Estou usando o Windows mas quero mudar para o Ubuntu

Só um toque, sugiro fortemente que você comece com um dualboot primeiro (dualboot é quando você tem 2 sistemas operacionais instalados na mesma máquina, eu mesmo tenho o Kubuntu 18.04 com o Windows 10 no meu notebook), não seja precipitado. Depois você mesmo vê se dá para ficar com o Linux puro.

Eu pessoalmente mantenho o Windows porque, apesar dos avanços impressionantes no Wine e seus softwares auxiliares, prefiro ter uma garantia que todos os meus joguinhos rodarão e recentemente tive um problema no Linux que me incentivou a manter o Windows.

Como meu computador é basicão (roda no máximo jogos de até 2009~2011, mais recente que isso só se for indie 2D), deixei apenas 100GB de espaço pro Windows. Mas como seu computador é mais potente (portanto instalarás jogos que consomem bem mais do que 10GB do HD), é bom você fazer uma conta de quanto você precisa dedicar a sua partição Windows. Se você pretende instalar 100GB ou mais em jogos, minha conta pra você seria assim:
20GB pro Windows em si + 5GB para softwares softwares basicões (quando no computador, 99% do seu tempo não-dedicado-a-jogos será no Linux, mas talvez você precise de uma versão mais recente do Microsoft Office ou outro programa pesado que não roda no Wine) + 25GB para ficar como espaço livre e ajudar no processo de uma desfragmentação de disco + espaço que você estima que será gasto na instalação de todos os seus jogos. Por exemplo, se você pretende instalar 200GB em jogos, nessa continha minha eu dedicaria 250GB para a partição Windows e o resto você deixaria pro Linux.

Como estamos falando de particionamento, você já sabe como vai particionar o Linux? Minha sugestão é a seguinte:

• 500MB para boot_efi (o que é partição EFI)
  • 40GB para partição raiz /
  • Se seu computador for notebook, sugiro a criação de uma partição swap com a mesma quantidade de memória RAM que você tem, que no caso são 8GB
  • O resto pra partição /home