da vida…).
Sorte que faltavam dias para a garantia acabar e pude enviar pra assistência técnica.

Ahhh, queimou meu pendrive tb…

Isso aconteceu na vdd por serem mal projetados e por acontecer isso. Mas de queimar pendrive, é a primeira vez q vejo nesse modelo rsrs.

Você pode trocar a placa de rede wireless por uma que tenha melhor suporte no linux. Ela fica no slot mini pci express pertinho da memória RAM.

Custa baratinho uma das mais antigas, fácil de trocar e só precisa ver o tamanho dela para caber no slot.

Eu tenho um Q432A e no Xubuntu 19.10 com a opção de instalar atualizações e software de terceiros funcionou tudo, menos o touchscreen.
Seguindo esse tutorial https://techtablets.com/forum/reply/52678/ funcionou o touch, e com o tutorial do Dio sobre o libinput-gestures coloquei funções para ele :+1:

3 curtidas

Nunca vi um relato com um dano dessa magnitude em uma instalação, tenso, até parece aqueles vírus hadcores quase mitológicos que alteram o funcionamento dos sistemas operacionais, firmwares e bios para danificarem os hardwares.

Boa noite pessoal, sou novato na utilização do Linux.
Eu consegui instalar o Deeping 15.11 no positivo 432A, mas ainda não consegui consertar a ausência de som e os videos acelerados, do YouTube, tirando isso, o sistema está funcionando de forma estável, os únicos problemas são esses.
Vi vários tutoriais mas ainda não consegui sucesso até o momento, alguém tem alguma recomendação?

É realmente estou com o mesmo problema, não acho nada que faça reconhecer placa wifi, ela nem aparece com os comandos “lspci” ou “lsusb”, já rodei tudo, estou receoso de trocar de distro e ficar nessa de uma coisa vai e outra fica pra trás, a grande parte estão me recomendando o Linux Mint, vou tentar de toda forma buscar uma solução se não der certo de mudo de distro, como a galera ai de cima já citou com ancoragem funciona que uma maravilha, mas o wifi nem sinal de vida

Uma pena

eu estou usando um notebook Positivo Motion Q232A, não sei se é o mesmo que o seu, mas hoje mesmo o meu sistema(Kubuntu 20.04LTS), que aliás funciona muito bem, faz uma atualização padrão só que nessa atualização o meu wifi começa a funcionar, cheque-mate, o computador ta completamente funcional passei 5 meses com o notebook pegando internet somente com um celular conectado na função tethering(recurso do próprio android), então tenta ae, instala o Kubuntu, conecta ele a internet pelo celular e atualiza o sistema, o meu esta funcionando, espero que ajude!

Opa, eu uso um Positivo Motion Q232A com o Kubuntu 20.04LTS, passei 5 meses com o notebook faltando apenas o wifi para estar 100%, mas na atualização do Kubuntu que fiz hoje o wifi começou a funcionar, então tenta instalar o Kubuntu, conecta um celular android no notebook por cabo usb, ativa a função Vínculo por USB(tethering) e atualiza o sistema, espero que funcione, caso não souber como ativar essa função do android vai nesse vídeo: Como Formatar Notebook Positivo Motion Q232A e corrigir o erro de Drivers - YouTube no minuto 11:05. Espero ajudar!

Olá,

vou tentar o Kubuntu 20.04.

Tentei várias instalações em pen drive ou SSD externo com cabo adaptador na USB3.0. Em nenhuma delas funcionou nem o touch, nem a rotação de tela.

  1. Ubuntu 16. [NOGO]
  2. Ubuntu 18. Sem WiFi
  3. Ubuntu 19. Lento
  4. Ubuntu 20. Lento
  5. Lubuntu 16. [NOGO]
  6. Lubuntu 18. Sem WiFi
  7. Lubuntu 20. Lento, sem WiFi
  8. Xubuntu 20. Sem WiFi, Lento
  9. Ubuntu Mate. [NOGO]

Futuras tentativas:
A) Kubuntu 20
B) Lubuntu 12 (não achei a distro)

O que mê impressiona é que tenho um positivo mobo black de 2011 que aguenta o Lubuntu.

Esse Q432A poderia ser mto legal. Leve, boa bateria, mas ela errou a mão. Feio. Armazanagem de 32GB não é o problema. O problema é querer colocar um sistema operacional que já vem ocupando +25 GB e não pára de crescer.

Fico impressionado que os vídeos do netflix rodam bem, enquanto o zoom, trava.

Dicas para melhorar o windows 10 nele:

O suporte positivo me mandou 2 pdf com dicas. Melhorou um pouco o Win10.